Síntese da Reunião de Diretoria da ALB – 07 de maio

Síntese da Reunião de Diretoria da ALB – 07 de maio de 2012.

Presenças confirmadas: Antonio Carlos Amorim, Ana Lúcia Horta Nogueira, Davina Marques, Gabriela Fiorin Rigotti, Alik Wunder e Ubirajara de Alencar Rodrigues.

1.Informes1.1. Secretaria da ALB – Lucy informou que no momento a ALB está com 974 associados entre pessoa física e pessoa jurídica. Antonio Carlos disse que estamos muito bem em número de associados pensando que em novembro de 2011 a ALB tinha apenas 89 associados. Ana Lúcia perguntou se dentro desse número tem as pessoas inscritas no Cole, Lucy lhe disse que com certeza, mas que ainda não tinha um número de inscritos no Cole até o momento, pois como a Yara (da empresa Qualis A) está envolvida com as avaliações dos trabalhos, ainda não mandou um relatório final. Antonio Carlos disse que provavelmente o número de inscritos no 18º Cole não chegará a 3.000. 1.2. Tesouraria da ALB – Davina disse que está tudo bem com a tesouraria da ALB. Ela aproveitou para informar que foi a São Paulo participar de um curso “Conversas ao Pé da Página” nos dias 02 e 03 de maio. 1.3. Setor de publicações. Envio da Revista Leitura: Teoria e Prática para avaliação ANPEd – A ALB recebeu uma carta da Comissão de Avaliação de Periódicos da Área de Educação da ANPEd (em anexo). Antonio Carlos perguntou se a ALB já enviou outras vezes a Revista para ser avaliada pela ANPEd e a Lucy disse que nunca foi solicitado o envio. 1.4. Curso de formação continuada na Prefeitura Municipal de Cerquilho – Davina foi a Cerquilho ministrar um curso de capacitação “Leitura e Produção de Textos”, para professores do Ensino Fundamental da rede Municipal de Ensino, segundo ela o curso feito em São Paulo ajudou para esse curso. Por conta desse curso em Cerquilho, ela pegou livros da Coleção Leitura e Formação que temos na ALB, leu vários artigos que a ajudaram também na preparação do curso. Ao todo 77 professores estavam na lista para fazer o curso, mas neste módulo, somente 40 foram sorteados para participarem do curso. Ela levou como brinde revistas, Cd’s de Coles anteriores e também do 5º Seminário. Levou todos os livros da Coleção para mostrar aos professores e inclusive vendeu um exemplar. O curso foi apostilado pela secretaria.  2. Para Ciência 2.1. Projeto 18º Cole – pedidos de financiamento – 2.2. 14º Salão do Livro de Literatura Infantil e Juvenil – FNLIJ – 28 e 29 de abril de 2012 – Rio de Janeiro.  3. Deliberação – 3.1. Organização do 18º Cole – avaliação dos trabalhos completos, número de inscritos, espaço físico, patrocinadores e homenageados do 18º Cole. Informes da coordenação geral do evento, destacando-se a necessidade de buscarmos outras fontes de financiamento, além das inscrições e das agências de fomento, devido, especialmente, aos custos com o aluguel d espaços físicos da Unicamp. 3.2. Feira Literária e de Arte – Alik apresentou projeto para a Feira, com convidados e organização de espaço físico. Decidimos que o tamanho da Feira dependerá do financiamento externo ao 18o Cole. 3.3. Projeto 30 anos da ALB – Organização do blog com informações e documentos para serem lançados no 18o Cole. 3.4. Abertura de inscrições para chapas da Diretoria da ALB (Biênio jul 2012 – jun 2014) – De acordo com o Estatuto da ALB, as inscrições para nova diretoria têm que ser abertas no mês de maio.

 

anped Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

anped

Rua Visconde de Santa Isabel, 20/ conjunto 206 -208

CEP: 20560-120 Vila Isabel Rio de Janeiro RJ.

Tel. 21-25761447 / 21-25762137 / Tel/fax: 21-38795511

email: anped@anped.org.br Home page: www.anped.org.br

Belo Horizonte, 04 de maio de 2012.

Aos Editores de Periódicos da Área da Educação

Prezados Senhores,

Por meio da Portaria 001/2012, de 21 de março de 2012, a presidência da ANPEd, criou a Comissão de avaliação de periódicos da área de Educação 2012, que tem por objetivo analisar e classificar os periódicos da Área de Educação, estabelecendo critérios que valorizem e estimulem a qualidade das publicações, contribuindo, ainda, para o aprimoramento dos meios de circulação das mesmas.

A Comunidade Acadêmica tem expectativas de que esse processo de avaliação, a ser realizado pela referida comissão, subsidie a avaliação realizada pela CAPES, já que a Coordenação da Área de Educação, tal como em outros momentos, manifestou interesse em contar com a contribuição da ANPEd no processo de avaliação dos periódicos, resguardando, no entanto, para si, a autonomia e independência quanto à deliberação final da avaliação.

No momento, a comissão trabalha na elaboração de instrumentos de coleta de dados e estabelecimento de critérios de avaliação, que serão discutidos no FEPAE – Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação, a ser realizado em Recife, nos dias 19 e 20 de abril. O mais importante, agora, é contarmos com a colaboração de todos no sentido de agilizarem o envio dos periódicos para que a comissão possa efetivamente iniciar os trabalhos e, por essa razão, solicitamos que sejam enviadas, até o dia 27 de maio, impreterivelmente, duas coleções dos três últimos números publicados, para o endereço abaixo, juntamente com a ficha de avaliação anexa:

 

anped Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

 

anped

Rua Visconde de Santa Isabel, 20/ conjunto 206 -208

CEP: 20560-120 Vila Isabel Rio de Janeiro RJ.

Tel. 21-25761447 / 21-25762137 / Tel/fax: 21-38795511

email: anped@anped.org.br Home page: www.anped.org.br

Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Educação – sala 312 GESTRADO

Professora Aparecida Paiva

Av. Antônio Carlos, 6627

Belo Horizonte – MG

CEP: 31270-901

Oportunamente divulgaremos este ofício e demais informações, necessárias ao processo, no portal ANPEd (www.anped.org.br) de modo a atingir o maior número

possível de interessados.

Na certeza de que contaremos com a colaboração de todos, especialmente no que

tange ao cumprimento do prazo estabelecido, para envio do material, agrademos

antecipadamente e, nos colocamos à disposição pra quaisquer outras informações

pelo e-mail avaliacaodeperiodicos@anped.org.br.

 

Atenciosamente,

 

Dalila Andrade Oliveira Aparecida Paiva

Presidente da ANPEd Presidente da Comissão de Avaliação dos Periódicos/2012

 

 

Antonio Carlos encerrou a reunião e agradeceu a presença de todos.

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha