Síntese da Reunião da Diretoria da ALB – 26 de janeiro

Presenças confirmadas: Antonio Carlos de Amorim, Gabriela Fiorin Rigotti, Alik Wunder, Ana Lúcia Horta Nogueira, Davina Marques e Ubirajara de Alencar Rodrigues.

 

A reunião iniciou-se com a apresentação dos novos membros da diretoria e da equipe da secretaria. Informes da Secretaria. Inicialmente, foi discutido sobre os problemas financeiros que a ALB está enfrentando decorrente do atraso na entrega da Ata de Eleição que está no Cartório para ser registrada.  O prazo da mesma para ficar pronta é até 07 de fevereiro. Antonio Carlos vai até o Banco amanhã conversar com a Sandra (gerente da conta), para saber se há outra forma de agilizarmos isso, pois no início do mês de fevereiro a ALB tem compromissos de pagamentos de impostos, salários, faturas, refeição na cantina. Foi cogitado também a mudança de banco. Como segundo item dos Informes, Íris pediu um aumento salarial para ela e também para a Lucy. Antonio Carlos perguntou o horário de trabalho da Íris, qual serviço ela executa na ALB e disse que vai estudar uma proposta a ser apresentada posteriormente. Foi definida a função da Íris apenas para a área de publicações em trabalho de 20h semanais, também ficou indicado que vai ser contratada uma secretária para trabalhar no Cole no período de um ano e 40h semanais. A respeito do aumento salarial da Lucy, o mesmo será discutido na ocasião da data-base. O terceiro ponto dos Informes foram os problemas com o novo site da ALB: foram identificados vários problemas como: as dificuldades de pagamento da anuidade que os usuários têm encontrado, não conseguem acessar o boleto bancário ou o pagamento por cartão, a migração dos anais do 17º Cole no site, a migração dos anais dos seminários e não colocação dos anais do 5º Seminário.  Vêm ocorrendo várias solicitações de usuário que querem acessá-lo. Ficou definido que será marcada uma reunião com a equipe do Chuva.com para a próxima quarta-feira (02 de fevereiro) às 14h (a confirmar) para conversarmos sobre esses problemas, e também da necessidade de criação de um site para as inscrições do Cole. Vão ser solicitados pela Lucy ao José (Chuva.com) endereços de e-mail para toda a diretoria. Foi pedido a todos os membros da diretoria que façam uma assinatura para ser digitalizada, que seja diferente da assinatura utilizada em documentos. Vai ser feita uma cotação em gráfica para a confecção de cartões de visitas para a diretoria, serão cartões somente com os dados da ALB e cartões com o nome do Antonio Carlos (Presidente). Também será mandado fazer carimbos para essa diretoria. Informes da área de Publicações: Revista Leitura: Teoria e Prática, Gabriela apresentou os objetivos, direcionamentos e desafios da revista: necessidade de mudança de alguns membros do Conselho Editorial, necessidade de sugestão de novos nomes pela diretoria da ALB, em especial pesquisadores estrangeiros, necessidade de aumentar a qualificação (B1 – QUALIS) da revista com busca de financiamento no CNPq, ampliação das publicações de autores estrangeiros entre outros aspectos a serem pesquisados; digitalização da revista pela ALB a partir de financiamento e venda dos exemplares no site, sem deixar de produzir os exemplares impressos. Diante do trabalho excelente que vem realizando, optou-se por manter a Rosalia como a artista criadora de capas quando necessário; caso esta não possa permanecer, buscar outra pessoa para a função. Para o nº56, necessidade do texto de divulgação do 18º Cole e texto literário. Sugestão para o texto literário: Alda Romaguera. Revista Virtual Linha Mestra: apresentação dos objetivos e dificuldades da revista on-line. Sugestão de Antonio Carlos de um jornal on-line ligado à Roda de Pesquisadores com sessões organizadas por diferentes grupos de pesquisa. A definir se este seria uma continuidade da Linha Mestra ou não. Informes do Desafios do Magistério: Informes dados por Antonio Carlos sobre a forma de organização dos eventos no ano de 2011. Esses fóruns são coordenados pela Profª. Lílian da Faculdade de Educação com co-realização de grupos de pesquisa da FE, da ALB e da RAC. Apresentação dos temas definidos em reunião anterior com a participação da Lílian, Cecília Pavani e Fabiano (RAC) e Antonio Carlos. Sugeriu-se  um rodízio da diretoria para a representação da ALB na abertura dos fóruns durantes o ano de 2011. Na ALB, Lília coordenará o projeto de memória da instituição.Deliberação. Foram definidos os dias das reuniões da diretoria e da Revista Leitura: Teoria e Prática no primeiro semestre de 2011, as primeiras segundas-feiras do mês, reunião da diretoria e terceiras segundas-feiras do mês, revista LTP, no horário das 13h00 às 16h30.18º Cole: a data já está definida, 11 a 15 de julho de 2011 no Ginásio e Centro de Convenções da Unicamp, que já estão reservados. Ofícios já foram enviados as faculdades e institutos da Unicamp, solicitando a reserva de salas de aulas para as comunicações, e ainda não vieram as respostas. Serão mantidos os mesmo eixos dos anos anteriores, no entanto não haverá mesas-redondas dentro de cada eixo. Cada eixo organizará a sua maneira a participação dos dois pesquisadores convidados (Conferência de abertura, apresentação oral encomendada…). Sugestões para organização do 18º Cole: mudança da Feira do Livro, Gabriela apresentou o modelo da Festa Literária Internacional de Paraty como formato interessante (convidar uma livraria para vender os livros ligados aos temas do Cole em especial com autores presentes, com autógrafos e conversas), Antonio Carlos apresenta proposta de rodas de leitura em que o autor faz leitura de sua obra, Lucy apresenta a proposta da ALB receber livros consignados e fazer a venda destes de autores presentes ao evento. Dúvidas sobre esvaziamento do espaço e sobre a capacidade administrativa da ALB para realizar esta mudança. Outras propostas: cada eixo oferecer um mini-curso, realização de rodas de conversa com outras associações sobre temas em debate (censura de livros nas escolas, normas de homogeneização da língua portuguesa, as diversas formas de exposição de obras literárias dentre outros…), performances, música em espaço especial (a definir) no formato sarau. Discussão sobre as potencialidades dos diferentes temas apresentados pela nova diretoria aos associados e pesquisadores ligados a ALB ao final de 2010, necessidade de definição do tema a partir dos comentários recebidos via e-mail bem como do logo para a divulgaçã, isasao será definido até 15 de fevereiro pela diretoria. Enquanto não for definida apresentação no site apenas da data do 18º Cole. Data de envio de trabalhos pode ser para o início de março e final de abril.

Antonio Carlos agradeceu a todos pela presença e encerrou a reunião.

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