• Você não pode adicionar "Ler e escrever na infância: imaginação, linguagem e práticas culturais" ao carrinho porque o produto está em falta.

Santo Forte: Cinema e educação na obra de Eduardo Coutinho

Santo Forte: Cinema e educação na obra de Eduardo Coutinho
Promoção!

R$25,00 R$10,00

Save60%
ISBN: 8222871
Autor: Giovana Scareli
Editora: Editora UFS
Número de páginas: 184

Fora de estoque

Categoria

Product Description

Eduardo Coutinho dispensa apresentações. É, sem dúvida, um dos maiores cineastas brasileiro, diretor de filmes premiados como Cabra Marcado para Morrer (1964 – 1984), Santo Forte (1999), Babilônia 2000 (2001), Edifício Máster (2002), Jogo de Cena (2006), por exemplo.

Em Santo Forte (1999), Coutinho parece propor uma outra forma de fazer filme, diferente dos documentários clássicos e também diferente do cinema experimental, ao encadear uma entrevista na outra, de forma que o discurso se forma pelo conjunto das falas que foram editadas e pela montegem do filme, sem o uso de uma narração em off que pudesse explicar ou complementar o entendimento sobre aquilo que vemos ou ainda, que argumentasse na direção de uma tese pretendida pelo diretor. Atualmente este formato é muito utilizado, porém Coutinho foi um dos primeiros a fazer isto no Brasil com Santo Forte.

Neste livro, fruto de uma tese de doutorado em Educação, defendida em 2009 na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, nosso olhar esteve focado sobre a “entrevista”, o que não significou reduzir o filme e o seu estudo na busca de classificações. Este livro apresenta uma forma de olhar para o filme Santo Forte, propondo-se a trabalhá-lo em camadas. Para isso, buscamos no interior do filme, elementos técnicos e narrativas que o compõem, com o intuito de refletir sobre algumas questões potenciais presentes em cada camada, que revelam construções de diferentes sentidos atribuídos pelo diretor e sua equipe ao conjunto exposto pelo filme.

Este trabalho é um convite ao leitor para que olhe para filme Santo Forte, aprofunde-se em suas camadas, percorra alguns caminhos selecionados através dos temas destacados e fique à vontade para encontrar outras possibilidades de olhar para este filme, pois este trabalho não tem a pretensão de esgotar o filme escolhido, mas mostrar algumas possibilidades de pensar com o cinema, afinal concordando com Comolli (1997, p. 181), “o cinema é também uma ferramenta de pensamento”.

Informação adicional

Peso 0.261 kg
Dimensões 1.4 x 14.9 x 21 cm
Autor

Giovana Scareli

Editora

Editora UFS

Related Products

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha