Programa em Ação 2007 – 2008

Follow up e atualização 009 – 08/dezembro/2008

Atualização do site da ALB, inserindo ferramentas de interação para a realização de cursos à distância
AÇÕES EXECUTADAS

> atualização de “associe-se”, com valores para a anuidade – 2009.

> publicação do nº 11 da Revista Virtual “Linha Mestra”, relativo ao bimestre novembro-dezembro de 2008 e atualização do arquivo, com todos os números on line, à disposição dos interessados.

> inserção da seção “eleições”, retratando todo o encaminhamento do processo

> inauguração do Super Fórum da ALB, com 10 salas funcionando em paralelo

> Anais do IV Seminário Nacional “O Professor e a Leitura do Jornal” on line, base que servirá para CD-rom do evento.

> contratação de serviço Premium junto ao provedor Locaweb para sustentar o intenso tráfego dos internautas e garantir mais espaço para os acervos e outros serviços da entidade

> a pedido do Conselho Editoria da Revista LTP, inserção do índice da última revista, que agora passar a ser a página inicial desse link

> inserção do link “eleições” para divulgação das chapas e plataformas inscritas e permitir o conhecimento pelo quadro de associados da ALB

> abertura do “buscador da ALB”, via Google, que rastreia todos os conteúdos a partir de palavra ou expressão de interesse do internauta

> inauguração da seção GIRALEITURA, sistematizando os textos geradores e os comentários para efeito de análises posteriores

> inserção dos nomes dos associados, com divisão por Estado e Cidade

> inserir mais ensaios, resenhas, e seções de “leiturizando”

> abertura da seção “Leitura: Teoria & Prática”

> finalização da seção “história” da entidade
> abertura da seção “Cenários”, com resultados das enquetes

> bolação e inserção da enquete para pesquisas bimensais
> contacto com Noel Arantes para primeiro plano de curso pela ALB

> formação do Conselho Editorial da Revista Linha Mestra

> novo número da revista virtual para março-2007

> consecução do ISSN da revista Linha Mestra
> inserção das revistas LTP no shopping

> criação dos boletins virtuais “mensais”

> migração para outro provedor (da IP-Company para Locaweb)
> nova roupagem, incorporando acervos Jornal/Educação da Acorde
> instalação de fórum de discussão e enquete on-line
> avaliação do site e da nova revista virtual
> organização de produtos e abertura de shopping on-line
> criação do Boletim Virtual e da Revista “Linha Mestra”
> criação do mailing ALB via Mojo Mail (cerca de 7000 inscritos)

> criação do site do Cole e inserção off-line

> contratação de responsável pela livraria virtual e vendas (A. Canoas)

Organização e modernização da Secretaria da ALB para melhor atendimento dos associados.
AÇÕES EXECUTADAS

> dispensa da funcionária Aline, em decorrência da realidade do caixa da ALB

> solicitação à tesouraria da ALB para que balancete 2008 esteja pronto até 31/12/2008 para apresentação à nova Diretoria da ALB

> elaboração da lista do patrimônio da ALB para passar à nova Diretoria eleita (2009-2010)

> reforma e aquisição de mobiliário da ALB e adequação do espaço para acomodar materiais que ocupavam sala contígua do CEDES, no Anexo II da FE

> contratação de empresa de marcenaria para a construção de novos armários na sede da ALB bem como ajustamento da parte de decoração

> distribuição gratuita de vários materiais em estoque, que apenas faziam volume no espaço do CEDES, agora em processo de devolução plena

> devolução de mobiliário da RAC, cedido por empréstimos à ALB quando da dissolução da cooperativa ACORDE

> consulta de empresas de marcenaria para estudo de melhor ocupação da sala da sede da ALB no Anexo II da FE-Unicamp

> a pedido do CEDES (Centro de Estudos “Educação & Sociedade”, desocupação, pela ALB, de sala de estoque de livros daquela entidade

> descarte de equipamentos obsoletos e desobstrução das salas da sede da ALB

> aquisição de um Computador Lap Top: NB W7645 Dualcore 2G/160/DVDRW ITAUTEC – EAN: 7891419385528 – NCM: 8471.30.19 – Valor R$1.799,00
> aquisição de um Roteador: 3COM – Office Connect – Valor R$100,44

> recebimento do Balancete 2007 e tradução em linguagem inteligível aos associados

> descarte de equipamentos obsoletos e limpeza geral das salas da secretaria

> organização dos quadros de associados e preparação de cadastro geral

> aquisição de ar-condicionado

> aquisição de uma CPU, mouse ótico e teclado de computador em julho de 2007, valor de R$ 735,00
> aquisição de duas persianas para a janela sobre o computador interno da sede

> planejamento financeiro para 2007 (gastos fixos e investimentos)

> organização do quadro de associados, preliminar e ainda a refinar

> atualização do mobiliário da sala da sede

> organização do estoque de livros e trabalho de conservação

> consertos dos computadores

> contratação de serviços de Admir Canoas para livraria e organização da documentação interna da ALB – serviço terminado em meados de março de 2007

> troca de secretária
> pagamento de direitos trabalhistas à secretária que saiu
> limpeza de documentos e equipamentos descartáveis da sede
> revisão dos dois computadores e inserção de programas operacionais
> inventário de produtos, livros, camisetas e valores
> criação de e-mails para entidade, secretaria e Diretoria
> levantamento dos arquivos virtuais para atualização
> recebimento e alocação dos equipamentos da Acorde na sede
> estabelecimentos de rotinas iniciais para nova secretaria

> decisão do tipo de contrato com nova secretária, fixação de pro labore

> organização de livros e revistas nas prateleiras

> organização das gavetas de arquivos, separando elementos históricos

> renovação da anuidade 2007: definir estratégias
A FAZER
* aquisição de linha de celular para entidade

* organizar e dar a conhecer o RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2007 e 2008
Abertura de uma área de produção e circulação de pesquisas em leitura no âmbito da Associação.
AÇÕES EXECUTADAS

> término do levantamento completo dos resumos da Revista LTP para inserção no site da ALB

> inscrição da RODA DOS PESQUISADORES DA ALB no II SIMELP, a ser realizado em Évora, Portugal, em 2009

> participação no I SIMELP (Unicsul, 1º a 5 de setembro de 2008) organização de simpósio “Pesquisa sobre Leitura no Brasil”, seleção de trabalhos e coordenação das atividades em São Paulo

> início de estruturação de um Serviço de Apoio à Pesquisa, com o levantamento completo dos artigos publicados nos 51 números da Revista LTP

> Eliana Kefalas de Oliveira ganha o status de monitora e se propõe a sugerir atividades para dinamizar o projeto: publicação virtual.

> realização do 1º Encontro Nacional da Roda de Pesquisadores da ALB junto ao Salão do Livro Infantil e Juvenil de Goiás – Goiânia, 5 de abril de 2008

> realização de reunião presencial dos interessados no 16º COLE, com levantamento de sugestões para qualificação dos trabalhos da roda

> alimentar sistema e gerar ações de avanço

> inserção de reunião da Roda de Pesquisadores no XVI COLE

> consolidação do espaço virtual Teleduc e abertura dos trabalhos (perfil e agrupamentos)

> abertura de cadastro no site da ALB para uma roda de pesquisadores
> recepção e organização dos cadastros (+ de 60 até o momento)
> definição de momentos de organização da roda
> providência de informar os cadastrados na roda – mensagem-padrão
> consecução de espaço virtual (Teleduc) para operar a roda
A FAZER
* criar equipe responsável pelo monitoramento do trabalho
* organizar o 1º Seminário Nacional sobre Pesquisa em Leitura

* promover catálogo de pesquisas em leitura e disseminar as informações
Celebração de convênios e parcerias com entidades interessadas na promoção da leitura.
AÇÕES EXECUTADAS

> Visita do Presidente da ALB à Câmara Brasileira do Livro (SP) a fim de discutir projetos em parceria.

> Novembro e dezembro de 2008: encontros do Presidente da ALB com representantes da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, com vista à aquisição de coleção completa da Revista LTP e coleção “Leitura e Formação”, com projeto de formação continuada ao Projeto “Hora da Leitura”

> Convênio assinado com Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura – ASOEC , em 05 de setembro de 20082008)

> Convênio assinado com Associação Brasileira de Editora Universitárias – ABEU em 15 de maio de 2008

> Reforço do convite para as entidades assinarem convênio com a ALB

> Convênio com Kamuri – Núcleo de Cultura, Educação, Etnodesenvolvimento e Ação Ambiental

> Até março de 2008, convênios assinados com: Unicamp, Ação Educativa, Unicsul, Compromisso de Campinas pela Educação e Germano’s Physical Center

> Texto-padrão de convênio entregue aos coordenadores dos seminários do 16º COLE, solicitando verificação de interesse (enviado e reiterado)

> Convênio para a RAC celebrado em março/2007

> proposta de Convênio com a Unicamp

> inserção da Roda de Pesquisadores da ALB no PNLL

> reunião com o Secretário do PNLL para diálogo sobre parcerias futuras

> consulta PNLL e inscrição projeto roda pesquisadores
A FAZER

* celebração de convênios com editoras para baratear custo de livros aos associados da ALB
Organização da documentação e outros registros voltados à memória da ALB.

AÇÕES EXECUTADAS

> preparação e remessa de certificado a todos os colaboradores da ALB durante o biênio 2007-2008.

> transcrição dos resumos de todas as Revistas LTP para efeito de orientação da pesquisa e visão geral do universo de reflexões publicadas ao longo da história

> produção de um folheto institucional da ALB para a divulgação da entidade, patrocínio da Editora Global

> Início da organização para preservação dos cartazes impressos da ALB, num trabalho feito por Luciane Moreira de Oliveira

> Fotografia e retoque de todos os cartazes da ALB, num trabalho feito por Celso Palermo

> Sob a orientação de Luciane Moreira de Oliveira, produção do CD-ROM COMEMORATIVO Revista Leitura: Teoria & Prática – 25 Anos, contendo todo os conteúdos dos 10 primeiros números da revista, hoje esgotados
> Produção da exposição “25 Anos da Revista Leitura: Teoria & Prática”, levada a efeito durante o 16º COLE e organizada por Luciane Moreira de Oliveira

> Localização e separação de documentos raros para efeito de preservação

> Organização de todos os documentos impressos da ALB, por ano e assunto

> Dois TCCs pelo prof. Ezequiel Theodoro da Silva, usando ALB como objeto de pesquisa

> separação e categorização da documentação em local apropriado

> resgate de números da revista para acervo histórico

A FAZER

* transcrição e organização de fitas e iconografia
Gestão junto a organismos campineiros no sentido de promover a implantação de órgãos de difusão da leitura na cidade, gerando tecnologias que possam ser amplificadas em outras regiões brasileiras.
AÇÕES EXECUTADAS

> apresentação de idéias e propostas da ALB para o Movimento Campinas pela Educação em junho 2008

> Organização do Fórum Permanente “Desafios do Magistério” em 2007, num total de oito eventos.

> organização do IV Seminário Nacional “O Professor e a Leitura do Jornal”

> adesão ao Movimento Campinas pela Educação, coordenado pela FEAC-Campinas

> conversa com o Gerente da FEAC-Campinas para exposição dos trabalhos da ALB e possibilidades de atuação no Movimento Campinas pela Educação

> conversa com Eduardo Guimarães, assessor de cultura da reitoria da Unicamp

> conversa com Secretaria de Educação de Campinas
> conversa com RAC para manter parcerias
> conversa com PREAC e GGPE para os fóruns Desafios do Magistério – 2007
> reunião com Francisco Lagos e Coordenadoras Municipais de Cultura: Idéia: 1ª Bienal de Cultura de Campinas junto com Cole; Idéia: Pólos de Cultura e Leitura
A FAZER
* mobilização até o final da gestão da Diretoria da ALB

Promoção de melhorias na Revista Leitura: Teoria & Prática, estimulando uma maior circulação no Brasil e em países latino-americanos.
AÇÕES EXECUTADAS

> TCC de Érica Simioni, orientada por Ezequiel Theodoro da Silva, localizando os artigos sobre “interesses de leitura” nos 51 números da Revista.

> publicação da Revista nº 51 e remessa aos associados em 09 de dezembro de 2008, com carta solicitando renovação da anuidade para 2009 e divulgação da entidade junto a grupos de interessados.

> operacionalização de promoção de venda de livros e revistas em estoque via Livraria da ALB, oferta de combos nos meses de agosto, setembro e outubro de 2008

> pedido de reclassificação da Revista no sistema QUALIS

> oferta de descontos especiais de todos os produtos da ALB de modo a diminuir a quantidade em estoque

> abertura de mini-livraria em todos os eventos realizados pela entidade

> publicação do número Revista nº 50, com remessa aos associados em julho de 2008

> reuniões mensais, com atas, dos membros do Conselho Editorial externo

> indexação da revista na base de dados Clase, do México

> promoção de vendas, a 10 reais, de revistas em estoque na ALB

> entrega dos originais da Revista nº 50 À Global Editora em março de 2008

> publicação das atas das reuniões da Comissão Executiva no site da ALB

> reunião da Comissão Executiva no início de março de 2008

> publicação da Revista nº 49 em novembro de 2007, com remessa aos associados

> remessa da Revista nº 49 em dezembro de 2007, juntamente com folhetos institucionais da ALB para ampla distribuição pelos associados

> revisão dos critérios QUALIS para efeito de novo patamar a ser atingido

> organização e publicação das revistas 47, 48 e 49 em 2007

> definição de plano para comemoração dos 25 anos da Revista LTP

> redefinição do acordo com a Editora Global: troca de banners nos sites e aceite de 07 (sete) livros para edição em parceria
> ofício sustando quaisquer acordos com a Editora Mercado de Letras, solicitando informações sobre vendas e pagamentos de direitos autorais
> revisão das seções da revista e da editoração; atualização dos créditos

> discutir e definir política para publicações da ALB (Boletim, Linha Mestra e Revista LTP)

> Conversa pessoal com Editora Global sobre próximo número da revista, nº 47
> Remessa do número do 2º semestre 2006 aos associados
A FAZER
* revisão do contrato de edição da revista

* planejamento de oferta de edição virtual das próximas revistas

METAS ATINGIDAS – AÇÕES ENCERRADAS
Realização do XVI COLE em 2007 e organização de outros eventos de destaque
http://www.alb.com.br/anais16/index.htm

> produção dos ANAIS DO 16º COLE para inserção on line, distribuição restrita e vendas

> avaliação geral e parciais do evento e sua inserção no site

> produção do clipe com artigos e menções na imprensa

> envio dos certificados que não foram retirados ou que foram retocados

> ofício às entidades patrocinadoras e parceiras, com clipe

> remessa de agradecimentos aos envolvidos no processo

> evento realizado com sucesso, de 10 a 13 de julho de 2007

> divisão das equipes para atuar durante a realização do 16º Cole

> disparo da divulgação em mídias radiofônicas e televisivas

> conhecimento da recusa de apoio por parte do CNPq

> remessa de pedido de apoio para financiamento do “Caderno de Atividades e Resumos à Suzano Papel e Celulose”

> reunião com o Diretor do Espaço Cultural Museu do Lago da Unicamp visando a organização de atividades para o 16º Cole

> contratação de Luciane Moreira de Oliveira para planejar as ações do stand da ALB na VII Feira de Cultura e Arte e para organizar a mostra sobre os 25 anos da Revista Leitura: Teoria e Prática

> contratação de Cláudia Ferreira para orientar a seleção e treinamento de monitores

> produção e remessa de documentos para pedidos de apoio ao CNPq, FAPESP e FAEPEX-Unicamp

> recebimento dos folhetos e cartazes patrocinados pela Editora Global e remessa para a mala direta disponível; panfletagem no âmbito das unidades da Unicamp e universidades locais
> organização da secretaria para recebimento e processamento de inscrições

> reunião com Diretora da FE-Unicamp para necessidades e providências

> primeiro levantamento sobre necessidades de locais

> contratação de tiragem de folhetos em PB para divulgação imediata (650 reais)

> visita ao Centro de Convenções para marcação de espaços

> inserção da página de inscrições on-line, devidamente testada para segurança

> reuniões com órgãos de mídia campineira e Assessoria de Imprensa da Unicamp

> reunião com SEED-Campinas para acordos e providências da promoção conjunta

> abertura do site do evento e disparo de divulgação pela Internet

> discussões com Editora da Unicamp para VII Feira de Cultura e Arte – acordo fechado

> início da formação das comissões de trabalho (Monitorias: Cláudia Ferreira)

> consultas a parceiros (Global Editora, Banco do Brasil, Banespa, SM Editora)

> seleção de logo e contratação profissional para peças da folheteria

> organização geral da estrutura e texto correspondente
> garantia dos locais previstos e aumento de salas
> produção e revisão do texto sobre temário “Armadilhas…”
> decisão sobre seminários e agilização dos contactos, com prazos
> comunicação com os coordenadores
> desistência de 01 seminário e imediata reposição
> sugestão de nomes para programação geral ou comum do evento
> diálogo com empresa de turismo para recepção, passagem, hotelaria, etc
> organização básica do site do COLE, no ar, off line
> solicitação de logo do evento

> pré-lançamento oficial do evento em 21/março/2007, no Fórum Desafios do Magistério

> recebimento e organização dos programas dos seminários
Revisão e atualização dos estatutos da ALB, adequando-os à legislação em vigor.

http://www.alb.com.br/entidade/jan1_estatutos.asp

> registro dos novos Estatutos da ALB em cartório de Campinas

> atualização dos estatutos com as modificações aprovadas, envio do novo estatuto para registro em cartório e publicação no site da ALB

> submeter mudanças aos associados 2007 durante a Assembléia Geral Ordinária no 16º COLE
> primeira formação do Conselho Consultivo e divulgação à comunidade

> início da formação dos Conselhos – indicações e convites

> tema pautado para Assembléia Bianual do 16º COLE

> estudo do Código Civil e necessidades
> providências no cartório – o que temos de apresentar
leitura preliminar dos atuais estatutos para retoques necessários

> redação preliminar das modificações necessárias
Organização de uma Revista Virtual, com periodicidade bimestral e de um Boletim Virtual Mensal
http://www.alb.com.br/pag_revista.asp

http://www.alb.com.br/pag_boletim.asp

> publicação de 15 boletins mensais, que permanecem on line no site

> publicação de 7 números bimensais de Linha Mestra em 2007, formando a seção “arquivos” com todos os números on line

> consulta ao Conselho Editorial da Revista “Linha Mestra” sobre possíveis melhorias do veículo em 2008

> avaliação interna do veículo e suas seções
> avaliação do Boletim Virtual e suas seções

> formação do Conselho Editorial da Revista Linha Mestra

> Revista Linha Mestra e Boletim no ar desde 1º de dezembro de 2006
> avaliações positivas da comunidade, poucas críticas e sugestões
> avaliações positivas dos membros da atual diretoria

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha