Ciclo “Cânon, antologias e formação de leitores” tem início na ABL

A Academia Brasileira de Letras iniciará na próxima terça-feira, dia 12 de abril, às 17h30min, o segundo ciclo de conferências da instituição, intitulado “Cânon, antologias e formação de leitores”, com a presença do Acadêmico Arnaldo Niskier, falando sobre “Antologias e e educação”.

2º Ciclo de Conferências: “Cânon, antologias e formação de leitores” Coordenação: Acadêmico Domício Proença Filho

12/4 – Acadêmico Arnaldo Niskier: “Antologias e educação”
19/4 – Ítalo Moriconi: “Relato de experiência”
26/4 – Marisa Lajolo: “O cânon em questão I”
03/5 – Beatriz Resende: “O cânon em questão II”

Sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos Vilaça e coordenação do Acadêmico e Primeiro-Secretário Domício Proença Filho, o ciclo tem por objetivo debater os novos critérios para a estruturação de modelos literários na era da internet.
De acordo com o Acadêmico Domício Proença Filho, algumas perguntas básicas darão sentido à proposta do ciclo: que critérios devem ser levados em conta para a escolha de obras literárias representativas do cânone na contemporaneidade? Permanecem válidos os critérios de definição do cânone ou devem ser considerados novos paradigmas?
O ciclo terá ainda mais três conferências: “Relato de experiência”, no dia19 de abril, por Ítalo Moriconi; “O cânon em questão I”, dia 26 de abril, por Marisa Lajolo; e, encerrando o ciclo, “O cânon em questão II”, dia 3 de maio, por Beatriz Resende.
 “Cânon, antologias e formação de leitores” tem patrocínio da Petrobras e a conferência de abertura, “Antologias e educação”, será realizada no dia 12 de abril, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.
Saiba mais
Jornalista, professor e escritor, o Acadêmico Arnaldo Niskier formou-se em Pedagogia e se tornou um dos nomes de maior destaque na Educação. Participa de forma ativa de muita das mais importantes associações e entidades pedagógicas, literárias e culturais do país e do exterior.
Arnaldo Niskier nasceu no Rio de Janeiro em 30 de abril de 1935. Sétimo ocupante da Cadeira nº 18, foi eleito para a ABL em 22 de março de 1984. Autor de vários livros sobre educação, assim como conferencista atuante tanto no Brasil quanto no exterior, também é Acadêmico Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

3º Ciclo de Conferências: “Caminhos do teatro brasileiro”
Coordenação: Acadêmico Cícero Sandroni
10/5 – João Roberto Faria: “A revolução de Nelson Rodrigues”
17/5 – Tânia Brandão: “As grandes companhias e a profissionalização”
24/5 – Salgado Maranhão: “Dos folguedos ao palco”
31/5 – Flávio Marinho: “Presença dos musicais” (conferência musicada com a participação de Zé Renato, Soraya Ravenle e violão)

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha