| SINOPSE A temática abordada neste V Seminário traz à tona as armadilhas que os termos alfabetização e letramento, que dão título ao seminário, têm suscitado entre pesquisadores, professores e alunos. Desvelar essas armadilhas através de estudos e pesquisas sobre esses termos, em suas diferentes facetas, proporcionará aos participantes espaço para discussão e socialização do conhecimento produzido. Alfabetização e letramento podem ser considerados passaportes para a cultura escrita? Como explicar a convivência contraditória de uma concepção de alfabetização como formação de leitores com uma concepção de alfabetização como simples decodificadores da língua escrita? Quais são os consensos e dissensos em torno do aprendizado da leitura e da escrita? A proposta deste Seminário é reunir pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos interessados na área da alfabetização, leitura e escrita para discutirmos diferentes abordagens e possibilidades de explicação sobre as temáticas apontadas, e garantir o direito de todos às práticas sociais de leitura e escrita.
TEXTO BASE Diante dos problemas educacionais, temos a tendência de acreditar que não avançamos no enfrentamento do problema do analfabetismo. O Brasil conseguiu, no final da década de 90, universalizar o acesso à escola, embora em muitos estados persistam percentuais expressivos de evasão. Conseguimos, também, na década passada, reduzir os percentuais de analfabetismo entre crianças e jovens em idade escolar. O avanço é lento, embora aumentemos nossas expectativas em relação à alfabetização, o que se mostra quando ampliamos progressivamente o conceito de alfabetização em resposta a novos problemas inseridos pelo mundo contemporâneo.
Segundo os Resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), divulgados no ano de 2003, 59% os alunos da 4a série do ensino fundamental apresentam acentuadas limitações em seu aprendizado da leitura e da escrita. Os dados estatísticos apontam que o acesso às escolas não foi suficiente para garantir às crianças o direito de saber ler e escrever e usar essa tecnologia em suas vidas. E é preciso reconhecer que esse não-direito precisa ser revertido e cabe aos diferentes segmentos da sociedade, em especial, às instituições públicas tomar como dever o direito de que todas as crianças, jovens e adultos analfabetos aprendam a ler e escrever e façam uso dessas tecnologias em sua vida pessoal e social.
Não podemos dizer que assistimos e aceitamos passivamente a situação diante desses dados apresentados a respeito da não aprendizagem na leitura e na escrita de boa parte das crianças brasileiras. Esse fato pode ser comprovado com o elevado número de pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação do Brasil. Entretanto, o conhecimento acadêmico sobre a alfabetização somente será conhecido, debatido e avaliado quanto aos seus impactos, se houver uma articulação entre a produção do conhecimento e a socialização dessas pesquisas entre os pesquisadores e os agentes responsáveis diretos pela aprendizagem inicial da leitura e da escrita das crianças, isto é, a escola e seus agentes, além dos governantes e a sociedade civil. Acreditamos que este Congresso é um dos espaços privilegiados para discutir e analisar as questões que envolvem a temática da alfabetização e letramento.
As questões a serem debatidas neste Seminário terão como mote as armadilhas que os termos alfabetização e letramento têm suscitado entre pesquisadores, professores e alunos. A proposta deste seminário é reunir pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos interessados na área da alfabetização, leitura e escrita para discutirmos sobre as temáticas apontadas anteriormente e garantir o direito de todos às práticas sociais de leitura e escrita.
PROGRAMA
11 de julho (quarta feira)
Mesa Redonda - "Alfabetização e letramento: desafios teórico-metodológicos"
Participantes: Claudia Gontijo (UFES); Marildes Marinho (UFMG); Roxane Rojo (UNICAMP). Coordenadora: Cancionila J. Cardoso
Local: Palco do Ginásio Multidisciplinar da Unicamp
12 de julho (quinta feira)
Mesa Redonda: "Letramento Literário na Alfabetização"
Participantes: Patrícia Corsino (UFRJ); Rildo Cosson; Zélia Versiani (UFMG). Coordenadora: Aracy Martins
Local: Palco do Ginásio Multidisciplinar da Unicamp

13 de julho (sexta feira)
Síntese das Discussões e Avaliação
Local: Centro de Convenções - Auditório I
SÍNTESE DO SEMINÁRIO
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