Leitura: Teoria & Prática - Arquivo
Você pode acessar os resumos da edições anteriores da Revista Leitura: Teoria & Prática utilizando os links abaixo.
Sumário
Editorial
Explicitando o Nosso Compromisso — Diretoria Provisória da ALB
Entrevista/Depoimento
Da Leitura do Mundo à Leitura da Palavra – Paulo Freire
Artigos
Divulgação da Cultura no Brasil (debate) – Dermeval Saviani, Calos Brággio, Milton José de Almeida, Moacir Gadotti, Walter Esteves Garcia
O que é ler? (ou “Pedagogia da Leitura” versus “Pedagogia da Censura”) – Moacir Gadotti
Leitura: será possível (e necessária) uma definição? – Olga Molina
O Menino Maluquinho – uma leitura a serviço da leitura – Francisca Nóbrega
Pesquisas
Pesquisa Concluída
Leitura Recreativa na Escola de 1º Grau – Maria Helena de Andrade Magalhães
Pesquisa em Andamento
O Significado da Leitura na Escola – Lilian Lopes Martin da Silva
Atualização
Resenha
Zilberman, Regina (org.) Leitura em Crise na Escola – As Alternativas do Professor. Para Sair da Crise, por Raquel Maria de Almeida
Lançamentos
Biblioteca Especializada
Divulgação
Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) — Laura Constância Austregésilo de Athayde Sandroni
Jornal “Palavra-Chave”
Estatutos da Associação de Leitura do Brasil (ALB)
Como associar-se a ALB
Sumário
Editorial
Leitura e escola – o que pode haver entre elas – Diretoria Provisória da ALB
Entrevista/Depoimento
Encontros entre alunos de 1º grau e escritores infanto-juvenis: uma experiência bem sucedida — Mariza B. Teixeira Mendes
Artigos
Sociedade e democratização da leitura – Regina Zilberman
Como despertar o prazer da leitura – Glória Maria Fialho Pondé
Você se importaria de me emprestar esse livro? Roger Rosenblat, traduzido por Maria da Glória Bordini
A produção da leitura e suas condições – Eni Pulcinelli Orlandi
Pesquisas
Pesquisa concluída
Leitura: fatores que interferem na compreensão de textos no ensino de 1º grau – Ligia Morrone Averbuck, Myrna Bier Appel e Rosa Maria Hessel Silveira
Pesquisa em andamento
Leituras no 2º grau – Alice Vieira
Documento síntese
Seminário de Aprendizagem da Língua Materna: uma abordagem interdisciplinar
Atualização
Resenhas
A importância do ato de ler – Maria Helena Martins
O que é leitura – Ezequiel Theodoro da Silva
Divulgação
Declaração de Londres
Informações relevantes
4º Congresso de Leitura do Brasil – planejamento
Seminário anual de leitura e redação, Passo Fundo/RS
Sumário
Editorial
Leitura na Sociedade Democrática: do discurso à ação – Diretoria Provisória da ALB
Entrevista/Depoimento
Para não Vacinar a Criança Contra Leitura — Ruth Rocha
Artigos
Leitura e Ideologia – Lígia Morrone Averbuck
Os Meios de Comunicação de Massa e o Hábito de Leitura – José Marques de Melo
A Leitura nos Currículos Oficiais – Vera Teixeira de Aguiar
Leitura e Interdisciplinaridade na Escola – Vânia Maria Rezende
Pesquisas
Bibliografia Especializada – Arlete Ivone Pitarello da Silva
Atualização
Resenha
Silva, Ezequiel T. da. Leitura& Realidade Brasileira. Da Leitura até a
Reflexão sobre a Vida Brasileira – Regina Zilberman
Literatura Infanto-Juvenil: um gênero polemico Khéde, Sônia Salomão
Onde estão as Polémicas? Olga Molina
Lançamentos
Divulgação
Centro de Pesquisas Literárias – Vera Teixeira de Aguiar
II Seminário de Aprendizagem de Leitura, Nova Era (MG)
Seminário Anual de Leitura e Redação, Passo Fundo (RS) – Moções aprovadas
4° Congresso de Leitura do Brasil
Sumário
Editorial
Leitura e Prática Pedagógica – Diretoria da ALB
Artigos
Tecendo a Leitura – Mansa Lajolo
As Histórias das Leituras – Eni P. Orlandi
Produção de Texto – Maria Luiza C. Palma
O Livro Didático e a Boa Comunicação – Joaquim Brasil Fontes Jr.
Prática da Leitura de Textos na Escola – João Wanderley Geraldi
Pesquisas
Pesquisa em Andamento
Uma Metodologia Alternativa para a Leitura na Escola – Maria da Glória Bordini
Atualização
Resenhas
Writing and the Writer – Frank Smith, por Francisco Gomes de Matos
Ensinando Português vamos Registrando a História — Eulina Pacheco Lutfï, por Milton José de Almeida
Lançamentos
Biblioteca Especializada
Divulgação
Congressos e Seminários
Como associar-se à ALB
Sumário
Editorial
“… a gente lia apenas o livro da matéria …” Diretoria da ALB
Artigos
O Livro Didático e o Ensino de Literatura na Escola – Regina Zilbennan
O Livro Didático e as Habilidades de Estudo – Olga Molina
Poesia: Uma Frágil Vitima de Manuais Escolares Marisa Lajolo
O Livro Didático na Área de Comunicação e Expressão: Algumas idéias – Nilda Alves, Glória Ponde e Wanda Rollin
A Literatura no Ensino de 2º grau – Emilia Amaral
Pesquisas
Pesquisa Concluída
A ESCOLARIZAÇÃO DO LEITOR: a didática da destruição da leitura – Lilian Lopes Martin da Silva
Atualização
Resenhas
Como Avaliar um Livro Didático – Língua Portuguesa – Francisco Gomes de Matos e Nelly Carvalho, por Alice Vieira
Ideologia no Livro Didático Ana Lúcia G. de Faria, por Marli Pinto Ancassuerd
A Política do Livro Didático João Batista Araújo e outros, por Denice Bárbara Catani
Alfabetização – Um Desafio Novo para um Novo Tempo – Iselda Terezinha Sausen Feil, por Marina M. Carvalho
Lançamentos
Biblioteca Especializada
Divulgação
Congressos, Cursos, Seminários
Cartas
Sumário
Editorial
Artigos
“Leitura como Processo Inferencial num Universo Cultural-Cognitivo” – Luís António Marcuschi
“As Obrigatórias Metáforas” – Joaquim Brasil Fontes
“Leitura como Suporte para a Produção Textual” – Freda Indursky c Maria Alice K.Zinn
“Narrativa de uma Experiência de Alfabetização nas Escolas Públicas do Estado de Sergipe”
Pesquisas
Pesquisa Concluída
“Lembranças de Leitura de Idosos, em sua Infância e Juventude, confrontadas com as dos Jovens, Hoje” – Maria Thereza de Queiroz G. Strôngoli
Pesquisa em Andamento
“A linguagem como gesto, como jogo, como palavra”: uma forma de ação no mundo” – Ana Luiza B. Smolka
Resenha
“A Linguística e o Ensino de Língua Portuguesa” – Rodolfo Ilari, por João Wanderley Geraldi
Lançamentos
Divulgação
Congressos, Cursos, Seminários, etc.
5° CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL (5° COLE) Programação e Informações
Sumário
Editorial
“Leitura: intensificam-se as discussões”
Artigos
“Leitura e Movimento Operário na 1ª República” – Paulo Ghiraldelli Júnior
“A Leitura e o Despertar do Prazer de Ler” – Eliana Yunes
“Leitura e Escrita na Vida e na Escola” – Maria Bernadete M. A. Gnerre & outros
“Possíveis Leituras de um Texto ou às margens do que foi lido” – Maria Luiza Canavarros Palma
Poesias
Poesias, por Milton José de Almeida
Relatos de Experiência
“Leitura e Produção de Textos: uma experiência com alunos universitários” – Maria Luiza Lima do Vale e Waldília N. de Moura S. Cordeiro
“A Leitura do Icônico e do Verbal: uma praxis crítico-criativa” – Idméa S. Siqueira
Pesquisa
Pesquisa Concluída
“Inteligibilidade de Textos: um estudo com alunos de 5ª série do 1º. grau, usando a técnica ‘cloze’ “, Henrique Kopke Filho
Resenhas
“Aprender a Ler e a Escrever até os 3 anos”, Francisco Gomes de Matos
“Alfabetização”, Beatriz Rocha Tomchinsky
“Técnicas de Comunicação Escrita: a língua fora da língua”, Luiz Percival Leme Britto
ISSN: 0102-387-X
Sumário
Editorial
“Horizontes mais otimistas para o ensino da leitura”
Artigos
“A Obra Infantil de Joel Rufino dos Santos” – Ivete S. Kist Huppes
“Valores e Valores na Atual Literatura Brasileira para Crianças e Jovens” – Paulo Bragatto Filho
“Refletindo sobre a Alfabetização” – Maria Laura T. Mayrink-Sabinson
“Ensino da Língua Materna: gramática x leitura e redação?” – Raquel Salek Fiad
Conto
“Colcha de Retalhos” – Sevita
Relatos de Experiência
“Quando a leitura do outro precede a leitura do texto: exercido de criatividade pedagógica” – Elvira Eliza França
“O Ventilador e a Flor – a expressão plástica do excepcional” – Luís Camargo
Pesquisa
Pesquisa Concluída
“A Biblioteca e a Leitura de Crianças e Jovens” – Odflia Clark Peres Rabello & outros
Resenhas
“Uma Leitura Oportuna” – Olga Molina
“Um Guia de Estímulo à Leitura” – Gláucia D’0lim Maroti Ferro
“Leitura: abordagem psicolinguística da aprendizagem e de suas variáveis” – Aleksandar Jovanovié
Atualização
Divulgação
“Bibliotecas da Fundação Cultural de Curitiba”
“1º Seminário Anual de Leitura da Regulo Nordeste”
Outros Eventos e Atividades
Sumário
Editorial
“Transição democrática: estamos democratizando a leitura?”
Artigos
“A Leitura como fetiche” – Edmir Perrotli
“Ideologia e ensino da língua”, Odcnildo Sena
“A abordagem sociopsicolinguístia da alfabetização” – Sílvia L. B. Brággio
“Poesia c crítica” – João Batista B. de Brito
Crônica
“Dito e feito” – Fernando Sabino
Pesquisas
Pesquisas em Andamentos
“Instrumentalização para o estudo na universidade” – Regina Veríssimo Nobre & outros
“Narrativas populares no município de Juiz de Fora” – Antonio Henrique Weitzel
Pesquisas Concluídas
“A biblioteca escolar na rede estadual de ensino de 1° grau no Paraná: diagnóstico e avaliação” – Maria Aparecida E. Madureira
”Literatura e leitura de l°e2°graus: um diagnóstico” – Maria da Glória Bordini & outros
“Leitura c formação de leitores” – Else Benetti Marques Válio
Resenha
“Combatendo a política da alienação” – Marcelo Stein
Atualização
Lançamentos
Trabalhos de entidades nacionais e internacionais
Divulgação
Eventos
“Fundação de Assistência ao Estudante (FAE) – Programa de Salas de Leitura: resgatando o prazer de ler” – Isabel Cristina Pereira
Sumário
Editorial
Leitura: agora vai ou racha! – Diretoria da ALB
Entrevista
Livro didático de língua portuguesa: a favor ou contra? – Ezequiel Theodoro da Silva entrevista João Wanderley Geraldi
Artigos
O Impossível Prazer do Texto – Joaquim Brasil Fontes
Nem Escritor, nem Sujeito: apenas autor – Eni P. Orlandi
A Prática de Leitura de Narrativas Longas: uma proposta viável – Amélia Maria J. Soares
Livro, porque te quero – (Prêmio FAE de Pesquisa Estudantil/1986) Admiliani Loyola do Nascimento
Pesquisas
Literatura Infantil nas Séries Iniciais: desafio à reflexão ou possibilidade de trabalho – Yêda Maria da Costa L. Varlotta
A Importância da Biblioteca para a Pesquisa Escolar – Ana Maria Sá de Carvalho
Atualização
Resenhas
Professor pode tirar mais proveito do livro didático – Denice Barbara Catani
Leitura retrata vinte anos de Brasil – Marcelo Stein
O processo de coesão: podemos ensiná-lo a leitores – Francisco Gomes de Matos
Em favor da fossilização da linguagem – Eleonora Albano
Um projeto para uma nova biblioteca – Y ara Maria de C. Prazeres
Lançamentos
Biblioteca Especializada
Divulgação
Documento Conclusivo do II Encontro de Revistas Brasileiras em Educação
Projeto Material Didático – Hilário Fracalanza
6° Congresso de Leitura do Brasil – Plano geral do Evento
Sumário
Editorial
ALB: conquistas e desafios
Opinião
Literatura Infantil: opção ou imposição? – Elias José
Estudos
O bibliotecário e a formação do leitor – Ezequiel Theodoro da Silva
Acesso ao texto – Alternativas metodológicas: o caso da biblioteca Maria das Graças Tarjino
Biblioteca e cultura do povo – Olga Maria Ribeiro Guedes
Experiência
O prazer de escrever textos infantis – Neide Medeiros Santos
De como a leitura auxilia a criança na (auto)correçâo do próprio texto – Marlei Gomes do Nascimento
Leitura e escrita: partes integrantes da comunicação verbal – Irando Antunes
A leitura recreativa na 5ª e 6ª série – Margarida de Moura Siqueira
Pesquisas
O ensino da literatura no 1° grau – Alice Áurea P. Martha e outros
Serviço de Informação sobre Livro Didático – Maria Isabel Santoro
Atualização
Alfabetização: dilemas da prática, de Sônia Kramer, por Stela C. Berttiolo Piconez
O ensino da leitura e da escrita na fase inicial da alfabetização de Maria José M. Abud, por Nympha A. A. Sipavicius
Divulgação
Direito à informação, direito de opinião – Documento final do seminário promovido pelo Dept° de Jornalismo e Editoração da Universidade de São Paulo
Sumário
Editorial
Estudos
A Natureza e os Livros Didáticos – Nelson de Luca Pretto
A Interpretação do Texto no Livro Didático de Português – Eliana Ruiz
A Leitura Escolarizada – Maria do Rosário Mortatti Magnani
Leituras
Viagem em torno da Literatura Infanto-Juvenil do Nordeste – Neide Medeiros Santos
O Leque do I Ching: considerações de dois leitores e lingüistas – Luiz Percival Leme de Brito e Roberta Pires de Oliveira
Experiências
Ensinando sem Livro Didático: uma experiência com ensino de Língua Portuguesa na 5ª série – Ynah de Souza Nascimento
Pesquisas
O que as pessoas pensam sobre leitura-escrita? – Graziela Lucci de Ângelo e outros
Notas e Resenhas
Elementos de Pedagogia da Leitura, de Ezequiel T. da Silva, por Olga Molina
Discurso, estilo e subjetividade, de Sirio Possenti, por Eleonora Albano
Guidelines for the specialized preparation of reading professionals, organizado pela International Reading Association, por Francisco Gomes de Matos
Sumário
Editorial
Opinião
Biblioteca: o que eu quero seja um poema – Nilma Gonçalves Lacerda
Estudos
A leitura nas séries iniciais – Luiz Carlos Cagliari
A expressividade na leitura oral – José Carlos Cintra de Souza
A expressão oral no livro didático de português – Eliana Ruiz
O aluno que não escreve bem não consegue raciocinar: é válido fazer tal afirmação? – Maria Aparecida Lopes
No mundo, sem escrita – Teresa Machado Maher
Leituras
Os antigos gregos – Deonisio da Silva
O ranário – Renata Farhat Borges
Notas e Resenhas
A leitura e o ensino da literatura, de Regina Zilberman, por Ezequiel T. da Silva
Literacy: reading the word and the world, de Paulo Freire, por Francisco Gomes de Mato
Discurso e leitura, de Eni Orlandi, por Ezequiel T. da Silva
Sumário
Editorial
Opinião
Se, literatura – Milton José de Almeida
A criança e a leitora: da obrigação ao lazer – Maria Lúcia Zoega de Souza
A criança e a leitura: da obrigação ao lazer – Ezequiel Theodoro da Silva
Estudos
A Leitura da Outra Língua – Vilson J. Leffa
Ao Encontro do leitor – Tânia Maria Piacentini
Família e Escola: o que as crianças percebem e nos dizem – Ana Luiza B. Smolka
Experiência
A Recepção da Literatura Infantil na Escola de 1° Grau – Mariza B. Teixeira Mendes
Leituras
Poesias – Executiva / Receita de Ambrósia – Maria do Rosário Mortatti Magnani
Coleção de Areia – ítalo Calvino; trad. de Claudia Ortiz
Resenhas
Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas – Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar, por Maria Alice de Oliveira Faria
Leitura: a vida orientando a palavra – Ezequiel Theodoro da Silva
Divulgação
7° Congresso de Leitura do Brasil
III Congresso da Fundação Nacional do Livro Infantil c Juvenil
2° Congresso de Linguística Aplicada
Sumário
Editorial
Opinião
Palavras velhas se vestem de novas para continuarem velhas – Milton José de Almeida
Estudos
Texto, contexto e significação nos processos de produção de sentido — Freda Indursky
Oral e escrito: secções e intersecções — Maria Thereza Fraga Rocco
Estratégias didácticas para el subdesarrollo y Ia marginalidad: el contexto social de Ia lectura – Ruben M. Tani
Educação e linguagem — João Wanderiey Geraldi
Leituras
A revelação de Clarice Lispector – Jorge Miguel Marinho
A quinta prova — Getúlio Alho
Pesquisa: Projetos de Estudos
Leitura, literatura e democracia: muitos problemas e algumas propostas — Marisa P. Lajolo
Divulgação
Livros premiados pela FNLIJ no ano de 1988
Sumário
Editorial
Opinião
O livro infantil brasileiro: arte para crianças – Luis Camargo
Estudos
Quem conta um conto, aumenta um ponto. . . na motivação do aluno para a leitura – Maria Theresa de Queiroz G. Strôngolio
A leitura errada existe – Sirio Possenti
A Redação: essa cadela – Percival L. de Brito
Leitura
Poesia – Cláudia Ortiz
Cotidiano
Repensar a leitura na escola: uma preocupação necessária – Ivanê Dantas Coimbra
Lendo e escrevendo nas aulas de língua portuguesa – Mima Schneider
Algumas reflexões a partir de uma experiência (frustrada) de leitura oral – Guido de Almeida
Resenhas
O leitor e a leitura- Dayse B. Wolkoff
Encantamento e delícias: a criança em contacto com a literatura infantil – Inês Aparecida S. Mobrice
Ler? Múltiplas delícias – Francisco Gomes de Matos
Nas trilhas da katharsis – Else Benetti M. Válio
Divulgação
Estrutura da ALB no Biênio 90/91
Sumário
Editorial
O Testamento Educacional de José Martí – Tânia Maria Piacentini
Opinião
Alfabetização: o compromisso renovado da universidade – Eglê Pontes FranchI
Estudos
Para que serve a escrita, quando você ainda não sabe ler/escrever? – Maria Laura T. Mayrink-Sabinson
Leitura: uma possível interação – Eduardo Calil
Sobre o período preparatório para a alfabetização – Marlei Gomes do Nascimento
O apagamento da memória interpretativa da criança – Maria do Rosário F. V. Gregolin
Considerações sobre a aquisição do discurso dissertativo – Maria Cecília Perroni
Leituras
O lugar da linguagem segundo Vygotsky – Sônia B. V. da Mota
Bakhtin: uma overdose de pluralidade – Carlos Alberto Faraco
Divulgação
Manifesto da Associação Riograndense de Bibliotecários.
ALB: Intercâmbios Internacionais
8° Congresso de Leitura do Brasil (8° COLE) – Pré-Lançamento
Sumário
Editorial
A ALB no seu 10º Aniversário – Ezequiel Theodoro da Silva
Estudos
De Literatura e ensino da Literatura – Enid A. Drobránszky
Livro de imagem: alfabetização visual e narrativa- Luís Camargo
Um olhar de descoberta – M. Lúcia P. S. Góes
A gramática e o ensino do Português- Antonio Augusto G. Batista
Leituras
A metáfora da mutilação em Túnica Inconsútil – Rodolfo Ilari
Aspectos da Pós-modernidade em Sexta-Feira ou os Limbos do Pacifico – Vera Lopes da Silva
Resenhas
Ler: prazer ou dever? – Rosana Silva
Literatura. Pedagogia. Pedagogias bem-súcedidas para o ensino da Literatura – Miriam Cristina Alves
Divulgação
8º Congresso de Leitura do Brasil (8º COLE)
Sumário
Editorial
Não ser professor de Português e ensinar a ler e escrever
Estudos
Notas sobre trabalho interdisciplinar na escola de 1º e 2º graus – Maria do Rosário M. Magnani
Ensino da Física e leitura – Alan E. Ricon e Maria José P. M. de Almeida
O ato de ler o discurso matemático – Ocsana Danyluk
Interpretando a interpretação de textos – Luis Carlos Cagliari
Experiência
A Bomba: Educação Artística e leitura – Maria José de Oliveira Nascimento e Luiz Percival L. de Brito
Pesquisas
Aventuras e tribulações da literatura na escola – Marly Amarilha de Oliveira
Os sentidos marginais – Mônica G. Z. Fontana
Sumário
Editorial
Estudos
Pela não artificialização da prática alfabetizadora – Marisa M. Moré
A história da aprendizagem da leitura pela criança e o que a escola tem a ver com essa história – Olívia Azevedo
Alfabetização escolar: repensando uma prática – Sérgio Antonio da Silva Leite
Histórias em imagens e som na moderna sociedade oral – Milton José de Almeida
Leituras
A festa de Babette – Cláudia Ortiz
Blow Up e Sob Fogo Cerrado: uma aproximação – Stella Maris de Freitas Seura
O Sacrifício – Marília A. Pedrosa Esaú
Muitas lições de amor – Evaldo Vieira
Pesquisa
Como se vêem professores e alunos de português – Inês Signorini
Resenha
A leitura em Caminhando na chuva – Sissa Jacoby
Ensinar a ler? novos caminhos , outros desafios – Francisco Gomes de Matos
Sumário
Editorial
Uma leitura de leituras produzidas por grupos sociais diferentes – Heliana Maria Brina Brandão
Os usos da escrita no cotidiano – Marildes Marinho Miranda
Da escrita no cotidiano à escrita escolar – Maria Lucia Castanheira
Alfabetização: uma ou duas? – Maria Mello Garcia
Resenha
Educação em revista / Edição especial – Heloísa Mafra Alvarenga
Sumário
Editorial
Leitura: conquista de uma realidade – Rute Batista de Pontes
Estudos
A família, a escola e a questão educacional – Letícia Bicalho Canêdo
As crianças lá em casa vão estudar, ah! Isso vão! – Raquel Lazzari Leite Barbosa
Curso de Língua Portuguesa para operários: diversidade de expectativas – Maria Auxiliadora Bezerra
A (re)descoberta do mundo: uma leitura da escrita em Clarice Lispector – Leiva F. V. Leal
A leitura em Memórias da Emília, de Monteiro Lobato – Simone S. Assumpção
Leituras
“O Iluminado” de Stanley Kubrick – Maria Sylvia de C. Franco e Roberto Romano da Silva
O cinema de Martin Scorsese – Roberto F. Moreira
Divulgação
Uma videoteca para a Educação – Antonio Rebouças Falcão e Cristina Bruzzo
Sumário
Editorial
Reafirmando um compromisso – Rute Batista de Pontes
Opinião
Aprendendo o Brasil através da língua – Eric Mitchell Sabinson
Estudos
Uma Leitura de Macunaíma – Henrique K. Filho
O Texto Memorialístico e o Ensino da Literatura – Noili Dameman
A Produção Escrita da Criança e sua Avaliação – Maria L. Sabinson
A Leitura na Sala de Aula: o velho e o novo em conflito – Rita de Cássia Maia e Silva Costa
Leitura: as oportunidades na Escola – Else B. M. Válio
Leituras
“Gala” – Newton Cunha
“Um dia, uns bois” – Getúlio Alho
Resenhas
Eros, Tecelão de Mitos – Emília Amaral
Um Fazer Persuasivo: o discurso subjetivo da ciência – Maria Nilma Góis da Fonseca
Sumário
Editorial
Estudos
O exílio em “terceira língua”- Berta Waldman
Diversidade e ensino – Raquel Salek Fiad
Decifração da escrita: um pré-requisito ou uma primeira leitura ? – Gladis Massini-Cagliari
João Guimarães Rosa, “guia de cegos” – Eleonora L. W. Gonçalves Smits
Leitura e ensino de literatura no segundo grau – Leny da Silva Gomes
Leituras
Laços de Fitas – Adilson Nascimento
Banheira de Viagem – Carlos Henrique Carneiro
Representações de Leitura
Menino Lendo
Menina Lendo
Opinião
Leitura e códigos digitais – Lilian C. M. França
Relato de Experiência
Programa de Leitura no Centro de Saúde I – Amparo – Maria Rita Maurano
Oficina Literária: desvelando um olhar feminino – Wanda Medrado Abrantes
Pesquisa
Em andamento: Leitor onde andará o velho contador de histórias? – Maria de Lourdes P. LÁbbate
Concluída: As personagens de que eles gostam – Maria Alice Faria
Resenhas
Autenticidade x artificialidade no ensino de línguas (João Wanderley Geraldi)
Sumário
Editorial
Estudos
Conquistar ou construir a escrita ? – Wilmar da Rocha D’Angelis
“A letra dá vida mas também pode matá”- Inês Signorini
Quem não lê e não escreve, da vida pouco desfruta, porém …”- Márcia Abreu
Por uma leitura estética do cotidiano ou a ética do olhar – Solange Jobim e Souza
Representações de Leitura
Manoel Caboclo em entrevista a Gilmar de Carvalho – Solange Jobim e Souza
Matrizes da leitura : a expressão xilográfica – Gilmar de Carvalho
Pesquisa
Pontuação : sobre o seu ensino e concepção – Manoel Luiz Gonçalves Corrêa
A redação como tema de pesquisa – Glaucia Muniz Proença Lara
Contribuições ao debate sobre o material didático de Língua Portuguesa – Lívia Suassuna
A leitura de quadrinhos e a produção escrita da criança – Helena Feres Hawad
Que sentido se dá a leitura quando se pretende ensinar a ler? – Eduardo Calil
O conto popular na Paraíba: um estudo linguístico-gramatical – Maria do Socorro Aragão, Francisca Neuma F. Borges, Geralda Soares Lucena, Cleusa Palmeira Menezes
O cipoal das Letras – Tania Dauter
Leituras
A palavra e a peneira – Risomar Fasanaro
Sumário
Editorial
Entrevista
História de leituras: O COLE, a ALB e a leitura hoje – Luis Percival Leme Britto entrevista Ezequiel Theodoro da Silva
Estudos
A leitora no quarto dos fundos – Marisa Lajolo
Xuxa versus Rá-Tim-Bum, uma análise nusical e poética – Ana Cristina Fricke Matte
Sobre ensino de leitura – Maria do Rosário Mortatti Magnani
Fala de escravo: estudo de um caso de representação – Tânia Alkmim
Lendo histórias de leitura – Norma Sandra de Almeida Ferreira
O autor em seu texto; pedagogia da escrita em oficinas de redação – Eulina Pacheco Lutfi
Representações de Leitura
A Leitura – óleo sobre tela – Almeida Júnior
Leituras
Maria Terceira – Milton José de Almeida
Sumário
Editorial
Estudos
A prática de leitura nos cursos de Letras – Vicentina Maria Ramires Borba
Fagundes Varela: uma comédia na Revista da Associação Recreio Instrutivo – Hélder Garmes
Que leitor não é um aristocrata? – Nilma Gonçalves Lacerda
Desordenar uma biblioteca: comércio & indústria da leitura na escola – Miguel Sanches Neto
Conceito de Literatura e indicações de leituras – Rildo Cosson
A infância que Clarice Lispector conta – Rosalia de Angelio Scorsi
Representações de Leitura
Três mulheres na Igreja – Wilhelm Leibl – Óleo sobre Tela -1881
Leituras
Crônicas das desventuras de Terteão no Paraíso Terreal – Vilma Arêas
Sumário
Editorial
Estudos
Ética e Leitura – Benedito Nunes
O tradutor e a formação do leitor de poesia – José Paulo Paes
Contradições presentes em “propostas educacionais” de organismos internacionais – Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi
O “método João de Deus” para o ensino da leitura – Maria do Rosário Mortatti Magnani
Leituras pelo Mundo
Da leitura de livros à leitura de periódicos:dois percursos paralelos na ambiência cultural portuguesa de setecentos – Olímpia Loureiro
Opinião
Leitura na sociedade e na escola – Ezequiel Theodoro da Silva
Leitura
O complexo de Ephedron – Jorge Miguel Marinho
Sumário
Editorial
Estudos
O índio na literatura dita infanto-juvenil – Wilmar da Rocha D’Angelis
Livro Didático: Apoio ao professor ou vilão do ensino da história? – Nicholas Davies
O modo de representação da realidade em Pelo amor de Adriana, de Ricardo Ramos – Aroldo José Abreu Pinto
Armadilhas da escrita (antiga e moderna): transcrição fonética x ortografia – Gladis Massini-Cagliari
Leituras pelo Mundo
Prática da escrita na sociedade portuguesa do século XVII – Rita Marquilhas
Depoimentos
Práticas de leitura: Escola e centro de Lazer – Maria Lutgarda Mata, Pedro Benjamim Garcia e Tania Dauster
História de vida: a trajetória pessoal/ profissional de uma professora de leitura – Ana Alcídia de Araújo Moares
Sumário
Editorial
Estudos
A concepção de língua e gramática nas produções didáticas – Luiz Percival Leme Britto
Procura-se um formador – a produção universitária sobre o ensino de português: uma ação reflexiva – Ludmila Thomé Andrade
Em primeira cerimônias de apropriação de capas, de títulos, de letras – Maria Teresa Santos Cunha
Leituras pelo Mundo
Alfabetização, família e condição social no Porto de finais do século XIX – Luís Grosso Correia
Depoimentos
Tributo a Paulo Freire – Ezequiel Theodoro da Silva
Rodas de leitura : o que são, de onde vieram, para onde vão? – Suzana Vargas
Leitura: prazer, saber e poder – Elias José
Leituras
Legado – Nilma Gonçalves Lacerda
Leituras Críticas
Dizer adeus – notas sobre o ultimo livro de Carlos Drummond de Andrade – Mirella Márcia Longo Vieira Lima
Ler para fazer o exercício da mudança – Ezequiel Thedoro da Silva
Sumário
Editorial – A escola e a vida
Entrevista – Adriano Suassuna fala sobre leitura, escrita e ensino – por Lívia Suassuna
Estudos
Paulo Freire : narrador e pensador – João Wanderlei Geraldi
Ler ou estudar: eis a questão? – Regina Zilberman
Interacionismo dialógico: aquisição da linguagem oral e alfabetização – Sonia Borges Vieira da Mota
A leitura e o espaço do prazer: um estudo sobre as práticas docentes – Angela da Rocha Rolla
É desenho ou é escrita ? – Iole Maria Favieiro Trindade
Leituras Pelo Mundo
Crítica textual e história cultural – o texto e a voz, séculos XVI-XVII – Roger Chartier
Representações de Leitura
Leitora no 11º COLE
Mosteiro dos Jerônimos – Portugal
Relato de Experiência
Será que é verdade isso que “tá”escrito aqui ? – a leitura e o trabalho pedagógico: uma análise das interações – Maria Rosa R. M. de Camargo
Resenhas
Povos indígenas em literatura recente – Juracilda Veiga
Não há porque temer o caos – Wilmar R. D’Angelis
Leituras
Os efeitos dos raios do sol – Marilene Sandoval Macedo e Silva
Sumário
Editorial
Estudos
Avaliação de cartilhas e livros didáticos : perguntas a formular – Maria Bernadete Abaurre et alii
A Materialidade do texto publicado em revistas periódicas – Valdir Heitor Barzotto
Leitura Crítica: o lugar do ensino de língua – Denise Bértoli Braga
Reflexões sobre escrita, história e poder a partir de textos de Franz Kafka – Rosália Maria Duarte
Caetano Veloso e o perigo religioso de escrever em língua estrangeira – Eric Mitchell Sabinson
Contribuições de uma teoria da leitura e de uma estética para a educação – Anchyses Jobim Lopes
Representações de Leitura
Humboldt em sua biblioteca – Ernst Hildebrandt, 1856
Horas de lazer – Georges Croegaert, s/d
Relato de Experiência
Lugar de estante é na mochila! – Helena Feres Hawad
Leituras
A porta – Tânia Maria de Almeida Liporini
Sumário
Editorial
Estudos
O computador e a leitura “natural” – Cilza Carla Bignotto
Literatura prescritiva, público leitor e práticas de leitura e bibliotecas do rio de Janeiro do século XIX – Valéria Augusti
Era uma vez ? – diferenças nos modos de relação com o que se escreve – Eduardo Calil de Oliveira
Poesia como reencantamento do mundo – Pedro Benjamim Garcia
Compreensão de textos e classe social – Marco Antônio Rodrigues Vieira Guy Denhière
Cultura e Leitura – Lívia Suassuna
Alfabetização e modernidade no Brasil – Maria do Rosário Longo Mortatti
Marcos : rei da margem – Jorge Miguel Marinho
Representações de Leitura
Sem Título – Paulo Borges, 1998
Leituras pelo Mundo
Fogos da expiação : queimas de livros e políticas culturais na França no início do século XIX – Martyn Lyons – tradução : Cyana Leahy-Dios
Resenha
De Como Emília, marquesa de Rabicó, e o Visconde de Sabugosa escrevem as Memórias de José Bento Monteiro Lobato – Sueli de Souza Cagneti
Sumário
Editorial
Estudos
Leitura e política – Luiz Percival Leme Britto
Leitores e telespectadores – algumas observações gerais sobre adaptação da literatura para a televisão – Sandra Reimão
Círculos de leitura: teorizando a prática – Eliana Yunes
Mulheres na literatura – Cyana Leahy-Dios
Literatura dentro, fora e à revelia da escola – Núbio Delanne Ferraz Mafra
Papéis inimaginados da escrita – Wilmar da Rocha D’Angelis
Representações de Leitura
Leituras pelo Mundo
Leitura : um silêncio recente – Rita Marquilhas
A leitura no quiasma da sua sedução – Michel Riaudel
Leituras Críticas
Cartografias do trabalho docente: professor(a) – pesquisador(a) – Rosa Maria Barros Ribeiro
Análise de Comunicação Global – a mágica da influência, de Lair Ribeiro – Jonas de Araújo Romualdo
ISSN: 0102-387-X
Sumário
Editorial
Estudos
O oral na escrita de sujeitos não ou pouco escolarizados – Inês Signorini
Redação Escolar: produção textual de um gênero comunicativo? – Kazue Saito Monteiro de Barros
A constituição híbrida da escrita na internet: a linguagem nas salas de bat-papo e na construção de hiper-textos – Denise Bértoli Braga
Prática social de leitura na escola e na sociedade – Telma Ferraz Leal
Almanaques e profecias: leituras de cordel – Marcela Guasque Stinghen
A novela camiliana – Paulo Franchetti
Ética, literatura e memória – Orna Messer Levin
Representações de Leitura
Relato de Experiência
A criança e a leitura na escola: construindo a cidadania – Dília Maria Andrade Glória Bueno
Leituras Críticas
Estado de Leitura – Ana Sílvia Couto de Abreu
Leituras
Poemas – Rafael Afonso da Silva
Meninos de quintal – Fabíola Rodrigues
Sumário
Editorial
Estudos
O que mudou no ensino da gramática com as propostas de renovação do ensino de língua portuguesa dos anos 80/90? – Ana Sílvia Moço Aparício
Pauta de literatura – Sílvia Craveiro Gusmão-Garcia & Antonio Manoel dos Santos Silva
Uma proposta de leitura intertextual e dialógica: construindo leitores críticos – Ana Lúcia de Campos Almeida
A leitura crítica no ensino de inglês como língua estrangeira – Sérgio da Silva
Diários de Campo na Prática de Ensino: um gênero discursivo em construção – Raquel Salek Fiad & Lilian Lopes Martin da Silva
Como professores de português escrevem textos para serem avaliados? – Maria Auxiliadora Bezerra
Leitura e escrita fora das salas de aula em uma escola de formação de professores: vivência ou experiência? – Andrea Pavão, Maria Lucia de Souza e Mello & Rita de Cássia Prazeres Frangella
Memórias de vida, histórias de escolarização e de leitoras – Lilian Maria de Lacerda
Os suplementos literários e os eventos do mercado editorial – Isabel Travancas
A Real Biblioteca e a leitura no Brasil dos oitocentos – Ana Virginia Pinheiro
Leituras Críticas
História fantasiosa e a imaginação criadora – Terezinha de J. L. Ferreira Leite
Sumário
Editorial
Estudos
A fabricação de livros infanto-juvenis e os usos escolares: o olhar de editores – Tania Dauster
Leitura critica da literatura infantil – Maria do Rosário Longo Mortatti
As diferentes memórias discursivas no processo de leitura – M. Onice Payer
A gramática na aula de português – Eliana Melo Machado Moraes
A construção de uma imagem da Língua portuguesa no discurso de sujeitos escolarizados e não-escolarizados: uma leitura possível – Glaucia Muniz Proença Lara
Os efeitos da intervenção do professor no texto do aluno – Eduardo Calil
Representações de Leitura
Relato de Experiência
Tecendo histórias – Neide Medeiros Santos
Práticas de leitura: uma narrativa deslizando sobre fios da memória – Mirian de Albuquerque Aquino
No ser e no ler, desconforto: literatura infanto-juvenil e adolescente leitor – Núbio Delanne Ferraz Mafra
Leituras Críticas
Maluquinha: que professora é essa? – Maura Maria de Oliveira Bolfer e Rita de Cássia Rezende Maciel
Leituras
À moda caipira – Elias José
Sumário
Editorial
Estudos
Sobre o discurso a respeito de leitura em editoriais da ALB – Sírio Possenti
Produção de conhecimento sobre leitura – Norma Sandra de Almeida Ferreira
Novos paradigmas: hipercomplexidade e autopoiese -algumas considerações para a defesa da alfabetização, leitura e escrita – Anchyses Jobim Lopes
Leituras
Uma história – Marisa Rosa
Relato de Experiência
Uma estante de livros na aula de português – Lilian Lopes Martin da Silva
Na sala de aula, entre leitores: a sala-ambiente como local de cultura e memória – Rosalia de Angelo Scorsi
Resenhas
Leitura, história e história da leitura – Cyana Leahy-Dios
Leitores e diversidade cultural no fim do século – Fernanda Torresan Marcelino
Em busca dos contos perdidos: o significado das funções femininas nos contos de Perrault – Dariê Silva Pasqua
Sumário
Editorial
Estudos
É possível interrogar e escfrever uma história da leitura lendo apenas resumos de trabalhos acadêmicos? – Norma Sandra de Almeida Ferreira
Algumas tendências dos estudos sobre gênero discursivo na pesquisa acadêmica brasileira. – Sandoval Nonato Gomes Santos
Leitura: perspectiva socioconstrutivista. – Abuência Padilha Pinto
Leitura e produção escrita de universitários – Vicentina Ramires
O que se ensina quando se ensina a ler e escrever? Ensina-se, mesmo, a ler e escrever? – Maria Laura Mayrink-Sabinson
Leituras Críticas
Histórias de resistência: infância e escola em Clarice Lispector. – Nilson Fernandes Dinis
Victor Hugo no Brasil – Se não fosseis grande, éreis pequeno. – Joana Canêdo
Resenhas
Diversidades reflexiva e abordagem pedagógica: alfabetização e letramento. – Guilherme do Val Toledo Prado
Sumário
Editorial
Estudos
La biblioteca, o el jardín interior preservado – Michele Petit
Implicações éticas e políticas no ensino e na promoção da leitura – Luiz Percival Leme Brito
Rotas de navegação pela memória satírica do cancioneiro tradicional português – Carlos Nogueira
Um estudo sobre A Leitura Analytica (1896), de João Köpke – Neucinéia Rizzato Ribeiro
A noção de gênero: dificuldades e evidências – Dóris de Arruda C. da Cunha
A invenção no cotidiano e na língua: leitura de professora – Maria Rosa Rodrigues M. de Camargo
Relato de Experiência
Alfabetização de adultos: relato de abordagem com unidades temáticas – Maria do Socorro Paz e Albuquerque
Sumário
Editorial
Artigos
A leitura sempre renovada – Alice, Pinóquio, Peter Pan (Marina Colasanti)
Uma leitura de Contos Infantis (1886), de Adelina Lopes Vieira e Julia Lopes de Almeida – Cleila de Fátima Siqueira Stanislavski
Matemática através de histórias – Andréa Dalcin
Algumas notas a respeito do estilo de escrita em Infância em Berlim por volta de 1900 de Walter Benjamin – Jacqueline de Fatima dos Santos Morais
Ensinar a escrever: consdierações sobre a especificidade do trabalho da escrita – Claudia Rosa Rolfi
Leitura na escola: crenças e práticas de professoras – Esmeria de Lourdes Saveli
Lectura: educación y democracia – Silvia Castrillón
Leitores e escritores nas caricaturas de Daumier e Philipon – Milena Ribeiro Martins
Sumário
Editorial
O Editorial pergunta: quem são os leitores de Leitura: Teoria & Prática? – Norma Sandra de Almeida Ferreira e Guilherme do Val Toledo Prado
Artigos
A ciência no romance naturalista brasileiro: uma leitura de A Carne de Julio Ribeiro – Pedro da Cunha Pinto Neto
A produção escrita e o aluno como leitor do texto do outro em sala de aula – Márcia Renata Ferraro Grandini
A personagem professora e as práticas de correção de linguagem: uma visão da literatura infanto-juvenil – Rosa Maria Hessel Silveira
A leitura representada nos Diários de Campo – Rachel Salek Fiad
Das diversas formas de determinação do sujeito leitor – Maria da Graça Cassano
O texto literário: metáforas e viagens têmporo-espaciais – Anchyses Jobim Lopes
A invenção do leitor acadêmico – quando a leitura é estudo – Tania Dauser et al
Pesquisa escolar – discurso pedagógico e construção do conhecimento – Ligia Ferrari Fuentes e Else B. M. Válio
Representações de leitura – 1ª Feira do Livro, 1978
Leituras pelo Mundo
Deus não tem nada com isso – diário de navegação da palavra escrita na América Latina – Fragmentos – Nilma Gonçalves Lacerda
Sumário
Editorial
Seção Estudos/Artigos
Trata-se, de fato, de distribuir melhor a leitura? – Jean Foucambert
Narrativas de leituras como alternativas de autoformação – Ana Alcídia de Araújo de Moraes
Constituição do leitor: análise dos eventos de leitura no curso de pedagogia da Unicamp – Sérgio Antônio da Silva e Lilian Ricarte de Oliveira
Leitura no plural: leitores entre o livro e a xerox – Carlos Humberto Alves Corrêa
As práticas de leitura na escola – Jurema Nogueira M. Rangel
A outra volta do parafuso: a voz da letra manuscrita – Rosalia de Ângelo Scorsi
Armadilha para os incautos – o filme Os que chegam com a noite (1970), de Michael Winner, como um curioso prólogo à obra jamesiana A volta do parafuso – Ângela Harumi Tamaru
O abolido bibelô: poesia, leitura e sentido – Joaquim Brasil Fontes
Casa Livro Azul: 1876-1958 – Maria Lygia C. Köpke Santos e Norma Sandra de A. Ferreira
Seção Texto Literários
A comédia do divã – Tânia Maria Liporoni
Seção Imagens de Leitura
Representações de leitura
Seção do Leitor
Sumário
Editorial
Seção Estudos/Artigos
Livro didático brasileiro e português: equívocos no tratamento metodológico da poesia infantil – Renata Junqueira de Souza e Fernando Fraga de Azevedo
Livros de leitura para infância: fontes para a história da educação brasileira – Diane Valdez
A origem: um problema de história literária – Mirthiane Mendes de Abreu
Modos de leitura no Catálogo da Livraria José Olympio Editora de 1949 – Márcia Cabral da Silva
Apontamentos sobre o trabalho com textos jornalísticos no livro didático de Português – Juvenal Zanchetta Jr
Para uma teoria da adivinha tradicional portuguesa – Carlos Nogueira
A prática de avaliação e reescrita de textos – Cynthia Graziella Guizelim Simões Girotto
Voz e Água: a vida jorra – João Carlos Catellan e Rita Maria Decarli Bottega
Língua e identidade: diversidade ou fragmentação? – Haquira Osakabe
Seção Imagens de Leitura
Sumário
Editorial
Seção Estudos/Artigos
Una lengua para la conversación – Jorge Larrosa
Dos campos de Cachoeira do Belèm do Grão Pará: encontro de vozes em Dalcídio Jurandir – Josebel Akel Fares
Entre a cruz e a espada. Artistas e estrangeiros no Brasil, Ernesto de Fiori e Samson Flexor – Gustavo Henrique Dionísio
O escritor-educador – Nietszche, Foucault e Deleuze – Wladimir Antônio da Costa Garcia
Sobre Pandoras e memórias de leitura – Luciana Fernandes Ribeiro
O que vale mais: o livro ou o leitor? Mas também: mães e bibliotecárias, deixem seus filhos viver – Maria de Nazareth Agra Hassen
Leituras da infância na memória e história de vida de professores de língua portuguesa – Rosemar Eurico Coenga
O lúdico e o pedagógico: contornos da Literatura Infanto-Juvenil – Maurício Silva
Seção Textos Literários
Praga Urbana – Ana Célia Ellero
Seção Imagens de Leitura
Leitores ávidos
Seção Resenhas
Desvendando os segredos do texto – Angelina Aparecida de Pina
Sumário
Editorial
Seção Estudos/Artigos
A leitura literária e a outra nas vozes do currículo e dos programas – Antonio Branco
Os clássicos universais: de como as adaptações servem à tradição e a permanência de Dom Quixote – Maria Teresa G Pereira
Um clássico e suas adaptações: Dom Quixote em diferentes linguagens – Maria Lilia Simões de Oliveira
Ao sol nas bancas de revista… Os livros de bolso de Corín Tellado (1965-1975) – Maria Teresa Santos Cunha, Felipe Matos e Mônica Sol Glik
Leitura, literatura infantil e biblioteca escolar: alquimia para a constituição do sujeito-leitor – Maria Emilia Ganzarolli
O professor de Língua Estrangeira e o compromisso social – Clarissa Menezes Jordão
O professor formador de leitores e escritores: saberes e competências – Ana Maria Sá de Carvalho
Marcas gramaticais no texto injuntivo das instruções de uso: subsídios para a prática do professor – Wagner Rodrigues Silva
La internacionalización de la evaluación de los aprendizajes en la educación básica – Emília Ferreiro
Seção Imagens da Leitura
Retratos de amor
Seção Textos Literário
Cartas do escuro – Milton José de Almeida
Seção Resenhas
Como construir sujeitos agentes na sociedade? – Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira
Sumário
Editorial
Seção Estudos/Artigos
La sociedad civil pide la palabra: políticas de lectura y participación ciudadana – Silvia Castrillón
Perspectiva cultural, educativa y política de la biblioteca pública – Didier álvarez Zapata
O ensino de literatura: ler, ouvir, colaborar e conhecer ou “O Testamento de Clara – Marly Amarilha
A leitura no imaginário social: ler para quem, para quê? – Soraya Maria Romano e Lucília Maria Sousa Romão
Práticas de leitura e escrita na escola: contribuições de Roger Chartier – Sonia Kramer
Vendo e lendo capaz da revista Nova Escola – Fernanda Romanezi da Silveira
Ensino de leitura e escrita: dificuldades do presente? Um pouco de história – Lázara Nanci de Barros Amâncio
Corporeidades, experimentações, criação, resistência: uma leitura dos mundos dos palhaços – Kátia Maria Kasper
Seção Textos Literários
Balanceio – Ana Maria Assis Rodrigues
Vontade só – Ana Maria Assis Rodrigues
Leitura – Raimundo Nonato
Seção Imagens da Leitura
Leitura na janela – charge – Ubiratan Libaneo Dantas de Araújo, Bira
Seção Resenhas
Ler e escrever na escola de ontem: uma realidade a conhecer – Lilian Lopes Martin Silva
Sumário
Editorial – Há muitas armadilhas no mundo e é preciso quebrá-las. Vem aí o 16º COLE – Norma Sandra de Almeida Ferreira
Artigos
Representações de leitura e escrita como exigências para professores de Ensino Fundamental – uma análise de questões de concursos públicos – Rosa Maria Hessel Silveira
Ponto.Ponto.Ponto. Identidades, difrerenças e imagens – Antonio Carlos R. Amorim
Engenho e arte na construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries: a base teórica – Maria Tereza R Rios; Rosa maria Rodrigues Martins de Camargo
De la lectura de la palabra a la lectura de mundo. Clubes de lectores y grupos de maestros: una propuesta de prmoción de lectura y de refelxión sobre esta actividad – Sílvia Castrillon
Estudos
O encontro do português com a Botânica: fronteiras partilhadas – Maria ângela de Melo Pinheiro
Os discursos sobre o ensino de Língua Portuguesa: trajetórias e marcas nos PCNs e planos de estudos – Patrícia Moura Pinto
A escrita como experimentação – Alexandra Marselha Siqueira Pitolli
Imagens de Leitura
Charge – Dálcio Machado
Textos Literários
Sabor de Despeddia – Maria do Rosário Longo Mortatti
A Caravela do Tempo – Eustáqui Gomes
Resenhas
Imagens e educação – estudos – Wagner Geribello
Ler e compreender – Maria Aparecida Lopes Rossi
Editorial
Palestra: Artimañas contra el pueblo en America Latina: el declive del pensamiento crítico y la educacion como espacio de resistencia cultural – Fernando Cruz Kromfly
Artigos
Discurso, memória e heterogeneidade na obra literária “Anjinho”, de Eva Furnari – Lucilia Maria Moura Romão e Soraia Maria Romano Pacífico
O diálogo intercultural na literatura infantil de Luís Sepúlveda e Jorge Amado – Fernando Fraga de Azevedo; Eliane Santana Dias Debus e Sara Reis da Silva
Ao prazer de ler e escrever – Paulo Romualdo Hernandes
Floreios e borrões ou como ser leitor e autor numa comunidade virtual de leitores de Harry Potter: possibilidades e armadilhas – Eliana da Silva Felipe
A desleitura ou desapropriação de Mrs. Dalloway – Rosalia de Angelo Scorsi
Estudos
O discurso sobre o livro, a leitura e o leitor na mídia escrita brasileira e suas implicações educacionais – Gilberto de Castro
Ciências da linguagem e ensino: discursos ressignificados sobre textualidade – Marina Célia Mendonça
Dom Quixote, Doré e Dali: em torno do livro ilustrado – Ana Beatriz de Araujo Linardi
Imagens de leitura – Uma leitora bem particular
Textos Literários
A arte de errar – Joaquim Brasil Fontes
Resenhas
Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto – Margareth Correia Fagundes Costa
Editorial
Palestra
Quebrando as armadilhas da opressão do mundo – Mia Couto
Artigos
Letras e cultura midiática: embates entre teoria e prática na formação – Núbio Delanne Ferraz Mafra
A literatura e os multimeios no processo pedagógico – Geruza Zelnys de Almeida e Eric Zorob
A leitura no contexto da pseudocultura contemporânea – Valmir de Souza
Escrita de professores: pensando dimensões outras na formação docente – Adriana Fernandes Vicentini; Eliane Guimarães Mendes; Edivaldo Leonardo Marcondes; Guilherme do Val Toledo Prado; Maria Natalina de Oliveira Farias e Ronaldo Alexandrino
Sobre escritas, culturas orais e culturas letradas: notas preliminares – Aníbal Bragança
O reino líquido de Marco Polo – Lucelena Ferreira
Estudos
Uma pesquisa sobre leitura: análise do percurso – Neusa dos Santos Tezzari
Prática de leitura em sala de aula: implicações sobre as concepções e compreensão de leitura – Sandra Patricia Ataíde Ferreira e Rozangela Maria da Silva
A Revista ‘Leitura: Teoria e Prática’ e o fortalecimento da idéia da leitura prazerosa nos anos 1980 – Fernanda Torresan Marcelino
Imagens de Leitura
Legenda e Leitura – Rosalia de Angelo Scorsi e Alan Victor Pimenta
Textos Literários
Páginas Despidas – Ozias Filho
A história de Solange – Cássia Janeiro
Resenhas
Um autor, um narrador e nenhum herói – Marisa Lajolo
Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade – Maria Iolanda Monteiro
Editorial
Homenagem
Haquira, nosso sábio-samurai – Maria Lucia Dal Farra
Corpo estranho (Sobre o romance de Adriana Lunardi) – Haquira Osakabe
Fragmentos de Haquira Osakabe – Rosalia de Ângelo Scorsi
Artigos
Leitura e locução na escola: conceitos e práticas – Dagoberto Buim Arena
Literatura e ensino: notas quixotescas? da fronteira – Maria do Rosário Longo Morttati
A leitura de textos literários em sala de aula: memórias e rupturas – Émerson de Pietri
A cultura africana e afro-brasileirana literatura para crianças e jovens: negação ou construção de uma identidade? – Eliane Santana Dias Debus
Leitura e encantamento em Luigi Pirandello – Acir Dias da Silva
Escenas de lectura en libros de primer grado en Argentina (1900-1945) – Roberta Paula Spregelburd
Estudos
Conexões entre saberes e gêneros discursivos em teses acadêmicas sobre formação de leitores – Maria das Graças Rodrigues Paulino
Práticas de leitura: iniciativas que deram certo – Ana Paula Cardoso Rigoleto e Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi
Entre a escrita e a fala, a leitura: signalizações para a formação de formadores – Elida Marai Fiorot Costalonga
Para além das fronteiras: notas sobre a circulação de livros didáticos portugueses nas escolas primárias da Amazônia brasileira (1850-1875) – Carlos Humberto Alves Corrêa e Lilian Lopes Martin da Silva
Textos Literários
E de Escola, R de Raimundo – Margareth Correia Fagundes Costa
Resenhas
Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental – Flávia Brochettto Ramos
Sumário
Editorial – Gabriela Fiorin Rigotti
Palestra – Carta a los lectores que van a nacer – Jorge Larossa
Artigos:
Da fluidição da letra: trnaformações da produção de saber na crítica e teoria literárias – Fabio Durão
Ensino e aprendizagem em ler para aprender – Elza Kissilevitc e Maria Celina Teixeira Vieira
A literatura na escola como exercício de cognição estética e de descoberta de espaços solidários – Luciane Hagemeyer
Esboço de uma poética da leitura em Dom Quixote das crianças, de Monteiro Lobato – Patrícia Kátia da Costa Pina
Uma viagem pelos mundos secretos da infância: morte e eternidade em Cecília Meireles – Yara Máximo de Sena
Memória: trabalho de linguagem – Ana Lúcia Horta Nogueira
Estudos:
As práticas de leitura de crianças de cinco e seis anos – Rosana Mara Koerner
Entre a voz e o texto: subjetividades nas leituras para cegos – Luciene Maria da Silva
As várias facetas do Visconde de Sabugosa – Rosane de Bastos Pereira
Textos Literários:
Fatos rimados – Yolanda Teixeira Monteiro
Resenhas:
Dicionário de gêneros textuais – Ana Lúcia de Campos Almeida
Sumário
Editorial – Gabriela Fiorin Rigotti
Artigos:
Boaventura de Sousa Santos, o tempo, o modo – Rosa Soares Nunes
Lourenço Filho e a literatura infantil e juvenil (1942-1968): fundação de uma tradição – Estela Natalina Mantovani Bertoletti
Literatura: conhecimento e compromisso com a liberdade – Luiz Percival Leme Britto
Ensino de literatura: a hora e a vez do leitor – Reginaldo Clecio dos Santos
Etendendo textos: estratégias para a sala de aula – C. Lynn Davis e Renata Junqueira de Souza
Sobre a criação literária, a “inspiração” e o “impredizível” – Ricardo Azevedo
As letras por entre as grades: considerações sobre a formação do leitor a partir de Memórias de um sobrevivente – Karina Lima Sales
Leitura e discurso visual no cinema e na literatura – Acir dias da Silva
Leitura e interpretação: percursos que engedram a escrita infantil – Pamela Aline Tizioto, Soraya Maria Romano Pacífico e Lucília Maria Sousa Romão
Aula de português: um espaço para o dialogismo – Milena Moretto
O ato de ler e a leitura menocchiana – Rodrigo Bastos Cunha
Pernas cruzadas – Milton José de Almeida
Sumário
Editorial: Leitura e cultura: permeabilidade na (in) formação – Gabriela Fiorin Rigotti
Artigo Internacional: Leitura: fusão de culturas, olhares e linguagens – Héctor Rubén Cucuzza
Artigos:
Apontamentos sobre bibliotecas de escolas públicas do Oeste Paulista – Juvenal Zanchetta Jr.
Notas sobre máquinas para ler, escrever e praticar hipertextualidades – Ana Elisa Ribeiro
Leituras escolares do século XX: a representação do feminino – Alexandra Santos Pinheiro
Leitura, do consumo ao diálogo – Roberto Goto
Práticas de letramento cotidianas e escolares: confrontos na sala de aula da Educação de pessoas jovens e adultas – Fernanda Maurício Simões e Maria da Conceição Reis Fonseca
Para cada obra, muitas histórias: uma obra infantil e seus entornos e contornos – Juliana Bernardes Tozzi
O corpo da voz no corpo do texto: experiências de leitura em sala de aula – Eliana Kefalás Oliveira
Estudos:
Literatura e identidade: tecendo narrativas em rodas de leitura – Pedro Benjamin Garcia
Como representar onomatopeias? – um estudo em manuscritos escolares de histórias em quadrinhos escritas por alunos do 2º anos do Ensino Fundamental – Janayna Paula Lima de Souza Santos e Eduardo Calil
Resenha:
Reminiscência de um viajante: 101 episódios, de Luís antônio C. Romano – Jaqueson Luiz da Silva
Textos Literários:
Caminho Suave – Jorge Miguel Marinho
Leitura sem moral – Jorge Miguel Marinho