Curso: Apropriação da Leitura e Escrita Competente: Estratégias para seu Enfrentamento PUCRIO
Período de Aulas: 29/10/2011 a 05/11/2011 – Sábados, das 8h às 17h.
Introdução A partir das avaliações nacionais e internacionais como Inep/Mec, Pisa, entre outras, acerca do rendimento escolar, da comprovação da importância do desenvolvimento de habilidades específicas para o desenvolvimento da leitura e escrita e da experiência vivenciada na prática docente, o presente projeto se justifica pela necessidade em estabelecer ações e ferramentas de caráter interdisciplinar, na instituição escolar, visando uma melhora no rendimento acadêmico dos alunos.
Objetivo Instrumentalizar profissionais atuantes na área da educação, docentes e licenciandos para que possam desenvolver e aplicar estratégias necessárias à apropriação da leitura e escrita competente pelos educandos por meio da estimulação da linguagem a partir da ampliação do universo de conhecimento; funções mentais superiores como atenção, percepção, memória; consciência fonológica; consciência sintática; práticas voltadas para o letramento; habilidades do processamento auditivo; entre outras.
Matrícula até 21/10/2011
Investimento R$ 175,00 a ser pago no ato da matrícula.
Para maiores informações: Nancy Guimarães: nancyg@puc-rio.br Tel.: 21 3527-2048
Metodologia O curso está dividido em três etapas, que são desenvolvidas em quatro módulos seqüenciais. Inicialmente será abordado o processo de aquisição de leitura e escrita priorizando o aspecto da interdisciplinariedade com o objetivo de entender as dificuldades que podem ocorrer durante este processo. Também veremos o impacto que estas dificuldades podem determinar na distorção série por idade e na evasão escolar, o que repercute na manutenção dessas dificuldades por toda a vida acadêmica do aluno.
A segunda parte terá como objetivo discutir com os participantes as dificuldades mais encontradas pelos alunos, restringindo-as ao tema leitura e escrita, focalizando prioritariamente as dificuldades de leitura, interpretação e produção de textos.
Na terceira e última parte serão discutidas algumas sugestões e estratégias que os docentes poderão aplicar em sala de aula. Estas abordagens serão desenvolvidas por meio de oficinas com o grupo de professores e terá como objetivo o melhor aproveitamento com a participação do grupo.”Ao se privilegiar na Educação a existência de um modelo prévio de ensino, quem sofre as conseqüências é o aluno, que passa a ser encarado como único responsável por seus problemas quando, na verdade, deveria estar sendo privilegiado pelo sistema educacional, com um ensino mais direcionado para as suas necessidades específicas…” Thompson, 2002.