Temário -
“O Jornal na Educação - dos entretantos aos finalmentes!”
Justificativas
No Brasil, os projetos de formação continuada estão a mostrar que os
professores, principalmente os de Ensino Fundamental e Médio, enfrentam
problemas na esfera da leitura de jornais. É variada e diversa a origem
desses problemas, mas pode ser afirmado que, além das dificuldades econômicas
e de tempo, o próprio manejo do jornal, enquanto um suporte para a circulação
de informações e organização da docência, vai perdendo o seu vigor junto ao
magistério.
Por entender que a mídia impressa - dentro dela a imprensa – tem uma relação
direta com a atualização dos cidadãos, o conhecimento de versões da realidade
social, a opinião pública e, atualmente, no movimento inevitável da
globalização, com o destino do nosso planeta, não resta dúvida que os jornais
têm importância fundamental para a escola e para todos os tipos de ensino ali
praticados.
Por entender que o acesso a jornais, com o conseqüente usufruto dos seus
conteúdos, é um componente imprescindível nos processos de formação básica e
continuada de todos os professores, vimos realizando, bianualmente, desde o
ano 2002, o ‘Seminário Nacional – O Professor e a Leitura do Jornal”. Esse
entendimento se mantém firme e inabalável na consciência dos organizadores;
tanto é assim, que além de ampla divulgação dos resultados dos dois eventos
anteriores, hoje no site da Acorde
http://www.acordeduca.com.br/
, reúnem-se esforços e energias para a continuidade desse
trabalho na tentativa de colaborar para com a melhoria da qualidade da nossa
educação e escolas.
Nunca é demais lembrar que, no Brasil, são muitos os desafios rumo à
consolidação de uma sociedade leitora. Dentre eles, colocam-se aqueles mais
diretamente voltados à figura do professor, ou seja, o profissional
formalmente encarregado pela introdução e permanência das novas gerações no
universo da escrita através da alfabetização e do letramento. E tendo em
vista que o ensino e o conhecimento são impulsionados por processos de
leitura e escrita, cabe ao professor, no exercício das suas
responsabilidades, ter intimidade com todos os veículos que se utilizam da
escrita como meio para a amplificação e circulação de idéias em sociedade. No
extenso rol desses veículos, desde Gutenberg, os diferentes tipos de jornais
ocupam uma posição insubstituível.
Em síntese, justificam este evento:
A relação existente entre cidadania e leitura de jornais: tomando-se o
cidadão como um ser que se atualiza permanentemente sobre os temas da sua
realidade social, o acesso e o usufruto dos produtos da imprensa escrita são
fundamentais ao conhecimento, à atualização dos cidadãos e, portanto, às
práticas de cidadania;
A
relação que deve existir entre os jornais e as escolas em termos de promoção
da leitura de um veículo específico (o jornal), que tece em si um complexo de
linguagens, de gêneros discursivos e de diferentes pontos de vista sobre os
fatos sociais;
A
necessidade de uma maior presença do jornal na vida dos professores para que
estes, através de um hábito incorporado, possam acompanhar as discussões e
transformações das suas áreas de conhecimento, das disciplinas do currículo
escolar, além de permitir o enriquecimento das suas atividades de ensino.
O
relativo descaso das autoridades educacionais em relação à necessidade de
jornais nas escolas não somente para o usufruto dos professores, mas também
como importante veículo de desenvolvimento de hábitos de leitura junto ao
alunado dos vários níveis no ensino. Em que pesem as muitas leis e resoluções
sobre essa matéria (presença e disponibilidade de um ou mais jornais na
escola), o problema ainda persiste dentro do sistema educacional brasileiro.
Período – 18 a 20 de julho de 2006
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Local
– Centro de Convenções,
UNICAMP, Campinas, SP
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Promoção
ACORDE – Cooperativa Educacional de Campinas
e Região
RAC
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Rede Anhanguera de Comunicação
Jornal Correio Popular
Projeto Correio Escola
UNICAMP
Faculdade de Educação
Grupo ALLE
ANJ – Associação Nacional de Jornais
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Apoio
ALB - Associação de Leitura do Brasil
FAEPEX - Unicamp
CORI- Unicamp
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