Síntese da Reunião de Diretoria da ALB – 15 de agosto

Presenças confirmadas: Antonio Carlos de Amorim, Ana Lúcia Horta Nogueira, Davina Marques e Ubirajara de Alencar Rodrigues.

 

Ausências Justificadas: Gabriela Fiorin Rigotti e Alik Wunder.

 

Antonio Carlos iniciou a reunião com os 1. Informes1.1. Secretaria da ALB – Íris falou do curso “A Arte de Escrever, Publicar e Comercializar o Produto Livro”, que fez em São Paulo na Escola do Escritor dia 06 de agosto, onde foi falado sobre os processos de editoração do livro e sua comercialização. O curo foi financiado pela ALB. 1.2. Secretaria da Revista Leitura: Teoria e Prática – Íris apresentou os detalhes do Edital do IPEA específico para financiamento de revistas da área de Humanidades, uma possibilidade para a Revista LTP. 1.3. Blog da ALB – Íris já postou reportagens até o dia da viagem dela e está à procura de novas postagens para o período em que ela estará afastada da ALB. Estuda-se uma reconfiguração estética para o blog. 1.4. Ofício encaminhado ao Secretário de Educação Municipal de Guarulhos/SP – Foi enviado um ofício com mesmo teor dos enviados a Valinhos e Paulínia para o município de Guarulhos, oferecendo as publicações da ALB. A resposta recebida foi de que a secretaria já adquiriu publicações este ano, eles tiveram uma Feira do Livro este ano e inclusive houve convite para a ALB fazer parte desta feira no próximo ano. Decidimos enviar o mesmo ofício para todas secretarias de educação dos municípios de São Paulo.  2. Para Ciência2.1. Balanço do evento Encontros com a ALB – Lucy apresentou o número de participantes no evento (244), o movimento financeiro – foi apresentado um relatório de gastos (R$ 6.590,41), e também do lucro obtido no evento (R$ 6.562,75) e também a venda da livraria da ALB (R$ 848,00). 2.2. Carta de Entidades ao Ministro da Educação – Manifestação contrária à mudança das diretrizes curriculares para o ensino profissionalizante. Documento postado na página da ALB em Informes da Diretoria. 3. Para Deliberação3.1. Carta da Lucy pedindo dispensa entre os dias 02 e 07 de outubro de 2011 para participar da ANPEd, trabalhando na venda de produtos da ALB – Antonio Carlos falou do pedido da Lucy, o qual foi aceito pela diretoria e também propôs que a ALB financiasse as diárias de hotel e alimentação (R$ 500,00), no período em que acontecerá a ANPEd, uma vez que a funcionária trabalhará para a ALB no evento, proposta também aceita pela diretoria. 3.2. Carta da Íris pedindo dispensa para participar de evento internacional e realizar viagem ao Japão – A diretoria aceitou a solicitação, e propôs que na reposição dos dias não trabalhados não sejam incluídas as horas de participação no evento, no qual Íris apresentará texto que versa sobre a Roda de Pesquisadores da ALB, e é interesse da Associação tal divulgação . 3.3. Reunião com a Editora Moderna – propostas de editais conjuntos – É possível fazer publicações para um público do 6º ao 9º ano, não de livros didáticos. Foi aprovada a abertura do edital para recebimento de originais de livros para serem submetidos ao PNBE para possíveis publicações por editoras cadastradas na ALB. 3.4. Articulação entre COLE e ENDIPE, eventos que ocorrerão em julho de 2012 na Unicamp – Antonio Carlos falou da reunião que ocorreu na sede da ALB com as professoras da Comissão Organizadora do ENDIPE. Algumas questões relativas à infraestrutura de ambos eventos serão acordadas entre ambas comissões. 3.5. Avaliação da reunião preparatória do 18º Cole. Encaminhamentos – Preparo de material de divulgação e abertura de inscrições no início de outubro. Membros da diretoria se reuniram para montar o cronograma com os valores de inscrição do Cole, datas das mesmas. Ficou fechado que para fazer inscrição com apresentação de trabalho, o participante deve ser associado à ALB, os sócios de 2011 terão sua anuidade automaticamente renovada para 2012. Para inscrições de ouvintes, os sócios terão gratuidade. O conteúdo da proposta da diretoria da ALB para a organização doa 18º Cole será enviado a todas pessoas que participaram da reunião preparatória do dia 14 de julho, com vistas à continuidade da construção coletiva do evento. 3.6. Programa “Ciência sem fronteiras” do MCT – análise. Item não discutido – 3.7. Avaliação do primeiro semestre da gestão da diretoria da ALB – prioridades e reorientações. Item não discutido.

 

 

Antonio Carlos encerrou a reunião e agradeceu a presença de todos.

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