Educação para a Mídia é tema de nova edição da revista Resgate

O Centro de Memória-Unicamp publica mais uma edição de Resgate Revista Interdisciplinar de Cultura (www.centrodememoria.unicamp.br/resgate).
A edição (vol. XIX, no. 22), intitulada Educação para a Mídia deve-se à proeminência dessa área de estudos nos dias de hoje. Organizada pelo professor da Unesp de Assis, Juvenal Zanchetta Jr., este número de Resgate conta com pesquisadores de diferentes contextos que oferecem suas contribuições na área. Experiências vividas além de nossas fronteiras corroboram para pensar a realidade pela qual passa a juventude brasileira cada vez mais plugada e, de certa maneira, pouco atenta aos suportes midiáticos tradicionais.
A diversificação, a individualização e a crescente popularização dos suportes de informação, a tendência de universalização do acesso à rede web, bem como a ação cada vez mais concentrada dos grupos midiáticos, são
alguns dos fatores que, por si mesmos, implicam necessária reflexão quanto ao enfrentamento do tema, sobretudo em se tratando da perspectiva educacional. A tendência comum entre os jovens de informar-se tão somente a partir da internet, promove um abandono dos suportes impressos e secundariza até mesmo a televisão, acredita Zanchetta. Artigos, ensaios, entrevista, resenha e crítica de cinema, abordando sempre o binômio Educação e Mídia compõem o conjunto de textos da presente edição. O material reunido, mesmo sem a pretensão de se colocar como estado da
arte, destaca as principais linhas de força dessa temática no Brasil, a partir da academia, dos governos e dos materiais didáticos de maior trânsito na educação formal, bem como procura mapear alguns dos principais desafios a serem enfrentados a partir de agora. O organizador da edição, dentre outras publicações, é autor dos livros Para Ler e Fazer o Jornal em Sala de Aula (em co-autoria com Maria Alice Faria) e Imprensa Escrita e Telejornal.
Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha