No período de maio a julho foram feitas diversas reuniões da Diretoria para discutir assuntos referentes à reformulação do site da entidade e à realização do 5º Seminário Nacional “O professor e a leitura do Jornal”, convocadas como reuniões extraordinárias ou ordinárias.
TEMÁTICA: Reformulação do site da ALB
Dias: 10/05; 17/05; 07/06; 23/07;
Hora: 9h30
Local: sala LL02 – FE
Na reunião dia 10/05, Norma colocou como pauta única a discussão da “proposta de reformulação do site da ALB” pela empresa EMBRA EMBRA Serviços em Tecnologia Ltda – EPP (chuvainc.com) com contrato assinado em abril de 2010, no valor de 7.985, 00 (sete mil, novecentos e oitenta e cinco reais) a ser pago em 5 parcelas. Julia Mortara, funcionária da empresa, apresentou uma proposta da “arquitetura de informações do site” com um desenho de todas as páginas: home; entidade; gestão de associados; gestão de vendas e publicações; gestão eventos; blog; pesquisa. Foi bastante discutida essa proposta e a Diretoria deu vários esclarecimentos sobre o conteúdo e modos de funcionamento de cada um dos setores da entidade e foram pedidas várias alterações. Na segunda reunião, dia 17/05, foi apresentada, por Jose, novamente a proposta com incorporação das solicitações feitas pela Diretoria para validação e finalização da arquitetura do site. No dia 06/07 foi discutida unicamente o setor de publicações (revista Leitura: Teoria e Prática; Virtual Linha Mestra; Anais). Foi apresentado o funcionamento deste setor e a ALB ficou de enviar todas as notificações que farão parte do processo de comunicação entre autor, parecerista, secretaria da ALB, coordenação editorial, assim como os modelos de pareceres e de declarações para automatizar o serviço com a produção desse setor. Na reunião de 23/07 continuou a discussão do setor de publicações, apresentado por Franz.
TEMATICA: Seminário Nacional “O professor e a leitura do jornal”
Dias: 16/05; 24/05; 02/07
Hora: 14h00
Local: ALB
Na reunião do dia 16/05, foi feito um levantamento do número de inscrições até aquele momento: 71 inscritos, sendo que dessas 41 já estavam pagas. Foi decidido que seria prorrogado o período de inscrição para inscrição com trabalho até dia 27 de junho e que seria enviada mensagens lembrando co-autores da necessidade de concretizar sua inscrição no evento. Foram apresentados modelos de certificados para serem entregues aos congressistas e decidido que a ALB os produziria com impressão na FE. Foi também apresentado o orçamento para a produção de 800 unidades do Caderno de Resumos e de Atividades do evento enviado pelo Renato Faria e ficou fechado que o trabalho seria realizado por ele. Com o estado de saúde do Eustáquio, os presentes decidiram deixar seu nome na programação, mas providenciar alguém para compor a mesa “Literatura e Jornalismo”. Sugestões: João Protetti, Camilo Rianni, Zeca Baleiro, Telma Guimarães. Ficou decidido ainda que a Gabriela cuidaria dos lançamentos e as sessões de autógrafos, o Heitor da atualização das informações (prorrogação, atividades culturais, programação) no site; filmagens das conferencias e palestras por conta do setor de Multimeios da FE. Na reunião do dia 24/05 foi fechado com Renato Faria a produção do CD dos ANAIS do 5º Seminário, no mesmo padrão do 17º COLE. Foi solicitado que houvesse um melhor sistema de busca para o acesso do usuário a um determinado trabalho. Foi também fechada a produção do Caderno de Resumos do 5º Seminário, com entrega de todo o material até 30 de junho e entrega da versão final dia 07/07. No dia 02/07 – Reunião com Carlos para produção de 80 camisetas do 5º Seminário para uso dos monitores, núcleo de apoio, Comissão Organizadora e funcionários da FE/Unicamp, com patrocínio da Contivale – escritório de contabilidade; Também foi discutida a recepção dos convidados: táxi para locomoção; recibos e envelopes para prestação de contas; carta de recepção; listas de pessoas para almoço e jantar; hospedagem no hotel etc. Foram revisados os espaços reservados para sessões de comunicações, oficinas e sessões de autógrafos. Também o material e recursos solicitados pelos responsáveis em ministrar as oficinas e pelos palestrantes e conferencistas. Lucy ficou encarregada de providenciar o material e compra de café, açúcar etc. Também ficou encarregada da montagem da livraria e venda dos produtos da ALB durante o evento. Solicitação de produção de faixas de divulgação do evento nas guaritas da Unicamp, em frente Centro de convenções, Faculdade de Educação. Acerto na cantina para almoço e refeição do Núcleo de Apoio e dos monitores e transfer para os convidados com agencia Bomsenso. Norma fechou com a Padaria Alemã os coffee brack para a sala dos convidados e jantar com Picanha de Ouro. Ela também se responsabilizou de cuidar da divulgação do evento com a mídia. Foi feita uma conversa com Rafaela Ferreira, coordenadora dos monitores que trabalharão no evento. Ela ficou encarregada de montar o cronograma de atividades, as listas para as sessões de comunicações, organização das pastas dos congressistas e convidados, cartazes de orientação na FE e Unicamp, cuidar do material e recursos necessários nas oficinas, palestras e sessões de comunicações. Durante este período, de maio a julho, Norma participou da reunião no dia 27/05 com os Secretários de Educação da Região Metropolitana de Campinas que ocorreu na cidade de Itatiba, para divulgar o Seminário e oferecer a eles inscrições com valores promocionais para os professores da rede. Fez ainda visita aos seguintes Secretários: em 09/04, ao Secretário de Educação da cidade de Valinhos que assumiu os custos dos professores interessados em participar; 26/04 ao Jose Tadeu Jorge, Secretário de Educação de Campinas que adquiriu 200 inscrições para os professores da rede; 12/05 com Mônica, coordenadora da FUMEC da Secretaria de Educação de Campinas que comprou 50 inscrições. Também houve reunião (18/05) com Sonia, no Centro de Convenções da Unicamp, para acertar horário, espaço, disponibilidade dos serviços dos funcionários durante o evento.