Associação de Leitura do Brasil
Diretoria
Antonio Carlos Amorim (Presidente) – acamorim@alb.com.br
Ana Lúcia Horta Nogueira (Vice-Presidente)
Alik Wunder (1ª Secretária)
Davina Marques (2ª Secretária)
Alda Regina Tognini Romaguera (1ª Tesoureira)
Ubirajara Alencar Rodrigues (2º Tesoureiro)
Organizamos este relatório de gestão apresentando, brevemente, as ações que priorizamos e realizamos tendo como parâmetro a nossa carta-programa de candidatura em junho de 2012.
Total de associados em agosto de 2013 – 86 (oitenta e seis). A entidade não sobrevive com este patamar de associados, o que exige uma política de filiação diversificada à que temos instaurado e que visa, essencialmente, ao retorno aos associados de possibilidades de aquisição de livros e revistas de qualidade acadêmica.
1. INSERÇÃO POLÍTICO-ACADÊMICA DA ALB
ü Envolvimento em Campanhas e Apoio a Movimentos em Defesa da Educação;
ü Subscrição e Participação como Membro Parceiro do Manifesto Por um Brasil Literário – http://www2.brasilliterario.org.br/pt/home;
ü Participação no 15º Salão do Livro Infantil e Juvenil da FNLIJ, especialmente da discussão política no Seminário Retratos da Leitura do Brasil;
ü Doação de 4000 (quatro mil) exemplares da Revista Leitura: Teoria & Prática para as escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro que participaram do 15º Salão da FNLIJ, em junho de 2013;
ü Doação de livros e revistas, editados pela ALB, aos participantes do III Seminário do LELIT em Santarém, PA;
ü Participação do IV SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, em julho de 2013, com coordenação de simpósio relacionado à roda de pesquisadores da ALB;
ü Apoio ao 7º. Seminário Educação e Leitura, que ocorrerá em novembro de 2013, na UFRN, Natal;
ü Assinaturas de cartas destinadas aos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, somando forças às demais entidades científicas do campo da educação, em favor de temas essenciais à área;
ü Participação de reunião no I Seminário Brasileiro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), em Belo Horizonte, no mês de julho de 2013;
ü Solicitação formal à Faculdade de Educação da Unicamp de ampliação de espaço físico atual da sede da Diretoria da Associação de Leitura do Brasil.
2. O COTIDIANO DA ALB
O empenho em continuar com o ágil funcionamento da Secretaria da ALB.
Cursos de Formação Continuada para Professores
ü Contratação de serviços de representação comercial da ALB para atuar junto a Secretarias Municipais de Educação da Região Metropolitana de Campinas, visando propor parcerias de formação continuada no campo da leitura de imagens e palavras;
ü Doação de uma coleção completa da Revista Leitura: Teoria & Prática para cada Secretaria Municipal de Educação interessada em agendar reunião para apresentação das nossas propostas.
Oficinas de leitura e criação com palavras e imagens
ü Edital SESI-SP, com previsão para desenvolvimento das oficinas no segundo semestre de 2013;
ü Projeto de Extensão, com atuação de bolsistas de diferentes cursos da Unicamp, para desenvolvimento de Núcleo de Leitura Fabulografias dentro do Movimento por um Brasil Literário.
BLOG da ALB
ü dinamização da comunicação com associados e interessados;
ü divulgação de projetos e temas relacionados à ALB.
PROJETOS DE PESQUISA
A continuidade na manutenção e organização da documentação e outros registros voltados à memória da ALB, bem como a implementação de estudos que visem ao registro e à discussão dessas memórias. Este trabalho foi realizado pelo Grupo ALLE da Faculdade de Educação da Unicamp, e tem como novo produto o que está no blog dos 30 anos de ALB – http://www.alb30anos.com/.
Proposição de projeto de pesquisa em parceria com o Instituto Pró-Livro para avaliação e perspectivas dos resultados da última pesquisa Retratos da Leitura do Brasil.
PUBLICAÇÕES
a. Revista Leitura: Teoria & Prática
ü Qualis A2 Letras/Linguística, História e Interdisciplinar; Qualis B1 Educação;
ü Publicação dos números 59 e 60 (+ Suplemento Especial em Homenagem ao prof. Milton José de Almeida);
ü Disponibilização da revista on-line: http://ltp.emnuvens.com.br/ltp;
ü A partir do n. 60, a LTP é coeditada pela Editora SESI-SP;
ü Nova editoria executiva da LTP é assumida por Davina Marques.
b. Revista Linha Mestra
ü Qualis B3 Letras/Linguística; Qualis B3 Educação;
ü publicação do número 22 e preparação do n.23;
ü Nova editoria científica da Linha Mestra é assumida por Alik Wunder e Alda Romaguera.
c. Livros
ü Coleção Conexões Deleuze (com a editora DPetrus et alii. Publicação do volume 4 – Deleuze e Política e Resistência e …) Financiamento: Capes.
ü Coleção Hilário Fracalanza (com a Editora Leitura Crítica. Publicação dos livros O Magistério e a Mídia – Ezequiel Theodoro da Silva (org.); Juventude e emprego: educar para qual trabalho? – Aparecida Neri de Souza (org.); e Educomunicação, redes sociais e interatividade – Cecília Pavani, Cristiane Parente e Fabiano Ormaneze (orgs.). Financiamentos: ALB, Editora Leitura Crítica e Associação Nacional de Jornais.
ü Livro Multitão, experimentações, limites, disjunções, artes e ciências, organizado por Susana Dias, Elenise Cristina Pires Andrade e A. C. Amorim, e coeditado pela Editora da Universidade Estadual de Feira de Santana. Financiamento: CNPq.
EVENTOS
Apoio a eventos nacionais da área da leitura e formação leitora:
15º Salão da FNLIJ;
III Lelit;
7º SEL;
I Congresso da ABAlf.
Preparação do VII Seminário “O Professor e a Leitura de Jornal” – Educação, Comunicação e Sociedade do Espetáculo – 24 e 25 de abril de 2014, conjuntamente com a RAC, Correio Escola e ANJ.
Fóruns “Desafios de Magistério”
ü http://alb.com.br/node/4
ü http://alb.com.br/notas-balanco-desafios-magisterio
Preparação do 19º COLE – Leituras sem margens – de 22 a 25 de julho de 2014, na Unicamp.