Formação continuada no contexto do PNAIC (Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa): projetos e experiências a compartilhar
Local: Auditório III do Centro de Convenções
Tendo em
vista o desenvolvimento do PNAIC no ano de 2013, pretendemos discutir propostas
de formação continuada de professores alfabetizadores a partir da experiência
de três diferentes universidades brasileiras envolvidas com o Programa. Cada
uma delas irá focalizar um aspecto relativo à proposta de formação construída
pela sua instituição. O objetivo da mesa redonda é de compartilhar experiências
e reflexões em torno do trabalho formativo com professores alfabetizadores e
destacar as singularidades das práticas formativas em diferentes universidades.
vista o desenvolvimento do PNAIC no ano de 2013, pretendemos discutir propostas
de formação continuada de professores alfabetizadores a partir da experiência
de três diferentes universidades brasileiras envolvidas com o Programa. Cada
uma delas irá focalizar um aspecto relativo à proposta de formação construída
pela sua instituição. O objetivo da mesa redonda é de compartilhar experiências
e reflexões em torno do trabalho formativo com professores alfabetizadores e
destacar as singularidades das práticas formativas em diferentes universidades.
As possibilidades de formação dos
professores alfabetizadores: mudanças
professores alfabetizadores: mudanças
Andrea Tereza Brito Ferreira – PNAIC –
UFPE
UFPE
O
processo de formação continuada de professores compreende uma série de
princípios que tomam forma a partir da prática formativa do professor. O compartilhamento de saberes, a reflexão
sobre o fazer cotidiano e a integração fazer docente com os conhecimentos
acadêmicos pode ser um caminho a ser percorrido no sentido de contribuir para
que o professor alfabetizador repense a sua prática cotidiana e consiga
melhorar a aprendizagem dos alunos. É nesse sentido que discutiremos, neste
trabalho, situações vivenciadas de práticas formativas, envolvendo o trabalho
com o ensino do Sistema Alfabético de Escrita, para compreender as
possibilidades de fabricação, materialização, construção e (re)construção dos
conhecimentos sobre a alfabetização, a partir de uma proposta formadora.
processo de formação continuada de professores compreende uma série de
princípios que tomam forma a partir da prática formativa do professor. O compartilhamento de saberes, a reflexão
sobre o fazer cotidiano e a integração fazer docente com os conhecimentos
acadêmicos pode ser um caminho a ser percorrido no sentido de contribuir para
que o professor alfabetizador repense a sua prática cotidiana e consiga
melhorar a aprendizagem dos alunos. É nesse sentido que discutiremos, neste
trabalho, situações vivenciadas de práticas formativas, envolvendo o trabalho
com o ensino do Sistema Alfabético de Escrita, para compreender as
possibilidades de fabricação, materialização, construção e (re)construção dos
conhecimentos sobre a alfabetização, a partir de uma proposta formadora.
O projeto de letramento como articulador
de temáticas no trabalho
com os anos iniciais
de temáticas no trabalho
com os anos iniciais
Maria Sílvia Cintra Martins – PNAIC –
UFSCAR
UFSCAR
Pretendemos
apresentar reflexões em torno dos Projetos de Letramento seguidas de relato de
formação de professores em que esta temática adquiriu relevância no
âmbito do PNAIC/UFSCar. Tivemos como objetivo a formação de professores
centrada no pressuposto de que o processo de ensino e aprendizagem deva se dar
de forma significativa tanto para os alunos quanto para os próprios
professores. A metodologia utilizada foi de teor qualitativo e participativo.
Entendemos que o Projeto de Letramento, como articulador de ações e de
temáticas, envolve metodologia de trabalho em sala de aula particularmente
propícia para os anos iniciais, em que se podem observar duas características
de destaque: a fragmentação disciplinar ainda não se dá como em outros
momentos; as diferentes linguagens encontram-se presentes de forma
relativamente espontânea e propícia para o desenvolvimento do trabalho
pedagógico calcado na intencionalidade.
apresentar reflexões em torno dos Projetos de Letramento seguidas de relato de
formação de professores em que esta temática adquiriu relevância no
âmbito do PNAIC/UFSCar. Tivemos como objetivo a formação de professores
centrada no pressuposto de que o processo de ensino e aprendizagem deva se dar
de forma significativa tanto para os alunos quanto para os próprios
professores. A metodologia utilizada foi de teor qualitativo e participativo.
Entendemos que o Projeto de Letramento, como articulador de ações e de
temáticas, envolve metodologia de trabalho em sala de aula particularmente
propícia para os anos iniciais, em que se podem observar duas características
de destaque: a fragmentação disciplinar ainda não se dá como em outros
momentos; as diferentes linguagens encontram-se presentes de forma
relativamente espontânea e propícia para o desenvolvimento do trabalho
pedagógico calcado na intencionalidade.
Desafios na formação continuada de
professores em um projeto de
largo alcance
professores em um projeto de
largo alcance
Ana Lúcia Guedes-Pinto – PNAIC – UNICAMP
A
proposta de formação continuada do programa Pacto pressupõe um alcance multiplicador,
almejando atingir as práticas alfabetizadoras dos professores do primeiro ciclo
do segmento Fundamental I. No cotidiano do planejamento e da realização dos
encontros formadores temos encontrado diversos desafios. Desafios esses que se
caracterizam por diferentes questões que se interpõem na formação tais como a
construção da interlocução que pretende ganhar materialidade em diversos níveis
da cadeia de comunicação verbal dos sujeitos envolvidos na proposta; o planejar
de cada encontro formativo com vistas a delinear rotinas e princípios para o
trabalho pedagógico; as opções na condução do trabalho de formação buscando
garantir direcionamentos e o estabelecimento de compromissos didáticos e ao
mesmo tempo preservar as particularidades de cada grupo de professores
formadores e, finalmente, disparar e aprofundar a reflexão sobre a própria
prática pedagógica de cada professor. Procuraremos abordar alguns desses
desafios tomando como referência o ano desenvolvido de 2013 e início de 2014 e
as perspectivas delineadas para sua continuidade.
proposta de formação continuada do programa Pacto pressupõe um alcance multiplicador,
almejando atingir as práticas alfabetizadoras dos professores do primeiro ciclo
do segmento Fundamental I. No cotidiano do planejamento e da realização dos
encontros formadores temos encontrado diversos desafios. Desafios esses que se
caracterizam por diferentes questões que se interpõem na formação tais como a
construção da interlocução que pretende ganhar materialidade em diversos níveis
da cadeia de comunicação verbal dos sujeitos envolvidos na proposta; o planejar
de cada encontro formativo com vistas a delinear rotinas e princípios para o
trabalho pedagógico; as opções na condução do trabalho de formação buscando
garantir direcionamentos e o estabelecimento de compromissos didáticos e ao
mesmo tempo preservar as particularidades de cada grupo de professores
formadores e, finalmente, disparar e aprofundar a reflexão sobre a própria
prática pedagógica de cada professor. Procuraremos abordar alguns desses
desafios tomando como referência o ano desenvolvido de 2013 e início de 2014 e
as perspectivas delineadas para sua continuidade.
Local: Auditório III do Centro de Convenções