Relatório 2014-2016

RELATÓRIO DE GESTÃO

DIRETORIA

Ana Lúcia Horta Nogueira (Presidente)

Alik Wunder (Vice-Presidente)

Maria Cristina Briani  (1ª Secretária)

Adriana Lia Frizman de Laplane (2ª Secretária)

Marcus Pereira Novaes (1º Tesoureiro)

Davina Marques (2ª Tesoureira)

O presente relatório tem o objetivo de divulgar as ações da Associação de Leitura do Brasil, desde que assumimos em julho de 2014.

Em 2014, ano de realização do 19º COLE, a associação teve 321 associados. Em 2015, contamos com 65 associados, número insuficiente para subsidiar financeiramente as atividades da entidade. Deste modo, em continuidade às ações das diretorias anteriores, esta diretoria tem buscado aumentar o número de associados, ao mesmo tempo em que lhes oferece a possibilidade de aquisição de livros e periódicos de qualidade acadêmica bem como o acesso on-line aos livros publicados pela associação. A diretoria também tem procurado desenvolver e divulgar os projetos e oficinas de leitura, bem como apoiar eventos relacionados à educação e leitura.

Desde o início do 2º semestre de 2014, esta diretoria procurou analisar as despesas fixas da associação, tendo em vista o pequeno número de associados. Diante deste cenário, optou-se pelo desligamento da linha telefônica da VIVO e pela realização de campanha de divulgação e filiação à entidade.

INSERÇÃO POLÍTICO-ACADÊMICA DA ALB

  • Divulgação de eventos e projetos aos associados e interessados através do facebook, e do blog da ALB –http://blog-alb.blogspot.com.br/ – semanalmente atualizado e divulgado por meio de convite enviado a mais de 20 mil e-mails cadastrados pela entidade;
  • Subscrição e Participação como Membro Parceiro do Manifesto Por um Brasil Literário -<http://www2.brasilliterario.org.br/pt/home>, com o desenvolvimento das atividades do Núcleo de Leitura Fabulografias e o Projeto Intervenção Cultural em Contextos Clínicos e Hospitalares.
  • Desenvolvimento de projetos e oficinas de leitura.
  • Oficinas de Leitura: Desenvolvimento de oficinas de criação com imagens e palavras em escolas e espaços culturais por meio do Projeto Núcleo de Leitura (total: 10 oficinas).
  • Oficina “Literatura africana em língua portuguesa: aproximações”, no SESI – CAMPINAS I.
  • Oficinas de Leitura: O projeto “Intervenção Cultural em Contextos Clínicos e Hospitalares”, do qual participam bolsistas e voluntários (alunos de graduação e pós-graduação da Unicamp) conta entre as suas atividades a realização de atividades de leitura e narração de histórias. O projeto é desenvolvido na unidade de nefrologia pediátrica da Unicamp, com crianças e adolescentes que realizam tratamento de hemodiálise. As atividades de leitura têm contribuído para tornar o tempo do tratamento mais significativo para as crianças e adolescentes que dependem de hemodiálise para a manutenção da vida e que, muitas vezes, não frequentam a escola devido aos problemas de saúde.
  • Projeto de Extensão, com atuação de bolsistas de diferentes cursos da Unicamp, para desenvolvimento de Núcleo de Leitura Fabulografias dentro do Movimento por um Brasil Literário – http://fabulografias-alb.blogspot.com.br/.
  • Organização e atualização do blog do Núcleo de Leitura: <http://fabulografias-alb.blogspot.com.br/>.
  • Participação em exposições no Museu da Imagem e Som (Campinas) com produções das oficinas do Núcleo de Leitura (maio e setembro de 2015).

Apresentação de trabalhos:

  • Fabulografias no Daughters of Chaos: Practice, Discipline, A Life e The 8th International Deleuze Studies Conference em Estocolmo, Suécia;
  • Fabulografias no IV Colóquio Internacional Áfricas, Literaturas e Contemporaneidade/ II Encontro de Estudos Africanos: Abrindo Caminhos na FFLCH – USP.
  • Organização de evento: em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Hortolândia: I Encontro Internacional do Clube do Livro do IFSP-HTO, com Júlio António Aponto Té – 12 de novembro de 2015;

 

  • Apoio a eventos:

 

  • Fóruns Desafios do Magistério – Unicamp;

 

  • II Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-Colonialismo (FE/UNICAMP);

 

  • Universidade de Portas Abertas (UPA) da Unicamp, através cessão de materiais.

 

  • Apoio a movimentos organizados pelos profissionais da educação pela qualidade da educação pública:
  • Manifesto SBENBIO;

 

  • Moções elaboradas por professores da rede municipal de Campinas e pela Congregação da FE-UNICAMP.

 

  • Projetos de extensão e pesquisa:

 

  • Projeto de Extensão, com atuação de bolsistas de diferentes cursos da Unicamp, para desenvolvimento de Núcleo de Leitura Fabulografias dentro do Movimento por um Brasil Literário – http://fabulografias-alb.blogspot.com.br/.

 

  • Neste ano de 2014, o Projeto de Pesquisa “ALB: Memórias”, vinculado ao Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE) da Faculdade de Educação da Unicamp, deu continuidade aos trabalhos iniciados em 2009. Esse projeto contempla as pesquisas que tem por objetivo a constituição do arquivo de memória da entidade, bem como sua preservação. Simultaneamente conduz a construção de reflexões apoiadas nas fontes documentais recolhidas e organizadas.

Ainda em 2012 – ano do 18º Cole- parte desse trabalho resultou na construção do Blog comemorativo aos 30 anos da ALB, disponível em http://www.alb30anos.com/.

Em 2014 – ano do 19º Cole – produziu-se o catálogo Tempo de Cole, disponível em http://alb.com.br/tempo-cole.

Em 2015, foram concluídas as pesquisas:

  • Congresso de Leitura do Brasil (1978-1995): Catálogo de Fontes. Disponível emhttps://drive.google.com/file/d/0B8GCM74ZeZAXZC05X0NhSzlaZkk/view?pli=1 ;
  • Congresso de Leitura do Brasil (1978-1995): Catálogo de Registros Sonoros, cuja versão preliminar passa atualmente por revisão;
  • A Biblioteca Escolar entre as páginas escritas do Congresso de Leitura do Brasil e da Revista Leitura: Teoria & Prática (de 1978 a 1985). Disponível emhttps://www.fe.unicamp.br/alle/teses_dissert_tcc/arquivos/TCC_Larissa_de_Souza_Oliveira.pdf ;
  • O ano de 2015 se encerra com o planejamento das atividades comemorativas à 20ª edição do Congresso de Leitura do Brasil, a ser realizada em julho de 2016. Tais atividades incluem a realização de uma sessão especial e de uma exposição – Cartografias da Memória –  visando compartilhar os resultados obtidos até o presente momento com operações realizadas na pesquisa dos Congressos de Leitura do Brasil em suas 10 primeiras edições (1978-1995).

 

  • Participação em eventos com a divulgação e venda das publicações da ALB:

 

  • 2014

Fórum Educação e Desafios do Magistério

Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: Aproximações e interlocuções entre múltiplos olhares

01 e 02 de outubro de 2014 – Unicamp/ Campinas/SP

 

  • 2015

VII Seminário Fala Outra Escola

14 a 17 de julho de 2015 – Unicamp/ Campinas/SP

VI Seminário Conexões – Deleuze e máquinas e devires e…

28 a 30 de setembro de 2015 – Unicamp/ Campinas/SP

37ª Reunião da Anped

4 a 8 de outubro de 2015 – UFSC – Florianópolis/SC

II Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-colonialismo: Pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras

26 e 27 de outubro de 2015 – Unicamp/ Campinas/SP

COPEDI – VII Congresso Paulista de Educação Infantil

4 a 7 de novembro de 2015 – UFSCAR – São Carlos/SP – com envio de títulos para vendas pela Edufscar.

O COTIDIANO DA ALB

  • Acompanhamento do funcionamento da Secretaria da ALB;

 

  • Acompanhamento dos registros contábeis da entidade;

 

 

Além das atividades regulares da entidade, ao longo dos últimos meses, esta diretoria ainda se dedicou às seguintes atividades:

  • Cadastro de associados e Emissão de boletos bancários para pagamento da anuidade da associação;

 

  • Campanha de divulgação da ALB por meio de notícias no blog e facebook;

 

  • Divulgação e convite para participação das atividades da associação, junto aos professores recentemente contratados pela Faculdade de Educação;

 

  • Reorganização do Sistema de Informática da associação para integrar a rede da Faculdade de Educação;

 

  • Avaliação do site da entidade, levantamento de necessidades e orçamentos para elaboração de novo site.

 PUBLICAÇÕES

 Por meio da publicação das revistas e livros, a associação busca acolher e divulgar trabalhos como forma de contribuir para o debate e formação de professores e profissionais da área de educação.

 

  • Revista Leitura: Teoria & Prática

 

  • Publicação dos números 63, 64 e 65 (dez/2015).
  • Coordenação da Comissão Editorial Executiva da Revista Leitura: Teoria e Prática é assumida por Davina Marques e Maria Cristiana Briani.
  • Revisão e adequação do formato da revista conforme os critérios da plataforma Scielo.

           Revista Linha Mestra

 

  • Publicação dos números 25, 26 e 27 (dez/2015).
  • Coordenação da Comissão Editorial Executiva da Revista Linha Mestra é assumida por Alik Wunder e Marcus Novaes.

A editoria das revistas busca manter a periodicidade das publicações, assim como adequar as normas e o formato da revista Leitura: Teoria e Prática, a fim de pleitear inserção na plataforma Scielo.

        Livros

 

 

 

  • Creche e Feminismo: desafios atuais para uma educação descolonizadora

Daniela Finco, Márcia Aparecida Gobbi e Ana Lúcia Goulart de Faria (Org.) – 2015

 

Coleção Hilário Fracalanza:

 

  • Leitura Literária e Mediação

Eliana Kefalás Oliveira, Giselly L. de Moraes, Cristiane M. Pepe (Org) – 2014.

 

  • Infâncias e Pós-Colonialismo: pesquisas em busca de Pedagogias descolonizadoras

Ana Lúcia Goulart de Faria, Alex Barreiro, Elina Elias de Macedo, Flávio Santiago e Solange Estanislau dos Santos (Org.) – 2015.

 

  • A Docência e a Memória: escritas e lembranças da Educação

André Luiz Paulilo (Org.) – 2015

 

  • Tecnologias, linguagens e letramentos: sociedade, educação e subjetividade

Heloísa A. de Matos Lins (Org.) – 2015

 

  • Propostas para a Educação Ambiental no Ensino Básico

Hilário Fracalanza – No Prelo

 

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

  • 20º Congresso de Leitura do Brasil

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha