Em busca de uma didática de fruição da literatura: contribuições de Aidan Chambers
R$45,00 R$40,00
[…] percebo que o ensino da literatura não conduz, necessariamente, ao prazer da leitura pelos discentes. Muitas vezes, o foco do ensino não são as obras ou a fruição que se pode ter ao lê-las. Isto porque, ao longo das aulas, os professores geralmente reiteram formas e fôrmas de classificação do gênero, suas características, e, dessa forma, raras são as vezes em que se lê o texto literário como um fim em si mesmo, sem trair a sua natureza.É verdade que essa preocupação não é unicamente minha. Existem muitos professores que, como eu, frequentemente questionam as suas práticas pedagógicas, pensando em como melhorá-las. Eles tentam compreender as atividades que desenvolvem, procurando respostas às questões e dificuldades com que se deparam. As pesquisas realizadas acerca da educação podem e devem ser utilizadas para melhorar as práticas escolares. E, no que se refere à leitura de fruição da literatura nas salas de aula das escolas de minha região, proponho algumas indagações preliminares ou introdutórias no corpo desta reflexão: como ela é objetivamente realizada? Que benefícios e que valores a literatura é capaz de gerar na vida dos educandos? Existem metodologias a serem empregadas e/ou incrementadas? De que maneira modificar para melhor o ensino da literatura, garantindo a fruição das obras?
[…}
… qual o papel que a literatura desempenha na vida dos estudantes? Ela se apresenta como um fenômeno criador e socializador da linguagem e dos valores de nossa sociedade? Ela pode auxiliar no amadurecimento social, emocional e cognitivo dos estudantes? No meu ponto de vista, refletindo como professora e pesquisadora, uma escola comprometida com uma educação crítica não pode ignorar e muito menos descartar a importância da literatura. Esboça-se, assim, um primeiro contorno do conteúdo deste livro, que é o de buscar, selecionar e analisar fontes e materiais, nacionais e estrangeiros, voltados à promoção da leitura literária nas escolas […], centrando a análise nas propostas pedagógicas do educador inglês Aidan Chambers.
Fora de estoque
Product Description
Edições Leitura Crítica
ISBN 978-85-64440-51-7
Informação adicional
Peso | 0.55 kg |
---|---|
Dimensões | 0.14 x 0.7 x 0.21 cm |
Autor | Marileusa Cecília Carvalho |
Editora | Leitura Crítica |