Especial 19o COLE – Sessão Especial Perspectivas da Leitura no Brasil – 22/07/2014

Sessão Especial

Perspectivas da Leitura no Brasil

Dia 22/07/2014

Moderadores:

Luiz Percival Leme Britto – Universidade Federal do Oeste do Pará
Alda Regina Tognini Romaguera – Associação de Leitura do Brasil/ Universidade de
Sorocaba
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim – Associação de Leitura do Brasil/FE Unicamp

Horário: 13h45min às 15h

Local: Auditório II do Centro de Convenções da Unicamp

Tema: Movimento por um Brasil Literário
Elizabeth Serra – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ)

Horário: 15h às 16h30min
Local: Auditório II do Centro de Convenções da Unicamp

Tema: Empréstimo de eBooks: a revolução na palma da mão
Galeno Amorim – Observatório do Livro

O início da era do empréstimo de eBooks por bibliotecas e escolas previsto para 2014, pode provocar um
impacto sem precedentes nas políticas públicas de leitura no Brasil, com reflexos importantes na
educação pública, em especial em locais com maiores dificuldades de acesso. Com a chegada da era
digital ao mundo dos livros e das bibliotecas, os usuários não precisarão mais aguardar na fila até que o
livro seja devolvido e terá ao seu alcance, em uma biblioteca que nunca fecha, um acervo muito mais
amplo e diversificado. Em compensação, cada movimento seu enquanto leitor será observado de perto,
traduzindo-se em relatórios completos para professores e redes de ensino sobre seus gostos e preferências,
mas também suas dificuldades para a leitura (as palavras e expressões que desconhecem, por exemplo).
As inovações tecnológicas podem causar uma verdadeira revolução na leitura, mas embutem uma séria
ameaça caso, mais uma vez, a escola pública, e principalmente nas regiões mais pobres, fiquem de fora. A
finalidade do projeto do Observatório do Livro e da Leitura – que pesquisou professores, bibliotecários,
dirigentes, alunos, editores e autores, entre outros – é municiar as políticas públicas de leitura a fim de
fazer com que as tecnologias digitais também sejam colocadas a serviço das populações tradicionalmente
excluídas, que são as mais penalizadas pela falta de acesso à informação, ao conhecimento e às novas
oportunidades da vida moderna. 

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