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IV SEMINÁRIO SOBRE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

COORDENAÇÃO:
Aparecida Paiva; Gladys Rocha (CEALE/FAE/UFMG)
TEXTO:
Antônio Augusto Gomes Batista (CEALE/FAE/UFMG)

Alfabetização no Brasil: a teoria, os dados, as práticas
Débora tem 12 anos e já repetiu duas vezes de ano. Ela está numa turma equivalente à 4a série da educação fundamental. Ela lê e escreve com tanta dificuldade que não se considera alfabetizada.”

Débora vive na região metropolitana de Belo Horizonte, na periferia de uma das várias cidades que compõem a área metropolitana. Quando indagada sobre as pessoas que, em sua casa, sabem ler e escrever, ela respondeu que todos sabiam, menos ela e sua irmã. Sua irmã está na terceira série e tem dez anos. Sua família é pobre e, às vezes, passa por períodos difíceis. Mas seus pais são alfabetizados e, de acordo com ela, sua mãe, “anota as coisas para não ficar devendo” e seu pai “costuma escrever as contas”. De outras pessoas que, na vizinhança, usam a escrita, Débora lembra-se de uma vizinha que escreve para saber “o que faz no serviço e as coisas que está precisando em casa”.

Com certeza, Débora já sabe muitas coisas importantes sobre a língua escrita. Débora já sabe que a escrita representa sons da língua, o que é um passo muito importante em seu processo de alfabetização. Ela escreve e lê corretamente muitas palavras: algumas porque decorou sua forma; outras porque são mais simples. Por exemplo, num ditado, escreveu corretamente “caneta” e “caderno”, dentre outras palavras.

Mas Débora apresenta também erros estranhos de escrita, que não condizem com seus acertos: ela troca sempre, por exemplo, o P pelo T, duas letras muito diferentes graficamente e que representam sons também muito diferentes, escrevendo “latis”, em vez de “lápis”; “latiseira”, em vez de “lapiseira.
Na leitura, a lentidão, a hesitação e a necessidade de decompor cada sílaba mostram como, para ela, é difícil decodificar palavras. Tão difícil que, lendo textos, o sentido de palavras e passagens se perde. Débora manifesta várias dificuldades na leitura: não consegue ler globalmente as palavras; sílabas pouco comuns (e, em geral, mais difíceis para um aprendiz) terminam por exigir um grande dispêndio de tempo e de energia, como em “elefante”, “tigre”, “leão” e “coelho”.

De acordo com as informações da supervisora da escola onde Débora estuda, ela é uma menina bem comportada e quieta. Está sempre com o uniforme limpo, o cabelo arrumado em tranças que correm rentes à sua cabeça. No recreio, conversa com os colegas, brinca, corre. Débora é uma menina que não possui qualquer deficiência cognitva ou lingüística.
Na mesma turma de Débora, outras crianças apresentam dificuldades parecidas: há o William, há o Jonathan. William lê, mas escreve com muitas dificuldades. Jonathan, como Débora, lê e escreve com dificuldade.
Como eles, mais da metade das crianças de 4a série manifesta tantas dificuldades que não podem ser consideradas alfabetizadas, ou alfabetizadas funcionalmente. Crise, portanto, da alfabetização no Brasil: o que a caracteriza? que instrumentos dispomos para superá-la?

Buscar elementos para responder a essas perguntas é o objetivo do IV Seminário sobre Letramento e Alfabetização. Ele pretende construir um painel de diferentes dimensões que permitem caracterizar os desafios da alfabetização no Brasil: a teoria, os dados, as práticas.

A teoria, em primeiro lugar: o que sabemos sobre a escrita e seu aprendizado? A pesquisa no Brasil a respeito da alfabetização avançou nas últimas décadas: a partir de 1980, aumenta progressivamente o número de pesquisas; a investigações baseadas na faceta pedagógica da alfabetização, paulatinamente se acrescentam trabalhos sobre suas facetas psicológica, lingüística, sociológica e histórica. Essa produção, entretanto, vem sendo continuamente questionada, primeiro internacionalmente, depois nacionalmente, pela emergência de diferentes paradigmas que, como tais, tendem negar qualquer possibilidade de diálogo. O que são esses diferentes paradigmas? Como podem se articular (poderiam?) numa nova síntese? Que respostas podem ser dados aos desafios propostos por esses paradigmas?

Os dados, em segundo lugar: de acordo com os dados do PISA, a proficiência em leitura de estudantes de 15 anos é significativamente inferior à de todos os outros países participantes dessa avaliação internacional. De acordo com os dados do SAEB, na avaliação realizada em 2001 (divulgada em 2003), apenas 4,48% dos alunos de 4a série possuiriam um nível de leitura adequado ou superior ao exigido para continuar seus estudos no segundo segmento do Ensino Fundamental. Uma parte deles apresentaria um desempenho situado no nível intermediário: 36,2%, segundo o SAEB, estariam “começando a desenvolver as habilidades de leitura, mas ainda aquém do nível exigido para a 4a série” (p.8). A grande maioria se concentraria, desse modo, nos estágios mais elementares de desenvolvimento: 59% dos alunos da 4a série apresentariam acentuadas limitações em seu aprendizado da leitura e da escrita. Dito de outra forma: cerca de 37% dos alunos estariam no estágio crítico de construção de suas competências de leitura (o que significa que teriam dificuldades graves para ler) e 22% estariam abaixo desse nível, no estágio muito crítico (o que significa que não saberiam ler). Como compreender esses dados? Como dimensioná-los no quadro da cultura escrita no Brasil?

As práticas, por fim: seja em na escola e em sala de aula, seja na formação continuada de professores, respostas são dados aos desafios da alfabetização – aos desafios do fracasso da alfabetização, no primeiro e no segundo segmentos da Educação Fundamental. Quais são essas respostas? Como caracterizam, descrevem ou fazem o diagnóstico desse fracasso? Como intervêm para superá-lo? Quais são seus acertos? Seus impasses.

Teoria, dados, práticas de sala de aula e de formação continuada de professores: é em torno desses quatro grandes temas que se organizará a programação do Seminário:

 

SEMINÁRIO SOBRE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

• A “TRANSMISSÃO” FAMILIAR DA LEITURA E DA ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO
Patrícia Cappuccio de Resende (CEALE/FaE/UFMG)
Ana Maria de Oliveira Galvão (UFMG)
Antônio Augusto Gomes Batista (CEALE/FaE/UFMG)

• A ALFABETIZAÇÃO NA SÉRIE INICIAL
Rosemeire Reis E Marildes Marinho - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

• A APRENDIZAGEM ESCOLAR NA VISÃO DAS CRIANÇAS DE PERIFERIA URBANA.
Eglen Sílvia Pipi Rodrigues - UFSCar/SP
Roseli Rodrigues de Mello - UFSCar/SP

• A ARGUMENTAÇÃO EM QUESTÕES DE COMPREENSÃO DE TEXTOS EM LIVROS DIDÁTICOS
Ana Carolina Perrusi Brandão - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Telma Ferraz Leal - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Elisangela da Silva Ribeiro - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

• A CULTURA POPULAR COMO INSTRUMENTO ALFABETIZAÇÃO E (RE)SIGNIFICAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA
Juliana Izabel Vassoler de Godoy; FFC/UNESP - Campus de Marília.

• A ESCOLA “DESEJADA” POR JOVENS E ADULTOS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Maria de Lurdes Valino

• A ESCRITA DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS NUMA TURMA DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Célia Claudia Wolf/FME
Leda Marina Santos da Silva/FME

• A LEITURA DO TEXTO ARTÍSTICO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA DE LEITURA DE MUNDO
Susanna Busato – Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de São José do Rio Preto - SP

• A MEDIAÇÃO COMO VIA DE SUBVERSÃO DA EXCLUSÃO ESCOLAR
Wagner Rodrigues SILVA (Pós-UNICAMP/UFT)

• A RELAÇÃO ENTRE A HISTÓRIA DE LEITURA DO PROFESSOR E O SEU TRABALHO ENQUANTO FORMADOR DE ALUNOS LEITORES
Delvair Maria David de Moraes- Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT
Cancionila Janzkovski Cardoso - Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT

• A RELAÇÃO ENTRE A INSERÇÃO NA CULTURA ESCRITA E O CAPITAL SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO
Juliana Braga Viega (UFMG)
Antônio Augusto Gomes Batista (Ceale/UFMG)

• AFETIVIDADE E COGNIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO LEITOR
Ana Flavia Alonço Castanho

• ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PROJETOS
Neridiana Fábia Stivanin (autora-Acadêmica Mestrado em Educação/PPGE/UFSM)
Helenise Sangoi Antunes (Orientadora-Profª Draªdo PPGE/UFSM)
Elinara Leslei Feller (participante-Acadêmica Pedagogia CE/UFSM)
Jamily Charão Vargas (participante-Acadêmica Pedagogia CE/UFSM)

• ALFABETIZAÇÃO EM GRUPOS HETEROGÊNEOS: O DESAFIO DE VIVER A DIFERENÇA COMO UM PRINCÍPIO.
Adrianne Ogeda Guedes
Daniela Guimarães
Nuelna Vieira
Ruani Maceira Moraes

• ALFABETIZAÇÂO, CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA: UM PONTO DE INTERSEÇÃO.
Tânia Maria Soares Bezerra Rios Leite
Artur Gomes de Morais(orientador)

• ALFABETIZAR E LETRAR NOS LIVROS DIDÁTICOS “RECOMENDADOS COM RESSALVAS” PELO PNLD/2004
Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral - Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
Artur Gomes de Morais - Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

• ANÁLISE DO PROGRAMA LITERATURA EM MINHA CASA: A DISTRIBUIÇÃO DOS KITS NAS ESCOLAS DE PRESIDENTE PRUDENTE.
Ana Paula Cardoso Rigoleto
Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi
Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Mestrado em Educação.

• AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: CONHECER PARA INTERVIR
Claudia Bernardi Vital – Centro Universitário Nilton Lins – UNINILTON LINS
Karla Geovanna Moraes Crispim – UNINILTON LINS

• AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL NA ALFABETIZAÇÃO
Fabiana Giovani - UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

• AS IMPLICAÇÕES DA AQUISIÇÃO DO SISTEMA ESCRITO SOBRE NARRATIVAS PRODUZIDAS ORALMENTE A PARTIR DO LIVRO DE IMAGEM.
Maria Aparecida F. Schiochet - FEHH - SEMED Timbó

• AS MOLDURAS COMUNICATIVAS E A AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE LEITURA: UM ESTUDO DE CASO
Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)
Alexandre Batista da Silva (Secretaria Municipal de Educação - SME, Barra Mansa, RJ)

• ATIVIDADES DE LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO: O CASO DO LETRA, PALAVRA E TEXTO
Marília de Lucena Coutinho – UFPE - (marilia.lc@uol.com.br)

• BLOGS COMO EVENTOS DE LETRAMENTO
Daniel Dantas - Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEL/UFRN)

• BOLINHO DE ARROZ: LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA E NA FAMÍLIA
Rosangela Assis Feliciano de Melo - Profª Rede Municipal de Belo Horizonte – MG - Mestranda do Programa de Pós-graduação – FAE- UFMG

• CLUBE DE LEITURAS: A ALFABETIZAÇÃO DO OLHAR LENDO, (COM)VIVENDO, (RE)DESCOBRINDO
Leila Medeiros de Menezes – Professora Assistente Licenciada em Letras e Mestre em História Política - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

• COMPARTILHANDO LEITURAS: DIVINAS AVENTURAS
Alda Regina Tognini Romaguera - Unip/Campinas

• COMPREENSÃO DE LEITURA E JOGO DE REGRAS
Cristina de Andrade Ferreira Silveira (Prefeitura Municipal de Valinhos e Faculdades de Valinhos – FAV);
Rosely Palermo Brenelli (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP)

• CONCEPÇÃO DA ESCRITA ARGUMENTATIVA POR CRIANÇAS DE 2ª. E 5ª. SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Regina Pinheiro de Oliveira e Silva - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Selma Leitão Santos - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

• CONDUTAS DE LEITURA
Adriana Pastorello - UNESP - Grupo de pesquisa: Processos de leitura: apropriação e objetivação

• CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DO DESENHO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA DE UM SUJEITO
Adriana de Paula – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

• CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR LEITOR E SEUS ITINERÁRIOS DE FORMAÇÃO
Eliana Silva Felipe - Universidade Federal do Pará (UFPA)

• CONTINUIDAD DE LOS PROCESOS ALFABETIZADORES”
Juana Patricia Rodríguez Takeda - Universidad Nacional de Luján (UNLu)- Argentina - Departamento de Educación ( juanatakeda@yahoo.com )

• ALFABETIZAÇÃO – A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA
Juliana Maria Lima Coelho - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Andréa Tereza de Brito - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Eliana Borges Correia de Albuquerque - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

• ALFABETIZAR OU LETRAR? O DESAFIO DA ESCOLA DE 1ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Juçara Gomes de Moura - Universidade Federal de Goiás-Campus de Catalão-UFG-CAC

• ESSAS CRIANÇAS QUE NÃO APRENDEM...”
Isnary Aparecida Araujo da Silva - Secretaria Municipal de Educação- CAMPINAS ( S.E.C.)

• CRIANÇA E A ESCRITA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO
Kelly Cristina Costa Martins – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

• CRIANÇAS E LITERATURA INFANTIL: A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA PÚBLICA
Priscila Cristina Vieira de Castro - FCT/Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP
Renata Junqueira de Souza. – FCT/Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP - Campus Presidente Prudente.

• DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: O IMPACTO DO PROCESSO DE TRANSIÇÃO NA RELAÇÃO DA CRIANÇA COM A ESCOLA
Teresa Cristina Fernandes Teixeira

• DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS AO LETRAMENTO: UM CAMINHO POSSÍVEL?
Sandra Regina Rossito Ferraz Pinto - Mestranda em Lingüística Aplicada – UNITAU - Professora da rede pública estadual e municipal – Botucatu - Professora da Faculdade Sudoeste Paulista – FSP - Avaré

• DO TEXTO AO TEXTO: APRENDIZADOS POSSIBILITADOS PELA MEDIAÇÃO – O RECONTO COMO REFRAÇÃO DO TEXTO LIDO
Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto - Faculdade Cenecista de Capivari - FACECAP

• EDUCAÇÃO DE PESSOAS ADULTAS - CONTRIBUIÇÕES AO CURRICULO DE EJA - LETRAMENTO DO(A) EDUCADOR(A) LOROSA’E
Antonia Píncano
João Alberto Paschoa
Lourdes Bento
Maria de Fátima Chassot
Pedro Silva
Universidade Do Rio De Janeiro – Unirio
Universidade Estadual De Montes Claros -Unimontes
Universidade Mackenzie – Mackenzie
Universidade Santa Cecília – Unisanta
Faculdades Interlagos

• EL PAPEL, ESA OUTRA PIEL: UNA ETNOGRAFIA DE RETORNO A LAS PALABRAS
Maria del Rosario Sanabria Rivas

• EM BUSCA DA FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA: UM TRABALHO COM PROFESSORES ENFOCANDO A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA FRENTE À LEITURA.
Fabiana Rodrigues - UNESP-Campus de Marília-SP - Grupo de Pesquisa: Processos de Leitura: apropriação e objetivação.

• ENTRE CIRANDAS E ACALANTOS: CONSTRUINDO A LEITURA E ESCRITA NA CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO
Rita de Cássia Prazeres Frangella - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CapUERJ

• ENTRECRUZANDO VOZES E TECENDO FIOS: MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE DE UMA ALFABETIZADORA
Cancionila Janzkovski Cardoso - Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/ Rondonópolis

• ESCREVER PARA INTERAGIR, INTERAGIR PARA APRENDER A ESCREVER
Andréa Luize - Escola Da Vila – SÃO PAULO - Grupo de Estudos Sobre Alfabetização e Letramento (GEAL) – Faculdade de Educação - USP

• ESCRITA DE PROFESSOR: ENTRE A VIDA E A ESCOLA
Ana Lucia Espíndola – Universidade federal de Mato Grosso do Sul -UFMS

• ESCRITA E REESCRITA DE TEXTO: A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR
Maria Eugênia Ribeiro D’Elia - Mestranda da FE - UNICAMP

• ESTILO, SUBJETIVIDADE E AQUISIÇÃO DA ESCRITA
Luciano Novaes Vidon - Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR

• EVENTOS DE LETRAMENTO NA VILA DE ITAPUÃ
Maria de Nazareth Agra Hassen - Centro Universitário Ritter dos Reis / UNIRITTER
Mônica de Pellegrim Aigner - Centro Universitário Ritter dos Reis / UNIRITTER

• FORMACÃO DE GRUPOS E A MEDIACÃO DO PROFESSOR NA APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA
Martha Sirlene da Silva

• HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: INDÍCIOS PARA A COMPREENSÃO DO PRESENTE.
Maria Aparecida Lapa de Aguiar - Doutoranda (PPGE /UFSC) - Bolsista do CNPq
Nilcéa Lemos Pelandré - Orientadora

• LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO: REPENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Helenise Sangoi Antunes - Profª Draªdo PPGE/UFSM
Graziela Franceschet Farias -participante-Acadêmica Geografia CCNE/UFSM
Sharlene Marins Costa- participante-Acadêmica Especialização em Gestão Escolar CE/UFSM

• LEITURA E ESCRITA EM PROJETOS: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA.
Vanessa Maraisa Vacari. Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP Campus de Marília.

• LEITURA E TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nadjane Maria do Rêgo B. Freitas - Prefeitura do Recife / Secretaria de Educação

• LER SEM SABER LER
Cristhiane de Souza - EMEF “Visconde de Taunay” – São Paulo

• LETRAMENTO E CONVERSÃO RELIGIOSA: UM ESTUDO DE CASO
Lêda Rodrigues dos Santos (FaE/UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Antônio Augusto Gomes Batista (CEALE/UFMG)

• LETRAMENTO E MODOS DE LETRAR NA CRECHE UFF
Cecília Maria Aldigueri Goulart - UFF
Alessandra Iguassú da Fonseca - UFF
Vanêsa Vieira Silva de Medeiros – UFF

• LETRAMENTO, AUTORIA E ESTILO
Vanêsa Vieira Silva de Medeiros - Universidade Federal Fluminense - UFF

• LIÇÕES DE LEITURA EM MANUAIS DAS DÉCADAS DE 50 E 60 DO SÉCULO XX
Dagoberto Buim Arena - Departamento de Didática - UNESP, Marília - Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP.

• LINGUAGEM ESCRITA E LINGUAGEM ORAL: UM ESTUDO DOS FENÔMENOS LINGÜÍSTICOS NOS TEXTOS PRODUZIDOS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Flávia Girardo Botelho - Aluna do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT
Izumi Nozaki - Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, UFM
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• LUDICIDADE, LEITURA E ESCRITA
Andréa Pavão – ISERJ - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

• MOBILIZAÇÃO ESCOLAR EM MEIOS POPULARES: ESTUDO DE UM CASO IMPROVÁVEL
Ana Cristina Gonçalves Carvalho (UFMG)
Antônio Augusto Gomes Batista (Ceale /UFMG)
Ana Maria Oliveira Galvão (UFMG)

• MODOS DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO: LITERATURA E EMOÇÃO NO CONTEXTO DA SALA DE AULA.
Lavínia Lopes Salomão Magiolino – Unicamp FE - lmagiolino@yahoo.com
Ana Luiza Bustamante Smolka - Orientadora

• MODOS E CONDIÇÕES DE INSERÇÃO NA CULTURA ESCRITA: O CASO DE UM “HERDEIRO”
Juliana Ferreira de Melo / Ceale/FaE/UFMG
Antônio Augusto Gomes Batista / Ceale/FaE/UFMG

• MUDANÇAS DIDÁTICAS E PEDAGÓGICAS NAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO: OS NOVOS LIVROS DIDÁTICOS RECOMENDADOS PELO MEC-PNLD 2004 E SEU USO.
Ana Paula Campos Cavalcanti - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Artur Gomes de Morais - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

• O COTIDIANO DA SALA DE AULA: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE LETRAMENTO DE ALUNOS DA 5ª SÉRIE
Maria Vitória da Silva - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB / Prefeitura Municipal de Feira de Santana – PMFS

• O ENSINO DA ESCRITA NO DISCURSO “JORNALÍSTICO PEDAGÓGICO” DA REVISTA NOVA ESCOLA (1986-2003)
Ana Charnizon - FaE- Universidade Federal de Minas Gerais
Maria Lúcia Castanheira - FaE- Universidade Federal de Minas Gerais

• O ENSINO DA LEITURA NO ESPÍRITO SANTO DE 1890 A 1910
Cleonara Maria Schwartz - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Elis Beatriz de Lima Falcão - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

• O ENSINO DE LÍNGUA: O CASO DA VARIEDADE LINGÜÍSTICA
Dilian da Rocha Cordeiro – UFPE
Artur Gomes de Morais – UFPE

• O ENSINO E A AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DO SISTEMA DE NOTAÇÃO ALFABÉTICA NUMA ESCOLARIZAÇÃO ORGANIZADA EM CICLOS
Solange Alves de Oliveira - Universidade Federal de Pernambuco – U.F.PE

• O LÚDICO COMO DESMISTIFICAÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Aline Neuschrank Colomby - Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Rafael Leal Vitola - Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

• O NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE : IMPLEMENTANDO AÇõES DE FORMAÇÂO PARA PROFESSORES DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Kely Cristina Nogueira Souto – Doutorado – Faculdade de Educação – UFMG - Professora da Rede Municipal de Educação de BH – SMED - BH - Centro Universitário Newton Paiva

• O PAPEL DO OUTRO NA FORMAÇÃO DO LEITOR
Patrícia da Silva Sampaio - IPUSP – Instituto de Psicologia da USP

• O PRAZER DA ESCRITA COLETIVA EM ESPAÇOS-TEMPOS ESCOLARES COMO SUPORTE ÀS PRÁTICAS AMBIENTAIS SUSTENTÁVEIS
Andrea da Paixão Fernandes - Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) / Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ)

• O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E DA IMAGEM CORPORAL
Mariza da Costa Silva - Grupo de Estudo em Imagem Corporal – FEF/UNICAMP

• O TRABALHO COM A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Maristela Gatti Piffer - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

• ONTEM, FRACASSADOS NA ESCOLA; HOJE, GRANDES ESCRITORES
Lilian Cristine Ribeiro Nascimento

• OS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO: ARGUMENTAÇÃO E ENSINO
Renata Maria Barros Lessa de Andrade - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Telma Ferraz Leal - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Ana Carolina Perrusi Brandão - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

• OS MEDIADORES QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS REGRAS ORTOGRÁFICAS.
Poliana Castro Bruno – Universidade Federal de São Carlos - UFSCar – Capes.
Claudia Raimundo Reyes – Orientadora - Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

• OS PROJETOS DE TRABALHO NA ESCOLA PÚBLICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINAR E O APRENDER
Ester Almeida Helmer (Universidade Estadual Paulista – UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências – Marilia/SP)

• OS SENTIDOS DA LINGUAGEM ESCRITA, NA VOZ DAS CRIANÇAS EM PROCESO DE ALFABETIZAÇÃO
Cleide dos Santos Pereira Sopelsa - Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

• PODEM AS CONCEPÇÕES CRÍTICAS DO EDUCADOR TRANSFORMAR AS PRÁTICAS DO ENSINO E O EFEITO DA APRENDIZAGEM?
Vânia de Oliveira Gonzalez - Mestranda em Linguagem e Educação FEUSP - Membro do GEAL/FEUSP

• POR QUE ERA TÃO DIFÍCIL APRENDER A LER E A ESCREVER?
Hilda Maria Monteiro -Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC -Centro Universitário Central Paulista - UNICEP

• PRÁTICAS DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO
Dilza Côco – UFES/PMV

• PRÁTICAS DE LEITURA NA INTERNET – LETRAMENTO DIGITAL ?
Daniela Perri Bandeira - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais -FaE/UFMG

• PRÁTICAS ESCOLARES DE ALFABETIZAÇÃO: O TROCA-TROCA PRODUZINDO IDENTIDADES
Mirtes Lia Pereira Barbosa – PPGEdu/ UFRGS

• PRÁTICAS LETRADAS NA INTRODUÇÃO DE UMA ENTREVISTA
Elizabeth Maria da Silva (PIBIC) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Denise Lino de Araújo – Orientadora - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

• PRODUÇÃO DE TEXTOS NO LIVRO DIDÁTICOS: ARGUMENTAÇÃO E ENSINO
Telma Ferraz Leal – Universidade Federal de Perrnambuco - UFPE
Ana Carolina Perrusi Brandão - Universidade Federal de Perrnambuco – UFPE
Severina Érika Morais Silva Guerra – Universidade Federal de Perrnambuco - UFPE

• PROJETO BIBLIOTECA: UM INCENTIVO À PRATICA DE LEITURA E ESCRITA
Renata Andréa da Silva – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

• PROJETOS DE LEITURA E ESCRITA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS
Priscila Chaves Sgavioli – Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – UNESP – CNPq

• PROJETOS DIDÁTICOS COM A LÍNGUA ESCRITA: UMA ALTERNATIVA DE TRABALHO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS
Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto - Departamento de Didática. Faculdade de Filosofia e Ciências. Unesp - Campus de Marília. FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

• RECONTANDO HISTÓRIAS: A LEITURA E A VISÃO DE MUNDO DO PRÉ-ESCOLAR
Daniela Donato - Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR
Ademar da Silva - Orientador- Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR

• REFLETINDO SOBRE A QUESTÃO DA DECODIFICAÇÃO/CODIFICAÇÃO DE TEXTOS: AS INFLUÊNCIAS DAS CONCEPÇÕES DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTO
Lídia Maria Ferreira de Oliveira - Universidade Federal Fluminense – UFF

• REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA E A LEITURA: A PARTIR DA AÇÃO PEDAGÓGICA COM ADOLESCENTES
Darlize Teixeira de Mello - Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre/RS
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

• REPENSANDO AS DINÂMICAS PEDAGÓGICAS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
Silvia Mattos Gasparian Colello - Faculdade de Educação da USP – FEUSP - Coordenadora do Grupo de Estudos de Alfabetização e Letramento – GEAL

• SALAS DE REFORÇO ESCOLAR: ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO PROPICIAM O LETRAMENTO?
Karina Fideles Filgueiras - FaE / UFMG

• SISTEMA DE CICLOS E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO JUNTO A ALUNOS COM DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA
Nerli Nonato Ribeiro Mori - UEM

• SUBSÍDIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ESTUDO DA LEITURA E DA LINGUAGEM ESCRITA
Cláudia Maria Mendes Gontijo - Universidade Federal do Espírito Santo

• UMA HISTÓRIA DE LETRAMENTO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO
Frederica Vieira
Mirtes Lessa - Coordenação do Programa Interler

• UMA TURMA DE 1ª SÉRIE (COM)FABULA COM ESOPO
Cláudia Hernandez Barreiros
Jonê Carla Baião
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

• VIVENCIANDO A CONSTRUÇÃO DE JORNAL NA ESCOLA
Maria Angélica Pitanga de Macêdo Silva - Secretaria de Educação/Prefeitura do Recife – PR


 
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