| 01 - Linguagens e práticas culturais numa sala de EJA. Míriam Martinez Granja, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Rio Claro, SP; Juliana Boza; Mariana Bortolazzo. |
| Esta comunicação é parte de um projeto gerado a partir de nossa atuação como educadoras em uma sala de EJA, dentro do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da UNESP-Rio Claro. Trata-se de uma proposição para o ensino da língua portuguesa que foca diferentes tipos de linguagens e envolve práticas de leitura e escrita, por meio de textos diversos e assuntos pertinentes às diversas esferas da vida das educandas. Como exemplo, ao tomar a infância como tema, fomenta-se a reflexão acerca de acontecimentos ocorridos em tempos passados, gerada a partir das atividades disparadoras do tema. São reflexões que, "instrumentalizadas", ou mediadas por linguagens diversas, ancoradas em lembranças e registradas produzem outros/novos sentidos para o aprendizado da língua portuguesa. (Palavras-chave: educação de jovens e adultos, língua portuguesa, leitura, escrita) |
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| 02 - Políticas de subjetivação e leitura em EJA. Romualdo Dias, UNESP, Campus de Rio Claro, SP. |
| Esta comunicação apresenta as análises de experiências de educação popular recolhidas em mais de vinte anos de assessorias a movimentos sociais no Brasil e em alguns países da América Latina, a partir de um referencial teórico estabelecido na fronteira entre a Filosofia Política e a Psicanálise. Em seguida explora os desdobramentos de aplicações possíveis deste estudo para o desenvolvimento de programas de educação de jovens e adultos no campo da educação formal. "Cartografamos" as paisagens emergentes em movimentos de criação possibilitados em vivências em seus três campos constitutivos: a sobrevivência, a convivência e a revivência. Ai relaciona o trabalho da leitura com o movimento de construção de sentidos no esforço de qualificar os vínculos consigo, com o outro e com o mundo. (Palavras-chave: políticas de subjetivação, vivências, vínculos, sentidos, leitura. |
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| 03 - Incentivo à leitura na Educação de Jovens e Adultos. Ludimila Corrêa Bastos, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. |
| Este trabalho pretende relatar a experiência feita com alunos da Educação de Jovens e Adultos no nível médio, com a criação e publicação de livros a partir de um trabalho interdisciplinar. Foram criados três livros,um de receita, um de xilogravura e desenhos e outro de poesias; temas definidos de acordo com o interesse dos alunos. Durante um ano visitas à biblioteca foram constantes, todos buscavam informações novas sobre os temas propostos e, buscando fomentar o hábito de leitura, de questionamento,de indagação e escrita. Este trabalho, terá continuidade no decorrer dos próximos anos, pois mostrou resultados interessantes. Houve uma familiarização e valorização da leitura entre os alunos, o que comprova-se com o aumento da locação de livros na biblioteca após o projeto. (Palavras-chave: leitura, EJA, incentivo à leitura e escrita, experiência, criação, livro) |
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| 04 - Projetos de leitura. Mara Cristina Rodrigues Dias, Faculdade de Educação USP, São Paulo-SP, Núcleo de Literatura Infantil FE-USP, São Paulo,SP. |
| Esta comunicação visa a compartilhar duas experiências realizadas com jovens e adultos no âmbito da leitura. O primeiro grupo é formado por jovens de baixa renda, moradores da periferia da cidade de São Paulo. O Projeto de Mediadores de Leitura teve como principal objetivo capacitar adolescentes e jovens monitores-educadores da Fundação Gol de Letra para o trabalho de mediação de leitura com crianças da comunidade. Os jovens monitores tinham como função principal atender as crianças (de 7 a 14 anos) da comunidade em atividades diárias. A segunda experiência diz respeito a uma instituição privada, que desenvolveu projeto pioneiro de leitura junto a equipe pedagógica. (Palavras-chave: projeto de leitura, mediação de leitura) |
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| 05 - Jovens e adultos na escrita de si: uma leitura com o olhar no/do campo. Maria Aparecida de Souza Guimarães - UNEB, Campus IX. Barreiras, BA. |
| Este trabalho objetiva relatar experiências do projeto de extensão, em andamento, intitulado OFICINAS DE LEITURA: Núcleo de Vida na Escrita de Si, desenvolvido com Pessoas Jovens e Adultas do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária Sustentável, ofertado em parceria UNEB / PRONERA / CEFET - Unidade de Eunápolis - Ba, com instalações no CTI - Centro de Treinamento de Irrigantes, no município de Barreiras - Ba. A realização desse projeto justificou-se pela constante problemática em torno de práticas leitoras e escritas, apontando para intensificação de incentivo permanente de fomento à leitura. A relevância das ações desse projeto mostra-se pelo incentivo das mais diversas práticas leitoras, possibilitando aos jovens e adultos - acampados, assentados e quilombolas do movimento CETA - Coordenação Estadual de Trabalhadores, Trabalhadoras, Assentados e Assentadas - serem participantes da vida social. Além disso, as ações desse projeto prevêem implantação de bibliotecas nas regiões, a saber, Médio São Francisco, Chapada, Sul da Bahia, Bom Jesus da Lapa e Bonfim - Áreas de Reforma Agrária - como objetivo de finalidade contribuir para o desenvolvimento da competência leitora de pessoas jovens e adultas do Curso Técnico de Nível Médio, do Movimento CETA, bem como, das suas comunidades, suas famílias. Até porque a dinâmica desse curso, numa proposta modular, dá-se pelo processo Tempo-Escola (TE) e Tempo - Comunidade (TC), momento de instauração, integração entre Teoria e Prática: quebra de amarras que inaugura um novo olhar do/no campo. (Palavras- chave: educação - jovens e adultos - leitura - discursividade) |
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| 06 - Educação de jovens e adultos: leitura e escrita para o letramento civil. Maria do Socorro Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PpgEL. |
| A grande maioria dos programas de educação lingüística dirigidos a atender a formação de jovens e adultos encontra-se ainda voltado para uma abordagem de natureza individual em que se enfatiza o desenvolvimento de habilidades e as técnicas de reprodução do conhecimento legitimado na instituição escolar. Nesta comunicação, defendemos a necessidade de aliar o trabalho com a linguagem, especificamente as práticas de leitura e escrita, à vida social e política no qual o educando está inserido, realçando o valor do pensamento crítico aqui entendido não como um processo de argumentação técnica, mas como um raciocínio do senso comum destinado ao entendimento das controvérsias da vida cotidiana, à analise das influências culturais no letramento e as disposições psicológicas que conduzem uma mente aberta (Lazere, 2005). Para tanto, serão discutidos projetos de letramento, desenvolvidos em contextos de EJA por um grupo de professores em formação inicial, mas com larga experiência de ensino, vinculados ao Programa de Formação Básica (PROBÁSICA), desenvolvido no pólo de Nova Cruz/RN. Os projetos trabalhados, bem como as reflexões feitas pelos professores a respeito do trabalho realizado no contexto em estudo revelam a importância de se ancorar a leitura e a escrita na prática social, tendo-se como questões centrais a consciência política e de linguagem e as relações entre linguagem/cultura e poder. (Palavras-chave: letramento civil, pensamento crítico, consciência política, cultura, poder) |
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| 07 - A literatura na construção da cidadania. Patrícia Rachel Pisani Manzoli, mestranda em Serviço Social pela Unesp, Franca. |
Apresentação do estudo de caso do Projeto Amigos da Estrada. Projeto de Responsabilidade Social da Fundação Palavra Mágica e Autovias, que visa o desenvolvimento da Educação para o trânsito e a postura cidadã através do incentivo à leitura. (Palavras-chave: Literatura, Leitura, Cidadania, Responsabilidade Social.) |
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| 08 - EJA: trabalho com a cultura escrita, numa nova organização de tempo e espaço na escola. SILVIA APARECIDA BORRO CEMBALISTA, Secretaria Municipal de Educação de Suzano. |
| Esta comunicação visa a compartilhar a experiência que está sendo construída pela Secretaria Municipal de Educação de Suzano (2005/2008) de incentivo às práticas de leitura e escrita oferecidas aos educandos da Educação de Jovens e Adultos, numa tentativa de garantia ao acesso a escola e a sua permanência, atendendo às necessidades básicas de aprendizagem dos mesmos. O eixo central desta experiência é o trabalho com a cultura escrita, numa nova organização de tempo e espaço na escola, viabilizada através de uma reorientação curricular. Tal orientação teve como objetivo o rompimento de paradigmas mecanicistas, que só foi possível através da formação dos professores, segundo os pressupostos teóricos de Paulo Freire, Telma Weisz, Délia Lerner, Rosa Maria Torres, entre outros, que possibilitaram uma reflexão sobre a prática, superando-a, tendo assim uma prática dialógica, em que a leitura/escrita assumiram novas dimensões cognitivas, linguísticas, sociais e políticas. |
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| 09 - Buscando alternativas para o ensino de leitura para alunos da educação de jovens e adultos do ensino fundamental. Thais Fernandes de Sousa, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP; orientadora: Profª. Drª. Amélia Maria Jarmendia, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP. |
Esta comunicação tem o propósito de socializar uma experiência com leitura, desenvolvida como trabalho de iniciação científica dentro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores: ensino, aprendizagem e conhecimento, em que se busca o desenvolvimento de uma proposta que seja uma alternativa aos procedimentos convencionalmente presentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em que, via de regra, as atividades de leitura visam, basicamente, ao desenvolvimento da capacidade de localização de informações, o que é necessário, porém pouco, considerando-se as diversas estratégias que um leitor competente coloca em jogo ao realizar a leitura de diferentes gêneros textuais que circulam socialmente. Trata-se de uma proposta colocada em prática com alunos de EJA, em que, mediante diversificadas atividades de leitura, busca-se o desenvolvimento das capacidades de compreensão, segundo Rojo. (Palavras-chave: leitura, capacidades de compreensão, gênero textuais, educação de jovens e adultos) |
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