ANAIS - 2006

Temário
O Jornal na Educação: dos entretantos aos finalmentes
ISSN 1808-5040 

<<voltar ao site da ALB
 

Objetivos

Histórico - Anais

1o Seminário - 2002

2o Seminário - 2004

 

 


 

 


 

A meta principal desta 3ª edição do Seminário está mais diretamente voltada à discussão de uma “base comum nacional” que venha a orientar e sistematizar o uso do jornal na educação dentro do território brasileiro. Dessa forma, além do aprofundamento e a consolidação de princípios norteadores (políticos e pedagógicos), havemos de sugerir, aos organismos governamentais, procedimentos que venham possibilitar uma presença definitiva – ou, no mínimo, menos sazonal e esporádica - do jornal no cotidiano das escolas e na vida dos professores.

No horizonte desse propósito mais abrangente, situam-se os seguintes objetivos específicos:


Propiciar exposições e debates a respeito das exigências teórico-conceituais para a organização de programas voltados ao uso de jornais na educação escolarizada.

Reunir e aproximar os resultados de pesquisas e estudos nacionais, que utilizam(ram) jornais no incremento dos processos de ensino e da aprendizagem em todos os níveis.

Congregar os responsáveis por programas de jornal-educação, abrindo perspectivas para a partilha de suas filosofias, formas de proceder, dificuldades e resultados até agora obtidos.

Propor moções e ações que venham a servir como possibilidades concretas e contínuas de acesso e utilização de jornais em ambientes escolares, seja no ensino-aprendizagem, seja na atualização e/ou formação continuada dos professores.

Aproximar, na forma de uma feira cultural dinâmica, vários tipos de mídia no intuito de fazê-las interagir entre si e com os visitantes (participantes do seminário e comunidade); assim, as linguagens verbais e não-verbais, os veículos de base escrita, sonora e imagética serão reunidos no local do evento a fim de destacar o escopo das competências da leitura na atualidade.

Professional osCommerce Templates

Copyright 2006 AQUAWEB-BR. All Rights Reserved.