Leitura de literatura na escola
R$26,00 R$20,80
Fora de estoque
Product Description
O que se ensina hoje quando se ensina literatura, tendo como premissa que, quando dizemos “literatura”, estamos pensando no texto literário e não em outra coisa – como simulacros, resumos, história da literatura, estilos de época, conjunto de obras etc.?
O que se ensinaria se de fato se “ensinasse literatura”?
Nas últimas quatro décadas, tem havido intensa discussão sobre literatura e educação e uma crítica ferrenha às práticas escolares de (não)leituras literárias. Ao contrário do ensino de língua – que, aos poucos, vai se renovando -, a literatura na escola resiste às mudanças e se vê relegada a lugar secundário e sem força na formação das crianças, dos adolescentes e dos jovens. Com o refinamento das novas tecnologias e a adesão dos estudantes a elas, reforçam-se algumas problemáticas a partir das quais se tornou premente reunir neste livro professores e pesquisadores para pensar a respeito de:
Qual o papel da literarura na educação e, particularmente, na escola?
O que sabemos, podemos e queremos em relação às práticas escolares atinentes à literatura?
Que mudanças são necessárias?
É possível (e mais: é desejável) potencializar a literatura na formação de crianças e jovens, pela via educacional?
Como pensar as relações entre literatura e escola em tempos como os nossos?
Informação adicional
Peso | 0.284 kg |
---|---|
Dimensões | 1 x 16 x 23 cm |
Editora | Maria Amélia Dalvi, Neide Luzia de Rezende, Rita Jover-Faleiros |
Organizador | Parábola |