Gestão 2011-2012

Membros

  1. Presidente – Antonio Carlos Amorim
  2. Vice-Presidente – Gabriela Fiorin Rigotti
  3. 1ª  Secretária – Alik Wunder
  4. 2ª  Secretária – Ana Lúcia Horta Nogueira
  5. 1ª  Tesoureira – Davina Marques
  6. 2º Tesoureiro – Ubirajara Alencar Rodrigues

Apresentação

  1. Antonio Carlos Amorim – Graduado em Biologia (1992), Mestre e Doutor em Educação (2000), e professor no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da Faculdade de Educação da Unicamp. Pesquisador no Laboratório de Estudos Audiovisuais (OLHO) e pesquisador associado no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LABJOR) e do Gabinete de Filosofia da Universidade do Porto, Portugal. Na pesquisa em Educação, busca articulações entre os seguintes temas: educação, arte e cultura visual; currículo, imagens e pós-estruturalismo. Coordenador do Seminário Escritas, Imagens e Criação: Diferir, no Congresso de Leitura do Brasil, organizado pela ALB. Participou da Diretoria Executiva Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) nos biênios 2002-2004 (como vice-presidente) e 2004-2006 (como tesoureiro), assim como do Conselho Técnico-Científico do Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes) entre 2006-2009, e da Diretoria do Cedes entre 2009 e 2010 (como 1º Secretário). Na Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), foi da coordenação do GT Currículo (entre 2003 e 2007) e atualmente é membro do Comitê Científico. Pesquisador 1D do CNPq.
  2. Gabriela Fiorin Rigotti – Graduada em Pedagogia (2002), Mestre em Educação (2006) e Doutoranda em Educação, todos pela Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp). Atualmente trabalha com formação de professores nas Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI/Mogi Guaçu-SP) na área de Didática e Metodologias de Ensino; como coordenadora do Núcleo de Apoio Psico-Pedagógico e de Pesquisa e Extensão (NAPP/NAPE) da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro (FMPFM/Mogi Guaçu-SP); e como professora de extensão pela Unicamp em projetos de formação continuada de professores. Pesquisadora do ALLE-Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Leitura e Escrita (FE/Unicamp) e membro da Diretoria da ALB-Associação de Leitura do Brasil (biênio 2009-2010), coordena a revista “Leitura: Teoria & Prática”. Estuda a educação, o conhecimento, a linguagem e a arte, com ênfase nos estudos sobre a educação visual através da leitura de imagens advindas da fotografia, do cinema e da televisão.
  3. Davina Marques – Graduada em Português e Inglês pela UNIMEP (Piracicaba/SP), Mestre em História e Filosofia da Educação pela UNICAMP, Master of Arts in Curriculum and Teaching pela Michigan State University – EUA, doutoranda na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, no Departamento de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (bolsista – pesquisadora da CAPES), e aluna da Faculdade de Educação da UNICAMP, Curso de Pedagogia.
  4. Ana Lúcia Horta Nogueira – Graduada em Pedagogia pela Unicamp, Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp, com pesquisa e publicações relacionadas ao desenvolvimento psicológico, organização do trabalho pedagógico e formação de professores, na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Docente da Área de Psicologia da Educação na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP. Membro de corpo editorial da Revista Leitura: Teoria & Prática (ALB). Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisas Pensamento e Linguagem – GPPL/ FE-UNICAMP.
  5. Alik Wunder – Bióloga formada pela Unicamp (1999), realizou mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela mesma universidade. Atua como professora na Pontifícia Universidade Católica de Campinas no curso de Licenciatura em Biologia.  Já atuou como professora substituta na UFSCar – Campus Sorocaba (2009) e na Unesp – Rio Claro (2010). Realiza pesquisas com temas relacionados à fotografia, educação e filosofia e é pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos Audiovisuais – OLHO na Faculdade de Educação, Unicamp, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), Unicamp e do Gabinete de Filosofia da Universidade de Letras do Porto (Portugal), vinculada ao projeto “Estética, política e artes”. Coordena atualmente o Projeto de pesquisa e extensão Fabulografias em áfricas-cartões-postais (FAEPEX 2010 – FE e Labjor – Unicamp).
  6. Ubirajara Alencar Rodrigues – Graduado em História, é bibliógrafo, responsável pelo desenvolvimento de coleções da biblioteca da FE-UNICAMP. Pesquisa sobre as artes do livro em seus aspectos visuais e suas possíveis relações com o cinema. Doutorando da FE-UNICAMP.

PROPOSTA DE TRABALHO

A chapa inscrita buscará dar continuidade à atuação da diretoria atual (2009-2010), ampliando o alcance da entidade, a sua participação em fóruns políticos e acadêmicos e estimulando a pluralização dos sentidos de leitura e culturas que a ALB pode auxiliar para a criação e na circulação de idéias. À semelhança da diretoria atual (2009-2010), buscará garantir agilidade e transparência, necessárias às realizações futuras e em andamento.As/os participantes desta chapa propõem, durante sua gestão, os seguintes objetivos e ações:

INSERÇÃO POLÍTICO-ACADÊMICA DA ALB

  1. A participação da ALB em fóruns de discussão no Brasil a respeito das temáticas sobre leitura e a formação cultural das pessoas.
  2. A construção de posicionamentos coletivos da ALB a respeito dos significados e prioridades da educação a serem apresentados e discutidos em debates públicos de interesse nacional.
  3. A articulação da ALB com demais associações brasileiras e internacionais com as quais se tenha ou se possa identificar afinidade política, buscando significar as ações da Associação em fóruns coletivos.

 

O COTIDIANO DA ALB

  1. A manutenção do site da ALB, explorando as ferramentas que promovam maior interatividade.
  2. O empenho em continuar com o ágil funcionamento da Secretaria da ALB.
  3. O adensamento e a experimentação de alternativas à interação com o Núcleo de Apoio que atua junto à Diretoria da ALB, formado por associados interessados numa participação mais ativa e próxima.
  4. A concretização de propostas de interesse comum a partir da realização de convênios e trabalhos conjuntos com entidades e instituições interessadas na discussão e promoção da leitura.

 

PROJETOS DE PESQUISA

  1. A ampliação de uma área de produção e circulação de pesquisas em leitura no âmbito da Associação.
  2. A continuidade na manutenção e organização da documentação e outros registros voltados à memória da ALB, bem como a implementação de estudos que visem ao registro e à discussão dessas memórias. Este trabalho será realizado com grupos de pesquisadores que participam, há algum tempo, da ALB.
  3. A organização de projeto de investigação que associe a temática da leitura com as diferentes linguagens (associadas a museus, casas de leituras, bibliotecas,  cinematecas, dentre outras), buscando articulação conjunta com centros de estudos no Brasil e exterior.

PUBLICAÇÕES

  1. A continuidade nos processos de aprimoramento e qualificação acadêmica da Revista Leitura: Teoria & Prática visando à ampliação de sua divulgação no Brasil e em países latino-americanos, e de outros continentes que falam o português, assim como sua inserção no mundo digital.
  2. Discussão da proposta editorial da Revista Virtual Linha Mestra, buscando delimitar seu objetivo, público e interação com as demais publicações da ALB, além de pensar em potencializar as ferramentas e possibilidades estéticas que o meio digital oferece.
  3. A manutenção do Boletim Informativo Virtual Mensal.

EVENTOS

  1. A realização do 18º COLE e a organização de outros eventos, já tradicionais na região e no país, como o Seminário “O Professor e a Leitura de Jornal” e os Fóruns “Desafios de Magistério”.
Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha