| 01-Sentidos de Leitura -Ronaldo S. Gomes (Batata) - Secretaria Municipal de Cultura de Campinas - SP. |
| Esta comunicação visa discutir a produção de sentidos autônomos de leitura a partir de atividades informais no processo educacional que incentivem o trato da leitura como atividade não dirigida pedagogicamente.Desenvolvemos ao longo de 2006 um projeto de incentivo a leitura que abordava suas mais diversas dimensões: leitura solitária, leitura coletivizada (grupal), leitura comentada, leitura em voz alta, declamações, e leituras cênicas. O projeto se desenvolveu em quatro escolas da região norte de Campinas e foi organizado pela Coordenadoria das Bibliotecas da Prefeitura Municipal de Campinas. Trabalhamos com um formato de feira de livros, com um acervo de cerca de 500 livros que foram levados e expostos nas escolas para usufruto dos alunos que passaram seu dia letivo a lê-los e comentá-los com colegas e professores; trabalhamos também com um grupo de pessoas que prepararam leituras cênicas com jograis, estórias contadas, performances cênicas e palestras que foram apresentadas ao longo da atividade. (Palavras Chaves: sentido de leitura, educação informal, atividade cultural na escola) |
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| 02-A arte de contar a ciência nos jardins da percepção do CDCC/USP. Nelma Regina Bossolan (Coord.), Instituto de Física de São Carlos/USP. Adriana Rinaldi Martins, Centro de Divulgação Científica e Cultural/USP.Giuliana Carla Corrêa Soares da Silva. Centro de Divulgação Científica e Cultural/USP. Silvelene Lamon, Centro de Divulgação Científica e Cultural/USP. Suzi Maria José Alcaraz Hönel, Centro de Divulgação Científica e Cultural/USP. Laerte Asnis, Cia Teatro do Grande Urso Navegante. APOIO CNPq-Brasil. |
| O principal objetivo desta proposta é integrar a pesquisa sobre a ciência e a arte e o desenvolvimento de atividades artísticas (contação de história), de modo a promover a apresentação e a discussão de temas da ciência. Para alcançar esse objetivo, propõe-se a utilização dessa estratégia para abordar alguns dos temas integrantes dos “Jardins da Percepção” do CDCC/USP (Museu Interativo de Ciências ao ar livre). Doze temas científicos serão desenvolvidos abordando conteúdos referentes à vida e à obra de cada cientista. Este Projeto, ainda em desenvolvimento espera proporcionar à população de São Carlos e região atividades que despertem a atenção para temas científicos e culturais e estimular o gosto pela leitura. (Palavras-chave: museus e centros de ciências, divulgação científica, contação de histórias, ensino de ciências) |
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| 03-Amigo livro: uma proposta de incentivo à leitura no município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Katiane Crescente Lourenço, professora do município de São Leopoldo. Simone Assumpção, professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). |
| O presente artigo tem como objeto de estudo a hora do conto nas bibliotecas das escolas municipais de Ensino Fundamental de São Leopoldo. Como metodologia, adotaram-se os memoriais - respondidos pelos professores responsáveis pelas bibliotecas - e as visitas às escolas. Tais instrumentos possibilitaram conhecer particularmente as bibliotecas e a situação do leitor jovem. Diante da experiência, se ratifica a necessidade e a importância de contar histórias. O professor precisa ser um leitor, para que possa desenvolver o gosto pela leitura nas crianças com as quais trabalha. (Palavras-chaves: leitura, biblioteca escolar, hora do conto, formação do leitor) |
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| 04-Com o pé na poesia. Fabiana Fernandes França. Klytia Braga da Silva Domingos, EMEF Professor João Bandeira, Prefeitura de Vitória - ES. |
| O projeto “Com o Pé na Poesia” trabalha com alunos da 3ªC da EMEF “Professor João Bandeira”, usufruindo do espaço da Biblioteca. É um trabalho que promove a interação entre a bibliotecária, professor regente e alunos. Tomando como base o fato de o texto literário ser veículo de sensações gustativas, olfativas , táteis e visuais, pretende-se atingir e despertar em cada um de nós o prazer da descoberta de sentimentos, emoções, gosto e cheiro. O trabalho estará pautado nas obras de Ruth Rocha, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes e Toquinho. O objetivo é levar o educando a perceber as relações entre o mundo real e o imaginário revelado nas obras literárias. (Palavras-chaves: leitura, poesia, incentivo a leitura, biblioteca) |
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| 05-Projeto LÊLIVRE, ler para crescer. livres para voar. Ana Margareth N. Amorim, Carmen Luiza G. Oliveira, Elaine B. S. Coutinho. Biblioteca Comunitária Emmanuel, Obra Social João Batista. Rio de Janeiro - RJ. |
| O presente Projeto LÊLIVRE vislumbra formar leitores conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos, para atingir um objetivo tão complexo, precisa-se dar o primeiro passo. Para iniciar pretende-se apenas despertar a comunidade para a necessidade da leitura constante, através de oficinas de leituração. Para tanto, utiliza-se de atividade de leitura como contação de história, teatro, música, literatura, dança, pintura, etc., apresentando a leitura de mundo. Todo este processo inclui a visão da necessidade do dinamizador de leitura, que poderá ser o profissional de biblioteca (o bibliotecário) em parceria com outros profissionais de diversas áreas do conhecimento, fazendo a ponte da interdisciplinaridade. A aplicabilidade do Projeto tem o apoio da Obra Social João Batista em sua Biblioteca Comunitária Emmanuel, atendendo a um público diversificado nas faixas etárias, sendo um campo de fomento a biblioteca dinâmica com projetos biblioteconômicos e sociais com objetivo de formar cidadãos leitores. O Projeto LÊLIRE está em desenvolvimento e obtém alguns resultados que poderiam ser socializados com a comunidade de profissionais de leitura. (Palavras-chaves: leituração, leitores, biblioteca, bibliotecário, interdisplinaridade, cidadania) |
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| 06-Programa de leitura adote um escritor. Cristina Rolim Wolffenbüttel, Secretaria de Educação de Porto Alegre, Porto Alegre-RS e Câmara Rio-Grandense do Livro-RS. |
| Esta comunicação apresenta o Programa de Leitura Adote um Escritor, da Secretaria de Educação de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS), em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro. O programa teve início no ano de 2003, com vistas a potencializar a formação de leitores e escritores em escolas públicas municipais. Dentre as ações do programa está a aquisição de obras literárias de escritores e/ou ilustradores do RS e de todo o Brasil, por meio de dotação orçamentária específica da prefeitura local. Durante o ano as escolas municipais apropriam-se amplamente da obra de um escritor e/ou ilustrador, o qual é escolhido pela escola. Posteriormente, o mesmo realiza uma visita à escola, objetivando um contato mais próximo com toda comunidade escolar. Como complemento ao programa são realizadas visitas à Feira do Livro de Porto Alegre. (Palavras-chave: políticas públicas de leitura, bibliotecas escolares, formação de leitores e escritores) |
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| 07 - Mediação de leitura na biblioteca: saraus poéticos. Antonia de Souza Verdini, pedagoga, assistente de pesquisa do Núcleo de Infoeducação da ECA/USP - São Paulo -SP. |
| Relato de experiência com Saraus Poéticos realizados mensalmente, a partir de abril de 2005, até o presente, na Estação Memória, espaço dedicado a trocas culturais intergeracionais, criado em 1997, em cooperação entre a USP e a Biblioteca Álvaro Guerra, da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de São Paulo, SP. O Sarau Poético, tal como é concebido aqui, resgata experiências do idoso com a poesia, integrando-a num quadro amplo da memória dos participantes, mobilizando sentidos, afetos, emoções, relações com o outro que propiciam a interação dos idosos com diferentes faixas de idade de freqüentadores da biblioteca. O Sarau Poético permite, assim, a construção ou a reelaboração da memória, de significados e conhecimentos, a prática de leitura ou declamação de poemas, bem como a apropriação da Biblioteca e da Estação Memória pelos diferentes públicos, numa intensificação do uso desses espaços pelos participantes, compreendidos como protagonistas culturais e não meros usuários. (Palavras-chaves: saraus poéticos, leitura, literatura, apropriação cultural, mediação) |
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| 08 - Leitura e biblioteca escolar: um olhar epistemológico. Ana Maria Sá de Carvalho. Professora-Doutora da Universidade Federal do Ceará-UFC. |
| Sabe-se das dificuldades escolares para formar leitores, daí porque se aborda um estudo com docentes de escola pública, enquanto agentes sociais de ensino e promoção da leitura, adotando a pesquisa-ação como método, e oficinas de leitura, compartilhamento de experiências, utilização de portfólios, observações do cotidiano da sala de aula e da biblioteca como instrumentos de pesquisa, visando conhecer a fundamentação epistemológica adotada pelos professores, e paralelamente, interferir na formação de uma cultura leitora, mediada pela biblioteca escolar. Conclui-se que há urgência de incluir na formação dos professores concepções que rompam com o modelo hegemônico impregnado de vestígios positivista e mecanicista. (Palavras-chaves: Epistemologia da Leitura; Epistemologia da Biblioteca Escolar; Formação do Leitor) |
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| 09-Desenvolvendo projetos em biblioteca escolar: Leitura e Escrita. Fátima Maria Rocha Gurgel, Rede Municipal de Ensino - Prefeitura Municipal de Vila Velha. Gláucia Calmon de Aguiar, Nassau - Editora, Rádio e Televisão Ltda - Rede Tribuna. Ilane Coutinho Duarte Lima, Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim. Rosany Azeredo, UNICES - Instituto Superior de Cultura Capixaba. |
| A proposta deste artigo é apresentar o projeto “Poetas na Escola”, desenvolvido na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal Vila Velha. Leitura, escrita e literatura infantil foram temas abordados, mas o foco do projeto foi apresentar aos alunos o gênero literário “poema” em oficinas realizadas na biblioteca da escola, com o objetivo de desenvolver a vontade de ler poemas e fazer dessa leitura um hábito de lazer e conhecimento. (Palavras- Chave: Leitura; Poesia; Poemas; Biblioteca Escolar) |
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