Follow up e atualização 009 – 08/dezembro/2008
Atualização do site da ALB, inserindo ferramentas de interação para a realização de cursos à distância
AÇÕES EXECUTADAS
> atualização de “associe-se”, com valores para a anuidade – 2009.
> publicação do nº 11 da Revista Virtual “Linha Mestra”, relativo ao bimestre novembro-dezembro de 2008 e atualização do arquivo, com todos os números on line, à disposição dos interessados.
> inserção da seção “eleições”, retratando todo o encaminhamento do processo
> inauguração do Super Fórum da ALB, com 10 salas funcionando em paralelo
> Anais do IV Seminário Nacional “O Professor e a Leitura do Jornal” on line, base que servirá para CD-rom do evento.
> contratação de serviço Premium junto ao provedor Locaweb para sustentar o intenso tráfego dos internautas e garantir mais espaço para os acervos e outros serviços da entidade
> a pedido do Conselho Editoria da Revista LTP, inserção do índice da última revista, que agora passar a ser a página inicial desse link
> inserção do link “eleições” para divulgação das chapas e plataformas inscritas e permitir o conhecimento pelo quadro de associados da ALB
> abertura do “buscador da ALB”, via Google, que rastreia todos os conteúdos a partir de palavra ou expressão de interesse do internauta
> inauguração da seção GIRALEITURA, sistematizando os textos geradores e os comentários para efeito de análises posteriores
> inserção dos nomes dos associados, com divisão por Estado e Cidade
> inserir mais ensaios, resenhas, e seções de “leiturizando”
> abertura da seção “Leitura: Teoria & Prática”
> finalização da seção “história” da entidade
> abertura da seção “Cenários”, com resultados das enquetes
> bolação e inserção da enquete para pesquisas bimensais
> contacto com Noel Arantes para primeiro plano de curso pela ALB
> formação do Conselho Editorial da Revista Linha Mestra
> novo número da revista virtual para março-2007
> consecução do ISSN da revista Linha Mestra
> inserção das revistas LTP no shopping
> criação dos boletins virtuais “mensais”
> migração para outro provedor (da IP-Company para Locaweb)
> nova roupagem, incorporando acervos Jornal/Educação da Acorde
> instalação de fórum de discussão e enquete on-line
> avaliação do site e da nova revista virtual
> organização de produtos e abertura de shopping on-line
> criação do Boletim Virtual e da Revista “Linha Mestra”
> criação do mailing ALB via Mojo Mail (cerca de 7000 inscritos)
> criação do site do Cole e inserção off-line
> contratação de responsável pela livraria virtual e vendas (A. Canoas)
Organização e modernização da Secretaria da ALB para melhor atendimento dos associados.
AÇÕES EXECUTADAS
> dispensa da funcionária Aline, em decorrência da realidade do caixa da ALB
> solicitação à tesouraria da ALB para que balancete 2008 esteja pronto até 31/12/2008 para apresentação à nova Diretoria da ALB
> elaboração da lista do patrimônio da ALB para passar à nova Diretoria eleita (2009-2010)
> reforma e aquisição de mobiliário da ALB e adequação do espaço para acomodar materiais que ocupavam sala contígua do CEDES, no Anexo II da FE
> contratação de empresa de marcenaria para a construção de novos armários na sede da ALB bem como ajustamento da parte de decoração
> distribuição gratuita de vários materiais em estoque, que apenas faziam volume no espaço do CEDES, agora em processo de devolução plena
> devolução de mobiliário da RAC, cedido por empréstimos à ALB quando da dissolução da cooperativa ACORDE
> consulta de empresas de marcenaria para estudo de melhor ocupação da sala da sede da ALB no Anexo II da FE-Unicamp
> a pedido do CEDES (Centro de Estudos “Educação & Sociedade”, desocupação, pela ALB, de sala de estoque de livros daquela entidade
> descarte de equipamentos obsoletos e desobstrução das salas da sede da ALB
> aquisição de um Computador Lap Top: NB W7645 Dualcore 2G/160/DVDRW ITAUTEC – EAN: 7891419385528 – NCM: 8471.30.19 – Valor R$1.799,00
> aquisição de um Roteador: 3COM – Office Connect – Valor R$100,44
> recebimento do Balancete 2007 e tradução em linguagem inteligível aos associados
> descarte de equipamentos obsoletos e limpeza geral das salas da secretaria
> organização dos quadros de associados e preparação de cadastro geral
> aquisição de ar-condicionado
> aquisição de uma CPU, mouse ótico e teclado de computador em julho de 2007, valor de R$ 735,00
> aquisição de duas persianas para a janela sobre o computador interno da sede
> planejamento financeiro para 2007 (gastos fixos e investimentos)
> organização do quadro de associados, preliminar e ainda a refinar
> atualização do mobiliário da sala da sede
> organização do estoque de livros e trabalho de conservação
> consertos dos computadores
> contratação de serviços de Admir Canoas para livraria e organização da documentação interna da ALB – serviço terminado em meados de março de 2007
> troca de secretária
> pagamento de direitos trabalhistas à secretária que saiu
> limpeza de documentos e equipamentos descartáveis da sede
> revisão dos dois computadores e inserção de programas operacionais
> inventário de produtos, livros, camisetas e valores
> criação de e-mails para entidade, secretaria e Diretoria
> levantamento dos arquivos virtuais para atualização
> recebimento e alocação dos equipamentos da Acorde na sede
> estabelecimentos de rotinas iniciais para nova secretaria
> decisão do tipo de contrato com nova secretária, fixação de pro labore
> organização de livros e revistas nas prateleiras
> organização das gavetas de arquivos, separando elementos históricos
> renovação da anuidade 2007: definir estratégias
A FAZER
* aquisição de linha de celular para entidade
* organizar e dar a conhecer o RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2007 e 2008
Abertura de uma área de produção e circulação de pesquisas em leitura no âmbito da Associação.
AÇÕES EXECUTADAS
> término do levantamento completo dos resumos da Revista LTP para inserção no site da ALB
> inscrição da RODA DOS PESQUISADORES DA ALB no II SIMELP, a ser realizado em Évora, Portugal, em 2009
> participação no I SIMELP (Unicsul, 1º a 5 de setembro de 2008) organização de simpósio “Pesquisa sobre Leitura no Brasil”, seleção de trabalhos e coordenação das atividades em São Paulo
> início de estruturação de um Serviço de Apoio à Pesquisa, com o levantamento completo dos artigos publicados nos 51 números da Revista LTP
> Eliana Kefalas de Oliveira ganha o status de monitora e se propõe a sugerir atividades para dinamizar o projeto: publicação virtual.
> realização do 1º Encontro Nacional da Roda de Pesquisadores da ALB junto ao Salão do Livro Infantil e Juvenil de Goiás – Goiânia, 5 de abril de 2008
> realização de reunião presencial dos interessados no 16º COLE, com levantamento de sugestões para qualificação dos trabalhos da roda
> alimentar sistema e gerar ações de avanço
> inserção de reunião da Roda de Pesquisadores no XVI COLE
> consolidação do espaço virtual Teleduc e abertura dos trabalhos (perfil e agrupamentos)
> abertura de cadastro no site da ALB para uma roda de pesquisadores
> recepção e organização dos cadastros (+ de 60 até o momento)
> definição de momentos de organização da roda
> providência de informar os cadastrados na roda – mensagem-padrão
> consecução de espaço virtual (Teleduc) para operar a roda
A FAZER
* criar equipe responsável pelo monitoramento do trabalho
* organizar o 1º Seminário Nacional sobre Pesquisa em Leitura
* promover catálogo de pesquisas em leitura e disseminar as informações
Celebração de convênios e parcerias com entidades interessadas na promoção da leitura.
AÇÕES EXECUTADAS
> Visita do Presidente da ALB à Câmara Brasileira do Livro (SP) a fim de discutir projetos em parceria.
> Novembro e dezembro de 2008: encontros do Presidente da ALB com representantes da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, com vista à aquisição de coleção completa da Revista LTP e coleção “Leitura e Formação”, com projeto de formação continuada ao Projeto “Hora da Leitura”
> Convênio assinado com Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura – ASOEC , em 05 de setembro de 20082008)
> Convênio assinado com Associação Brasileira de Editora Universitárias – ABEU em 15 de maio de 2008
> Reforço do convite para as entidades assinarem convênio com a ALB
> Convênio com Kamuri – Núcleo de Cultura, Educação, Etnodesenvolvimento e Ação Ambiental
> Até março de 2008, convênios assinados com: Unicamp, Ação Educativa, Unicsul, Compromisso de Campinas pela Educação e Germano’s Physical Center
> Texto-padrão de convênio entregue aos coordenadores dos seminários do 16º COLE, solicitando verificação de interesse (enviado e reiterado)
> Convênio para a RAC celebrado em março/2007
> proposta de Convênio com a Unicamp
> inserção da Roda de Pesquisadores da ALB no PNLL
> reunião com o Secretário do PNLL para diálogo sobre parcerias futuras
> consulta PNLL e inscrição projeto roda pesquisadores
A FAZER
* celebração de convênios com editoras para baratear custo de livros aos associados da ALB
Organização da documentação e outros registros voltados à memória da ALB.
AÇÕES EXECUTADAS
> preparação e remessa de certificado a todos os colaboradores da ALB durante o biênio 2007-2008.
> transcrição dos resumos de todas as Revistas LTP para efeito de orientação da pesquisa e visão geral do universo de reflexões publicadas ao longo da história
> produção de um folheto institucional da ALB para a divulgação da entidade, patrocínio da Editora Global
> Início da organização para preservação dos cartazes impressos da ALB, num trabalho feito por Luciane Moreira de Oliveira
> Fotografia e retoque de todos os cartazes da ALB, num trabalho feito por Celso Palermo
> Sob a orientação de Luciane Moreira de Oliveira, produção do CD-ROM COMEMORATIVO Revista Leitura: Teoria & Prática – 25 Anos, contendo todo os conteúdos dos 10 primeiros números da revista, hoje esgotados
> Produção da exposição “25 Anos da Revista Leitura: Teoria & Prática”, levada a efeito durante o 16º COLE e organizada por Luciane Moreira de Oliveira
> Localização e separação de documentos raros para efeito de preservação
> Organização de todos os documentos impressos da ALB, por ano e assunto
> Dois TCCs pelo prof. Ezequiel Theodoro da Silva, usando ALB como objeto de pesquisa
> separação e categorização da documentação em local apropriado
> resgate de números da revista para acervo histórico
A FAZER
* transcrição e organização de fitas e iconografia
Gestão junto a organismos campineiros no sentido de promover a implantação de órgãos de difusão da leitura na cidade, gerando tecnologias que possam ser amplificadas em outras regiões brasileiras.
AÇÕES EXECUTADAS
> apresentação de idéias e propostas da ALB para o Movimento Campinas pela Educação em junho 2008
> Organização do Fórum Permanente “Desafios do Magistério” em 2007, num total de oito eventos.
> organização do IV Seminário Nacional “O Professor e a Leitura do Jornal”
> adesão ao Movimento Campinas pela Educação, coordenado pela FEAC-Campinas
> conversa com o Gerente da FEAC-Campinas para exposição dos trabalhos da ALB e possibilidades de atuação no Movimento Campinas pela Educação
> conversa com Eduardo Guimarães, assessor de cultura da reitoria da Unicamp
> conversa com Secretaria de Educação de Campinas
> conversa com RAC para manter parcerias
> conversa com PREAC e GGPE para os fóruns Desafios do Magistério – 2007
> reunião com Francisco Lagos e Coordenadoras Municipais de Cultura: Idéia: 1ª Bienal de Cultura de Campinas junto com Cole; Idéia: Pólos de Cultura e Leitura
A FAZER
* mobilização até o final da gestão da Diretoria da ALB
Promoção de melhorias na Revista Leitura: Teoria & Prática, estimulando uma maior circulação no Brasil e em países latino-americanos.
AÇÕES EXECUTADAS
> TCC de Érica Simioni, orientada por Ezequiel Theodoro da Silva, localizando os artigos sobre “interesses de leitura” nos 51 números da Revista.
> publicação da Revista nº 51 e remessa aos associados em 09 de dezembro de 2008, com carta solicitando renovação da anuidade para 2009 e divulgação da entidade junto a grupos de interessados.
> operacionalização de promoção de venda de livros e revistas em estoque via Livraria da ALB, oferta de combos nos meses de agosto, setembro e outubro de 2008
> pedido de reclassificação da Revista no sistema QUALIS
> oferta de descontos especiais de todos os produtos da ALB de modo a diminuir a quantidade em estoque
> abertura de mini-livraria em todos os eventos realizados pela entidade
> publicação do número Revista nº 50, com remessa aos associados em julho de 2008
> reuniões mensais, com atas, dos membros do Conselho Editorial externo
> indexação da revista na base de dados Clase, do México
> promoção de vendas, a 10 reais, de revistas em estoque na ALB
> entrega dos originais da Revista nº 50 À Global Editora em março de 2008
> publicação das atas das reuniões da Comissão Executiva no site da ALB
> reunião da Comissão Executiva no início de março de 2008
> publicação da Revista nº 49 em novembro de 2007, com remessa aos associados
> remessa da Revista nº 49 em dezembro de 2007, juntamente com folhetos institucionais da ALB para ampla distribuição pelos associados
> revisão dos critérios QUALIS para efeito de novo patamar a ser atingido
> organização e publicação das revistas 47, 48 e 49 em 2007
> definição de plano para comemoração dos 25 anos da Revista LTP
> redefinição do acordo com a Editora Global: troca de banners nos sites e aceite de 07 (sete) livros para edição em parceria
> ofício sustando quaisquer acordos com a Editora Mercado de Letras, solicitando informações sobre vendas e pagamentos de direitos autorais
> revisão das seções da revista e da editoração; atualização dos créditos
> discutir e definir política para publicações da ALB (Boletim, Linha Mestra e Revista LTP)
> Conversa pessoal com Editora Global sobre próximo número da revista, nº 47
> Remessa do número do 2º semestre 2006 aos associados
A FAZER
* revisão do contrato de edição da revista
* planejamento de oferta de edição virtual das próximas revistas
METAS ATINGIDAS – AÇÕES ENCERRADAS
Realização do XVI COLE em 2007 e organização de outros eventos de destaque
http://www.alb.com.br/anais16/index.htm
> produção dos ANAIS DO 16º COLE para inserção on line, distribuição restrita e vendas
> avaliação geral e parciais do evento e sua inserção no site
> produção do clipe com artigos e menções na imprensa
> envio dos certificados que não foram retirados ou que foram retocados
> ofício às entidades patrocinadoras e parceiras, com clipe
> remessa de agradecimentos aos envolvidos no processo
> evento realizado com sucesso, de 10 a 13 de julho de 2007
> divisão das equipes para atuar durante a realização do 16º Cole
> disparo da divulgação em mídias radiofônicas e televisivas
> conhecimento da recusa de apoio por parte do CNPq
> remessa de pedido de apoio para financiamento do “Caderno de Atividades e Resumos à Suzano Papel e Celulose”
> reunião com o Diretor do Espaço Cultural Museu do Lago da Unicamp visando a organização de atividades para o 16º Cole
> contratação de Luciane Moreira de Oliveira para planejar as ações do stand da ALB na VII Feira de Cultura e Arte e para organizar a mostra sobre os 25 anos da Revista Leitura: Teoria e Prática
> contratação de Cláudia Ferreira para orientar a seleção e treinamento de monitores
> produção e remessa de documentos para pedidos de apoio ao CNPq, FAPESP e FAEPEX-Unicamp
> recebimento dos folhetos e cartazes patrocinados pela Editora Global e remessa para a mala direta disponível; panfletagem no âmbito das unidades da Unicamp e universidades locais
> organização da secretaria para recebimento e processamento de inscrições
> reunião com Diretora da FE-Unicamp para necessidades e providências
> primeiro levantamento sobre necessidades de locais
> contratação de tiragem de folhetos em PB para divulgação imediata (650 reais)
> visita ao Centro de Convenções para marcação de espaços
> inserção da página de inscrições on-line, devidamente testada para segurança
> reuniões com órgãos de mídia campineira e Assessoria de Imprensa da Unicamp
> reunião com SEED-Campinas para acordos e providências da promoção conjunta
> abertura do site do evento e disparo de divulgação pela Internet
> discussões com Editora da Unicamp para VII Feira de Cultura e Arte – acordo fechado
> início da formação das comissões de trabalho (Monitorias: Cláudia Ferreira)
> consultas a parceiros (Global Editora, Banco do Brasil, Banespa, SM Editora)
> seleção de logo e contratação profissional para peças da folheteria
> organização geral da estrutura e texto correspondente
> garantia dos locais previstos e aumento de salas
> produção e revisão do texto sobre temário “Armadilhas…”
> decisão sobre seminários e agilização dos contactos, com prazos
> comunicação com os coordenadores
> desistência de 01 seminário e imediata reposição
> sugestão de nomes para programação geral ou comum do evento
> diálogo com empresa de turismo para recepção, passagem, hotelaria, etc
> organização básica do site do COLE, no ar, off line
> solicitação de logo do evento
> pré-lançamento oficial do evento em 21/março/2007, no Fórum Desafios do Magistério
> recebimento e organização dos programas dos seminários
Revisão e atualização dos estatutos da ALB, adequando-os à legislação em vigor.
http://www.alb.com.br/entidade/jan1_estatutos.asp
> registro dos novos Estatutos da ALB em cartório de Campinas
> atualização dos estatutos com as modificações aprovadas, envio do novo estatuto para registro em cartório e publicação no site da ALB
> submeter mudanças aos associados 2007 durante a Assembléia Geral Ordinária no 16º COLE
> primeira formação do Conselho Consultivo e divulgação à comunidade
> início da formação dos Conselhos – indicações e convites
> tema pautado para Assembléia Bianual do 16º COLE
> estudo do Código Civil e necessidades
> providências no cartório – o que temos de apresentar
leitura preliminar dos atuais estatutos para retoques necessários
> redação preliminar das modificações necessárias
Organização de uma Revista Virtual, com periodicidade bimestral e de um Boletim Virtual Mensal
http://www.alb.com.br/pag_revista.asp
http://www.alb.com.br/pag_boletim.asp
> publicação de 15 boletins mensais, que permanecem on line no site
> publicação de 7 números bimensais de Linha Mestra em 2007, formando a seção “arquivos” com todos os números on line
> consulta ao Conselho Editorial da Revista “Linha Mestra” sobre possíveis melhorias do veículo em 2008
> avaliação interna do veículo e suas seções
> avaliação do Boletim Virtual e suas seções
> formação do Conselho Editorial da Revista Linha Mestra
> Revista Linha Mestra e Boletim no ar desde 1º de dezembro de 2006
> avaliações positivas da comunidade, poucas críticas e sugestões
> avaliações positivas dos membros da atual diretoria