Livros, Catálogos, revistas e sites para o universo escolar
Promoção!
R$15,00 R$10,00
ISBN: 5910574
Autor: Norma Sandra de Almeida Ferreira (org)
Co-autores: Elizabete Amorim de Almeida Melo Fernanda Romanezi da Silveira Íris Filomena Mendes de Oliveira Maria das Dores S. Maziero Yara Máximo de Sena
Editora: Mercado de Letras/ALB
Número de páginas: 152
Fora de estoque
Product Description
Em face do crescimento e fortalecimento do mundo eletrônico, têm sido inúmeras e diversificadas as iniciativas e estratégias de ampliação do mercado para os impressos, sobretudo o livro. Há, ainda, um especial cuidado com o público jovem, escolar, leitores a conquistar… São seguidas as campanhas de estímulo à leitura e tentativas de definição de políticas públicas mais agressivas e efetivas nessa área. Tudo isso embalado por um discurso que enfatiza a importância da leitura: para a cidadania, a participação e inclusão social, a superação das desigualdades, a faculdade de imaginar, a existência, enfim.
Esses movimentos do mundo político, cultural, econômico e aquilo que provocam nos impressos destinados a alunos e professores constituem um território cada vez mais desafiador à compreensão dos educadores e pesquisadores. Por isso, ao lado das questões que permanentemente nos colocamos acerca das práticas de ensino e aprendizagem da leitura, suas dificuldades, caminhos e formas neste mundo cada vez mais transformado, surgem outras, instigantes, que se voltam àquilo que nos é dado a ler, às formas de sua produção, circulação e recepção.
Focalizando essas questões, os seis artigos reunidos nesta coletânea procuram interrogar aspectos do mundo impresso, daquilo que é escrito para alunos e professores. Uma produção que se abastece e se apropria da crítica que dela fazemos, que coloca em circulação idéias e modos de significação da leitura, do ser leitor e do ser professor, que recorre à tradição para fazer-se “nova” aos olhos de leitores, também “novos”.
São esforços de leitura: de catálogos de livros infantis, livros didáticos e paradidáticos, capas de revistas, páginas eletrônicas…
Esses movimentos do mundo político, cultural, econômico e aquilo que provocam nos impressos destinados a alunos e professores constituem um território cada vez mais desafiador à compreensão dos educadores e pesquisadores. Por isso, ao lado das questões que permanentemente nos colocamos acerca das práticas de ensino e aprendizagem da leitura, suas dificuldades, caminhos e formas neste mundo cada vez mais transformado, surgem outras, instigantes, que se voltam àquilo que nos é dado a ler, às formas de sua produção, circulação e recepção.
Focalizando essas questões, os seis artigos reunidos nesta coletânea procuram interrogar aspectos do mundo impresso, daquilo que é escrito para alunos e professores. Uma produção que se abastece e se apropria da crítica que dela fazemos, que coloca em circulação idéias e modos de significação da leitura, do ser leitor e do ser professor, que recorre à tradição para fazer-se “nova” aos olhos de leitores, também “novos”.
São esforços de leitura: de catálogos de livros infantis, livros didáticos e paradidáticos, capas de revistas, páginas eletrônicas…
Informação adicional
Peso | 0.181 kg |
---|---|
Dimensões | 0.9 x 13.9 x 21 cm |
Autor | Elizabete Amorim de Almeida Melo, Fernanda Romanezi da Silveira, Íris Filomena Mendes de Oliveira, Maria das Dores S. Maziero, Norma Sandra de Almeida Ferreira, Yara Máximo de Sena |
Editora | ALB, Mercado de Letras |