Início

 

 

Apresentação do CD-Rom

 

As coisas consideradas com ênfase

Norma Sandra de Almeida Ferreira

 

 

A realização do 14 º COLE - Congresso de Leitura do Brasil -  e do II COHILILE -  Congresso da História do Livro e da Leitura no Brasil - , com seus Cadernos de Resumos impressos e, agora, com a produção desse CD-Rom,  são ações que a Associação de Leitura do Brasil vem assumindo nos últimos anos, buscando, na insistência de propósitos, de intenções, de desejos e de utopias, intensificar o debate sobre cultura escrita, leitura e educação.

O 14 º COLE,  realizado no período de 22 a 25 de julho de 2003, na UNICAMP, ofereceu-se novamente como um espaço agregador de pesquisadores do campo da leitura, de representantes de diferentes instâncias de organização social (universidades, secretarias de educação, órgãos da administração federal, escolas de ensino básico, organizações não governamentais), de diversos profissionais (professores de todos os níveis, psicólogos, bibliotecários, lingüistas, historiadores, estudantes de graduação e pós), de dentro e de fora de nosso país. Numa perspectiva plural e multidisciplinar, este evento, que trouxe como tema  As coisas. Que tristes são as coisas, consideradas sem ênfase, destacou a importância de se garantirem  o acesso e o usufruto da leitura como bem cultural a todos nós, brasileiros, num debate que busca superar a discussão pedagógica na insistência por uma luta conjunta por mudanças sócio-político-econômicas em nosso país.

O II COHILILE, que teve como tema "Cultura letrada no Brasil - objetos e práticas",  ocorreu simultaneamente ao 14º COLE e propôs reunir especialistas da área da história da leitura e do livro, que nos últimos anos vêm se dedicando, ainda que de forma isolada, às formas materiais, à produção, à circulação e à recepção de textos no Brasil, desde o período colonial.

Os Cadernos impressos entregues aos participantes por ocasião dos eventos trouxeram os textos de Abertura  do 14 º COLE e o do II COHILILE e reuniram ainda os resumos de todas as comunicações realizadas durante estes dois congressos.

Esta edição em CD-Rom, através dos diversos textos que a compõem, tem como objetivo central divulgar os artigos diretamente ligados às comunicações apresentadas no 14 º COLE e no II COHILILE. São textos escritos e entregues no momento da apresentação dos trabalhos aos coordenadores das sessões de comunicações e que se encontravam na secretaria da ALB até o momento à espera da produção desta edição. Textos inéditos à espera de seus leitores.

São artigos que contam os modos de ler de diferentes grupos culturais com seus objetos e práticas; voltam-se para a produção livreira no Brasil ao longo do tempo e em diferentes condições sócio-econômicas; apresentam os espaços "consagrados" à leitura (bibliotecas, gabinetes, livrarias); investigam a produção literária voltada para crianças e jovens; destacam o diálogo de várias linguagens em seus diferentes suportes de textos; discutem formas de aprendizagem e ensino da leitura escolar, entre outros. Esse conjunto significativo de textos com seus temas multifacetados e interrelacionados evidencia uma produção construída em diferentes campos de conhecimento, numa diversidade de vertentes teórico-metodológicas.

Este CD-Rom reedita ainda os textos de Apresentação  dos Cadernos impressos do II COHILILE  e do 14º COLE e os textos escritos pelos coordenadores dos 16 Seminários do COLE que expressam, na partilha de opiniões diversas, a responsabilidade assumida no debate sobre educação e leitura.

Nesta edição do CD-Rom encontra-se também uma iconografia do evento com um conjunto de fotos que foram feitas durante os congressos, desde aquelas fotografias que registram momentos descontraídos dos participantes como as que ilustram as inúmeras atividades acadêmicas e culturais.

A produção deste CD-Rom confirma mais uma vez a importância e o significado que estes congressos vêm ocupando no cenário intelectual e acadêmico brasileiro, não só pela quantidade representativa de trabalhos (1264 comunicações), aqui coligidos, e pela diversidade de argumentos e idéias que eles representam, como também  pela fecundidade e profundidade dos temas pesquisados.

A realização deste CD-Rom junto com outras atividades também promovidas pela Associação de Leitura do Brasil, evidenciam, portanto, a luta que há 25 anos temos teimosamente travado, ou como nos diz Luiz Percival Leme Britto, atual presidente da Associação de Leitura do Brasil:  

 

Podem dizer que somos teimosos em repetir a cada dois anos a mesma coisa. É uma questão de ênfase: para nós, prevalece a necessidade de lutar pela construção de uma sociedade em que ocorra o efetivo acesso de todos aos bens materiais e culturais que resultam da produção coletiva, ainda que fiquem propriedade de apenas uma parte.

 

 

 

 

 

Ir para 14o Cole

Ir para II Cohilile