SÍNTESE DA REUNIÃO DA DIRETORIA DA ALB – 14 DE JANEIRO DE 2009.
Estiveram presentes na reunião de 14 de janeiro de 2009, na sede da ALB, Anexo II, FE/Unicamp, os seguintes membros da Diretoria da ALB: Norma Sandra de Almeida Ferreira, Heitor Gribl, Gabriela Fiorin Rigotti, Lílian Lopes Martin da Silva e Raquel Salek Fiad. A professora Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo justificou sua ausência. Foram discutidos os tópicos: 1. Norma apresentou uma programação provisória e mais atualizada para o 17º COLE. 2. Lílian lembrou a necessidade de realizar uma reunião de posse, com ATA registrada em cartório. A secretária da ALB, Lucy Aparecida Rudék Colussi, ficará encarregada de registrar a ATA de posse da Diretoria (gestão 2009-2010), assim que for feita a reunião. 3. Prof. Ezequiel encaminhou Relatório de Atividades e o Balancete Financeiro elaborados pela gestão anterior. A Diretoria acusou recebimento e fará leitura dos documentos para a próxima reunião 4. Norma reforça a idéia de criar um Núcleo de Apoio para a Entidade, para dividir tarefas e responsabilidades e para colaborar em diversas esferas (por exemplo, a elaboração do conteúdo do site da ALB). 5. Heitor Gribl passa a ser responsável pelo site da ALB, que marcará reuniões mensais com uma comissão de apoio para a elaboração dos conteúdos para o site. Norma sugere que a Revista Linha Mestra, assim como a Leitura: Teoria e Prática, consulte os atuais membros dos seus Conselhos Editoriais sobre desejo e disponiblidade de continuarem colaborando e definam a composição que eles terão nesta Diretoria. Raquel sugere que Conselho Editorial seja composto por poucas pessoas para agilizar a comunicação. Lílian sugere que cada edição da Linha Mestra seja organizada de forma temática e por grupos de pesquisa, além de sugerir uma avaliação das seções da Linha Mestra para as futuras edições e da possibilidade de torná-la trimestral. O Boletim informativo, sob responsabilidade do Heitor, será atualizado no site da ALB com periodicidade mensal e o resumo será enviado para o mailist. Ficou marcado para dia 19 de Janeiro de 2009 uma reunião extraordinária para o Heitor apresentar um novo design para o site e para a Diretoria discutir todas as questões relacionadas ao site. 6. Revista Leitura: Teoria & Prática está classificada como B2. Norma explicou que para melhorar a avaliação Qualis, é importante que a revista consiga pelo menos mais 01 indexador, além de providenciar os resumos de todas as edições em formato digital on-line, no site enquanto não se decide por publicá-la integralmente on -line. Também, lembrou que todos os membros da atual Diretoria passam a fazer parte da Comissão Executiva Editorial e um dos membros deve ser coordenador. A Diretoria aprovou a indicação de Gabriela Fiorin Rigotti para assumir a referida coordenação, no lugar de Norma que pediu para sair. 7. Publicações: a Diretoria sugere que o Prof. Ezequiel Theodoro da Silva permaneça como responsável pelo setor de publicações da ALB, especialmente livros, que será consultado pelo interesse. Também que ele continua coordenando as seções Roda de Pesquisadores e Enquete, do site. 8. Eventos: Desafios do Magistério e Seminário Nacional “O professor e a leitura do jornal”: a Diretoria sugere que também o Prof. Ezequiel permaneça na mediação com a RAC para a realização do Seminário junto com a Lílian. Para os Desafios do Magistério, os temas foram sugeridos pela Faculdade de Educação e a Lílian será o membro da Diretoria, responsável por este setor. 9. 17º COLE: presenças confirmadas: Adalberto Müller, sugerido pela filha do Manuel de Barros, para conferência de abertura, já que Manuel de Barros não poderá vir. Maria Rosa sugeriu Nora Catelli e Miguel Morey, como conferencistas internacionais. A Diretoria colocou como data-limite, o dia 19 de janeiro, para aguardar respostas dos participantes das mesas com eixo temático. Decidiu-se que a inscrição para o 17º COLE será totalmente digital. Norma comunicou que é preciso rever a Comissão Científica do COLE. Consultar os componentes da Comissão para verificar seu interesse em continuar e atualizá-la com novos parceiros/colegas. Os Coordenadores dos Seminários das edições anteriores do COLE faziam a pré-seleção das comunicações e todos os textos integrais, entregues pelos congressistas, eram publicados nos ANAIS. No 17º COLE, a Comissão Científica ficará responsável tanto pela leitura e aprovação dos resumos quanto dos artigos estendidos para os ANAIS do congresso. Decidiu-se que na próxima semana serão marcadas várias reuniões com os membros da Diretoria e pessoas que cuidarão da divulgação e do site de inscrição para o evento, além de outras atividades. Ficou determinado que as reuniões ordinárias da Diretoria serão nas primeiras segundas-feiras de cada mês, das 14 às 17 horas.