Pesquisa-formação: professoras da infância, suas narrativas e fotografias possibilitando paisagens

Pesquisa-formação: professoras da infância, suas narrativas e fotografias possibilitando paisagens
Promoção!

R$40,00 R$28,00

Save30%

Fora de estoque

Categoria

Product Description

A pesquisa-formação coloca-se como um paradigma metodológico que procura romper com a neutralidade e com a relação de verticalidade entre o pesquisador e os pesquisadores. Um dos pressupostos da pesquisa-formação se assenta na escuta atenta. Ela possibilita, ao pesquisador e aos participantes, um “deslocamento”, ou seja, uma epistemologia humana e aberta ao diálogo e troca entre os pares. trata-se, portanto, de um processo que não pode ser ensinado, mas vivido pelos seus atores e um movimento que possibilita, por meio da reflexão, a (re)significação do fazer docente e a construção de suas próprios conhecimentos. Essa perspectiva de pesquisa não nega o caráter científico, antes busca um saber fruto de uma objetivação, apresentando múltiplas dimensões. A pesquisa-formação, em virtude da possibilidade de emancipação, passa a constituir-se como promissora no contexto da pesquisa acadêmica. As narrativas que emergem dos participantes, juntamente com as fotografias do tempo de escola e de infância compartilhadas, permitem compreender as nossas histórias de vida e contribuem para as aprendizagens no grupo. Dessa forma, o grau de confiabilidade ali construído possibilita uma “narrativa de subversão” – termo cunhado por nós – em que se pode narrar o processo sem preocupação com o resultado, ou seja, é autoformar-se, é compartilhar experiências, é inquietar-se, é provocar-se.

Informação adicional

Peso 342 kg
Dimensões 16 x 01 x 23 cm
Autor

Adair Mendes Nacarato, Cleane Aparecida dos Santos

Editora

Editora CRV

Related Products

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha