| 1 - A adição no processo de tomada de consciência: um estudo de caso. Juliana Cristina Corbanezi Rizzardo, UNESP- Rio Claro-SP. |
| Esta comunicação visa relatar um estudo de caso que aborda a operação de adição com reagrupamento e o que Piaget denomina de Tomada de Consciência. Inicialmente realizou-se um pré-teste composto por operações de adição. Em seguida trabalhamos com o jogo “Fichas Mágicas”, no qual estão implícitas as operações de trocas. Após a intervenção foi aplicado um pós-teste com as mesmas operações, a fim de verificar os avanços. Nas situações de pesquisa realizada com a criança, pode-se identificar o processo de tomada de consciência evidenciado nos momentos de reflexão sobre as ações praticadas. As etapas deste estudo serão aplicadas novamente, meses após a intervenção, para verificar se a criança compreendeu a operação de adição com reagrupamento, tomando consciência dela. Palavras-chave: educação matemática; jogos; tomada de consciência. |
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| 2 - Investigando o conhecimento de acadêmicos de pedagogia sobre o sistema aditivo por meio da resolução de problemas. Geslaine Cristina Tamião Piola, graduada em Pedagogia, Universidade Estadual de Maringá- Maringá Pr. Luciana Figueiredo Lacanallo (DTP/UEM). |
Estudos e pesquisas vêm buscando, nos últimos anos, entender e investigar a resolução de problemas matemáticos. Diante disso, procurou-se investigar o processo de resolução de problemas aditivos utilizado por acadêmicos egressos e formandos do curso de Pedagogia de uma instituição privada do município de Maringá/Pr. Os resultados evidenciaram uma defasagem no uso de estratégias procedimentais e conceituais em ambos. Todavia, o desempenho revelou-se solucionar os problemas propostos e fizeram uso de diferentes possibilidades de resolução. Percebe-se, com os dados coletados, a necessidade de se investigar o saber dos professores em formação, pois é preciso que se oportunize formas de reconstrução e expressão de saberes, investigando-os entre si e com outras áreas de conhecimento. Palavras-chave: educação, matemática, resolução de problemas, sistema aditivo.
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| 3 – Saberes sobre a docência em geometria na formação inicial de professores de matemática. Viviane Rocha Costa Cardim. Regina Célia Grando. Universidade São Francisco - Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação. |
| Pesquisas recentes evidenciam a problemática do abandono do ensino da geometria decorrente de diversos fatores, dentre eles a formação inicial de professores. Apontam para a desconsideração da complexidade do pensamento geométrico para a compreensão de representações abstratas. Eis o desafio de um olhar mais crítico para a formação inicial de professores de Matemática e para a incorporação da tecnologia, impondo mudanças no paradigma educacional tradicional e na prática docente, sendo relevante investigar: quais são os saberes sobre a docência em geometria, mediados pela tecnologia, produzidos/mobilizados na formação inicial de professores de Matemática em diferentes espaços formativos. A pesquisa vem sendo desenvolvida em uma abordagem qualitativa, com alunos do curso de licenciatura, envolvendo saberes sobre a docência e o uso de tecnologias. Está em fase de análise e sistematização de: entrevistas, registros reflexivos, narrativas e diário de campo da pesquisadora. Palavras-chave: Formação inicial de professores, Ensino de Geometria, Tecnologia Educacional |
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| 4 - Práticas compartilhadas e formação docente: corpo, arte e movimento. Ferrarezi, Simone Terezinha; Grando, Regina Célia. “Universidade São Francisco” Campus Itatiba-SP. |
| O objetivo desta pesquisa é investigar as potencialidades pedagógicas das técnicas teatrais e da exploração artística para a prática do professor que ensina matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa vem sendo desenvolvida em um trabalho compartilhado entre a pesquisadora e a professora Paula, sujeito da pesquisa, com vistas a identificar as ações vivenciadas corporalmente por essa professora, durante a sua prática pedagógica e que contribua para o seu processo de ensino, bem como analisar as contribuições de um trabalho com arte, para uma (re) significação da prática pedagógica da professora. Para a análise dos dados estamos considerando as discussões a cerca das contribuições do lúdico e das técnicas teatrais na prática docente. Palavras-chave: Lúdico na educação, formação docente, prática pedagógica. |
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| 5 – O jogo como contexto de aprendizagem para a resolução de problemas. Maria José de Castro Silva, FE Unicamp - Campinas, SP e FAC – Campinas, SP. |
| Esta comunicação visa discutir a idéia na qual a resolução de problemas pode ser um excelente meio para se aprender Matemática, e o jogo poderá ser um valioso instrumento para se resolver problemas. O jogo, por meio de estratégias para se atingir o seu objetivo, além de permitir o desenvolvimento de conceitos matemáticos, também pode ser utilizado, pelo aluno, no cotidiano, como meio de ampliação de seu raciocínio lógico, impedindo-o de prender-se somente a uma expectativa, tornando-o um cidadão mais participativo e consciente. Palavras-chave: jogo, resolução de problemas, estratégias. |
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| 6 – Jogos como recurso pedagógico para trabalhar matemática. Ruth Ribas Itacarambi, Simone F. de C. Capovilla, Maria Aparecida Rodrigues Porfírio e Valdir Alves da Silva, LABEM – Laboratório de Educação Matemática, CAEM/IME- USP. |
| Trata-se do relato de experiências que os professores do LABEM vêm desenvolvendo na escola pública sobre a resolução de problemas e jogos. O tema que apresentamos é o jogo como recurso pedagógico (Kishimoto, 1999; Kamii, 1991 e Macedo, 1995), em particular os jogos que denominamos “minós” (Golomb, 1954). Os jogos permitem a relação educativa de diálogo (Freire, 2000) e têm como meio os conteúdos culturais e de matemática. Os dominós, triminós e pentaminós possibilitaram a exploração desses conteúdos, entre eles, o dominó de 254 a C. é o mais conhecido e que faz parte da cultura brasileira, com adaptações, permitiu que crianças e jovens vivenciassem a essência do jogo, o divertimento (Huizinga, 2004), na aula de matemática. Os diferentes momentos do trabalho fazem parte de um estudo sobre o papel do jogo no processo de ensino e aprendizagem e tem como pressuposto que a criança aprende e desenvolve suas estruturas cognitivas com jogos. O trabalho está em desenvolvimento, mas tem alguns resultados significativos para serem discutidos. Palavras-chave: jogos de estratégias, conteúdos de matemática, ensino-aprendizagem. |
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