Dia: 20/09/2010
Hora: 14h00
Local: sede da ALB
Presença: Estiveram presentes os membros da Diretoria: Norma Sandra de Almeida Ferreira, Lílian Lopes Martin da Silva, Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo.
Ausências justificadas: Heitor Gribl, Raquel Salek Fiad e Gabriela Fiorin Rigotti.
- Norma iniciou informando sobre a produção dos ANAIS do “5º Seminário Nacional O professor e a Leitura do Jornal”: 70 trabalhos completos enviados; envio de autorização aos convidados para inserção das filmagens das mesas redondas e conferências; contato com Renato Faria para agilizar a produção; finalização prevista para final de outubro. Lílian apresentou a receita e despesas ligadas ao Seminário que foi aprovada pela Diretoria. Foi feita uma avaliação pelos presentes de que a promoção gera muito trabalho e foi sugerido de que os outros promotores (RAC, ANJ) ou a PUCC, possam sediar os próximos, alternando a coordenação geral. Maria Rosa informou que está atrasada e que não fez ainda a prestação de contas à FAPESP. A Diretoria decidiu fazer a devolução do valor dado pela FAPESP, considerando a dificuldade para prestação das contas nos moldes exigidos pela entidade e o valor pequeno oferecido. Informes da Tesouraria: Prestação de contas a CAPES referente à promoção do seminário continua pendente aguardando contato. Enviada no prazo. Prestação de contas do 17º COLE junto ao CNPq: aprovada.
- Foi colocada para discussão a atual política de vendas da revista Leitura: Teoria e Prática e de livros. Segundo Lílian, a ALB tem três tipos de livros colocados à venda: os consignados com as editoras pelo preço de capa; os consignados com os autores com 40% do valor para a entidade; os do estoque compostos do direitos autorais. Norma informou sobre os e-mails trocados entre ela e o Prof. Percival sobre a política de vendas de livros assumida por esta gestão que coloca obras abaixo do valor de mercado. Foram discutidas as ponderações colocadas pelo Professor e decidiu-se que tal comunicação seria arquivada como registro na pasta “contratos ALB com editoras” e que a entidade continuaria a oferecer livros com preços mais acessíveis na forma promocional em eventos e na Livraria Virtual, como iniciativa de viabilizar a compra por mais leitores, de colaborar na formação de leitores e na circulação de informações, além de diminuir o volume estocado de obras. Lílian lembrou da necessidade de discutir com Julia, responsável pela criação da nova versão da Livraria Virtual, no site da ALB, formas de disponibilizar coleções e livros “em promoção”, como também números da revista LTP e ANAIS com a oferta de frete grátis.
- Norma apresentou a proposta de colaboração enviada pelo Sr. Kepa Osoro (COLOCAR UNIVERSIDADE OU CARGO) à ALB. A Diretoria lembrou que uma das ações formativas da ALB é publicação. Assim foi sugerido o envio de uma mensagem de agradecimento ao pesquisador e de uma solicitação de colaboração como autor de um artigo para publicação na revista “Leitura: Teoria e Prática”.
4 – Foi também lida e discutida a proposta enviada pela UniRITTER, em 03 de agosto de 2010, de convênio UNiRITTER/ALB. Norma lembrou que a ALB tem outras parcerias nesses mesmos termos e a proposta também foi aprovada pela Diretoria. Maria Rosa levou uma proposta de convênio a ser apresentada à UNESP de Rio Claro.
5 – Norma informou os presentes sobre a proposta de parceria apresentada pela Sra. Juraci de Faria Conde à ALB, a ela, no dia 14 último. Como esta gestão está em final de mandato e os membros que a compõem estão sobrecarregados com outros compromissos já anteriormente assumidos, a Diretoria decidiu que no momento não há como atender tal proposta em relação à oferta de cursos de formação de professores as prefeituras ligadas á de Queluz. Quanto à sugestão de ter como temário para o 18º COLE, algo ligado a Malba Tahan (cujo acervo foi adquirido recentemente pela FE/Unicamp), a Diretoria não teve condições para apreciar porque os preparativos do próximo COLE ainda não foram disparados. Norma informou ainda que Juraci foi responsável pela realização da belíssima exposição (colocar nome da exposição) de fotos de XXXX (nome) com versos de Manoel de Barros durante o 17º COLE, na Casa do Lago. Lamentou que a Comissão Organizadora do evento não tivesse sido informada adequadamente da possibilidade desta exposição e por isso não pôde divulgá-la em seus materiais impressos e virtuais. Segundo Juraci foi feito um pedido à secretaria do evento para realização dessa exposição e foi lhe dada uma negativa pela impossibilidade de espaço adequado para tal. A Diretoria da ALB não ficou sabendo desta solicitação durante os preparativos do 17º COLE. Norma finalizou a reunião e agradeceu a presença de todas.