Início

 

 

Apresentação

 

A história da leitura e livro, lugar de encontro de historiadores, educadores, lingüistas, estudiosos da literatura e da bibliografia, avançou de forma significativa no Brasil e no mundo nos últimos anos. O surgimento de novas tecnologias chamou a atenção para objetos em torno aos quais se produzia e circulava a cultura letrada, sobretudo para o mais difundido de todos esses objetos: o livro impresso.

Começa-se a perceber agora que a história da leitura não pode restringir seu interesse ao livro, tendo necessariamente que considerar outras formas de impresso de ampla circulação e outros suportes de textos não impressos.

Isso é particularmente relevante no Brasil, onde a imprensa chegou tardiamente e onde o letramento custou a se espalhar pela sociedade.

O crescente número de estudos na área da história do livro e da leitura já permite esboçar uma interpretação sobre a produção, a circulação e a recepção de impressos no país. Alguns concentram-se na abordagem de gabinetes de leitura, de bibliotecas de indivíduos, de grupos de instituições, outros detiveram-se sobre a circulação de livros em circunscrições geográficas delimitadas. Outros ainda buscaram identificar práticas de leitura a partir da análise de textos em circulação, ampliando, nestes casos, os limites geográficos e temporais. Há pesquisadores que examinaram os mecanismos de controle e censura atuantes sobre a produção e circulação de materiais escritos em diferentes épocas. Análises foram feitas acerca do movimento editorial e livreiro, considerando estratégias de captação e divulgação de obras nacionais e estrangeiras. Quantidade significativa de trabalhos foi desenvolvida em torno da relação entre escola e leitura.

Parte destas pesquisas foi apresentada durante o I Congresso de História do Livro e da Leitura no Brasil, realizado na Unicamp, em 1998, no qual foram examinados os seguintes temas: "Bibliotecas e Práticas de Leitura", "Censura e Livros Proibidos", " Comércio Livreiro e Estratégias Editoriais", "Produção e Circulação de Livros Escolares". Dando continuidade ao I Congresso, este encontro pretende ampliar a gama de temas explorados no primeiro evento, focalizando a questão da leitura a partir de três abordagens: objetos de leitura e escrita, modos de os usar e modos de os adquirir.

Se já existe uma discussão sólida referente a algumas épocas e temas, os trabalhos têm se realizado de forma relativamente isolada, o que mostra a oportunidade da reunião daqueles que se dedicam ao tema da história da leitura para que se realizem discussões interdisciplinares que poderão fazer avançar as pesquisas e mostrar as lacunas existentes.

A proposta do II Congresso da História do Livro e da Leitura no Brasil é reunir especialistas da área para um debate sobre as formas materiais, a produção, a circulação e recepção de textos no Brasil desde o período colonial. O cotejo entre as pesquisas aqui desenvolvidas com aquelas produzidas por pesquisadores ibero-americanos pode propiciar novas visadas e abrir perspectivas para trabalhos futuros.

Sendo realizado simultaneamente ao 14o COLE, o II Congresso da História do Livro e da Leitura no Brasil, beneficia-se ainda mais das possibilidades de conhecimento e de intercâmbio com pesquisadores de diversas áreas e especialidades preocupados com a Leitura no Brasil.

 

 

Voltar ao topo da página

 

Ir para 14o Cole

Apresentação

Comunicações

Autores

Créditos

Contatos