A meta principal desta 3ª edição do Seminário está mais
diretamente voltada à discussão de uma “base comum nacional” que
venha a orientar e sistematizar o uso do jornal na educação
dentro do território brasileiro. Dessa forma, além do
aprofundamento e a consolidação de princípios norteadores
(políticos e pedagógicos), havemos de sugerir, aos organismos
governamentais, procedimentos que venham possibilitar uma
presença definitiva – ou, no mínimo, menos sazonal e esporádica
- do jornal no cotidiano das escolas e na vida dos professores.
No horizonte desse propósito mais abrangente, situam-se os
seguintes objetivos específicos:
Propiciar
exposições e debates a respeito das exigências
teórico-conceituais para a organização de programas voltados ao
uso de jornais na educação escolarizada.
Reunir e aproximar os resultados de pesquisas e estudos nacionais, que utilizam(ram) jornais no incremento dos processos de ensino e da aprendizagem em todos os níveis.
Congregar
os responsáveis por programas de jornal-educação, abrindo
perspectivas para a partilha de suas filosofias, formas de
proceder, dificuldades e resultados até agora obtidos.
Propor moções e ações que venham a servir como possibilidades concretas e contínuas de acesso e utilização de jornais em ambientes escolares, seja no ensino-aprendizagem, seja na atualização e/ou formação continuada dos professores.
Aproximar, na forma de uma feira cultural dinâmica, vários tipos de mídia no intuito de fazê-las interagir entre si e com os visitantes (participantes do seminário e comunidade); assim, as linguagens verbais e não-verbais, os veículos de base escrita, sonora e imagética serão reunidos no local do evento a fim de destacar o escopo das competências da leitura na atualidade.
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