LEITURA: TEORIA E PRÁTICA - Nº 02      

Nº 02 – Revista Leitura: Teoria e Prática
 Ano II - Outubro de1983 – 57 p.

Entrevista e Depoimento

Para não Vacinar a Criança Contra Leitura - Ruth Rocha - p. 3 – 10
Ruth Rocha participou ativamente do movimento de renovação da literatura infantil brasileira. Nesta entrevista, Ruth recupera alguns momentos significativos de sua vida, falando da gênese e repercussão de seus livros. Para quem trabalha com literatura infantil, torna-se importante conhecer os pontos de vista de uma escritora, principalmente aqueles relacionados com o encaminhamento da leitura das suas obras. E Ruth Rocha propõe alguns procedimentos no sentido de se evitar o mandonismo e o autoritarismo quando da fruição da leitura.

Artigos

Leitura e Ideologia – Lígia Morrone Averbuck - p. 11 – 16
De que forma a ideologia se faz presente no texto literário? Esta é a questão que orienta a reflexão de Lígia Morrone Averbuck, levando-nos a perceber também a relação que existe entre leitura, literatura e ideologia.

Os Meios de Comunicação de Massa e o Hábito de Leitura – José Marques de Melo - p. 17 – 30
Marques de Melo, neste estudo, analisa o problema relacionando com a crise do livro e da leitura como uma decorrência da presença de outros MCM. Fato, opinião ou preconceito? Seria a escola a única responsável pela formação de leitores? Qual o papel das bibliotecas na popularização da leitura? Leia para verificar como o autor responde a essas importantes questões.

A Leitura nos Currículos Oficiais – Vera Teixeira de Aguiar - p. 31 – 33
A análise crítica daquilo que é proclamado nos atuais currículos de leitura impõe-se como um trabalho extremamente pertinente e necessário. Isto em virtude da dicotomia existente entre o ideal e o real...Neste estudo preliminar (parte de um trabalho bem mais abrangente, em fase de finalização), Vera Teixeira Aguiar nos revela algumas das mazelas que bloqueiam o ensino conseqüente da leitura em diversos estados brasileiros.

Leitura e Interdisciplinaridade na Escola – Vânia Maria Rezende - p. 34 – 35
O texto literário pode servir como ponto de convergência às diferentes disciplinas que compõem o currículo escolar. Por que fazer e como fazer estas são as preocupações que dirigem a reflexão de Vânia Maria Rezende.

Copyright ©2009, by ALB

 

 


This file was downloaded with an evaluation copy of the SuperBot Offline Browser. This message is not added by licensed copies of SuperBot.