17 de abril
de 2013, quarta-feira
de 2013, quarta-feira
09h às 17h
Centro de
Convenções da Unicamp
Convenções da Unicamp
INFORMAÇÕES GERAIS
Local: Centro de Convenções da Unicamp
Rua Elis
Regina, 131 – Cidade Universitária
Regina, 131 – Cidade Universitária
CEP:
13083-970 – Campinas, SP
13083-970 – Campinas, SP
Data: 17 de abril de 2013, quarta-feira
Horário: das 09h às 17h
Inscrições: http://foruns.bc.unicamp.br/foruns/
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Secretaria
de Eventos – FE/Unicamp
de Eventos – FE/Unicamp
SOBRE O EVENTO
A Educação de Jovens e Adultos
(EJA), modalidade de ensino regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional n. 9.394/96, tem o objetivo de garantir o atendimento àqueles
que não tiveram acesso ou puderam continuar os estudos no ensino fundamental e
médio na idade própria (Art. 37). A oferta da modalidade, de acordo com a legislação,
deve ser assegurada pelos sistemas de ensino através de cursos ou certificação
de conhecimentos e habilidades, por meio de exames supletivos. A estrutura e
funcionamento da EJA no Brasil, a partir de 1996, tem se configurado,
especialmente, em espaços escolares e, recentemente, passa a ser vinculada à
Educação Profissional diante da possibilidade de integração à referida
modalidade. No entanto, o antecedente histórico da Educação de Adultos (EA),
bem como os pressupostos teóricos, analíticos que embasam a modalidade EJA tem
se pautado nas experiências educativas de espaços não-escolares, constituídas
por meio da educação popular. Esse pressuposto representa um desafio, que será
abordado nos encontros que se seguem.
(EJA), modalidade de ensino regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional n. 9.394/96, tem o objetivo de garantir o atendimento àqueles
que não tiveram acesso ou puderam continuar os estudos no ensino fundamental e
médio na idade própria (Art. 37). A oferta da modalidade, de acordo com a legislação,
deve ser assegurada pelos sistemas de ensino através de cursos ou certificação
de conhecimentos e habilidades, por meio de exames supletivos. A estrutura e
funcionamento da EJA no Brasil, a partir de 1996, tem se configurado,
especialmente, em espaços escolares e, recentemente, passa a ser vinculada à
Educação Profissional diante da possibilidade de integração à referida
modalidade. No entanto, o antecedente histórico da Educação de Adultos (EA),
bem como os pressupostos teóricos, analíticos que embasam a modalidade EJA tem
se pautado nas experiências educativas de espaços não-escolares, constituídas
por meio da educação popular. Esse pressuposto representa um desafio, que será
abordado nos encontros que se seguem.
COORDENAÇÃO
Grupo de Estudos
e Pesquisas “Educação de Jovens e Adultos” (GEPEJA)
e Pesquisas “Educação de Jovens e Adultos” (GEPEJA)
PROGRAMAÇÃO
• Manhã
9h – Abertura –
Integrantes da mesa:
Integrantes da mesa:
Profa. Dra. Carmen
Zink Bolonhini – Assessora da Coordenadoria Geral da Universidade
Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas –
Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp
Profa. Cecília de Godoy Camargo Pavani
– Departamento de Educação da RAC
Prof. Dr. Antonio Carlos Amorim –
Presidente da ALB
Zink Bolonhini – Assessora da Coordenadoria Geral da Universidade
Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas –
Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp
Profa. Cecília de Godoy Camargo Pavani
– Departamento de Educação da RAC
Prof. Dr. Antonio Carlos Amorim –
Presidente da ALB
Profa.
Dra. Sonia Giubilei – Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação
de Jovens e Adultos (Gepeja)
Dra. Sonia Giubilei – Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação
de Jovens e Adultos (Gepeja)
Diálogos sobre a
EJA: desafios do Magistério na EJA
EJA: desafios do Magistério na EJA
9h30 às
10h –
A educação de adultos no Brasil:
desafios à emancipação e conscientização dos sujeitos
10h –
A educação de adultos no Brasil:
desafios à emancipação e conscientização dos sujeitos
Profa. Dra. Sonia
Giubilei (Unicamp/Faculdade de Educação/Gepeja)
Giubilei (Unicamp/Faculdade de Educação/Gepeja)
10h
às 10h30 – Intervalo
às 10h30 – Intervalo
10h30
às 11h – A educação de jovens e adultos
no contexto brasileiro: o atual contexto da modalidade
às 11h – A educação de jovens e adultos
no contexto brasileiro: o atual contexto da modalidade
Profa. Dra. Debora Cristina Jeffrey
(Unicamp/Faculdade de Educação/Gepeja)
(Unicamp/Faculdade de Educação/Gepeja)
11h30
às 12h30 – Representações Sociais de
Jovens e Adultos: expectativas de retorno à escola
às 12h30 – Representações Sociais de
Jovens e Adultos: expectativas de retorno à escola
Profa. Dra. Andrea Paixão Fernandes (UERJ/Gepeja)
12h30
às 14h00 – Almoço
às 14h00 – Almoço
• Tarde
Conversas sobre a
EJA: as experiências educativas na EJA em espaços não-escolares e escolares
EJA: as experiências educativas na EJA em espaços não-escolares e escolares
14h às 14h30 – O
Projeto Educativo de Integração Social – PEIS
Projeto Educativo de Integração Social – PEIS
Profa. Ma. Sandra
Fernandes Leite (Unicamp/Gepeja/PEIS)
Fernandes Leite (Unicamp/Gepeja/PEIS)
Prof. Me. Fábio
Pereira Nunes (Unicamp/Gepeja/PEIS)
Pereira Nunes (Unicamp/Gepeja/PEIS)
14h30 às 15h30 – O
Projeto EJA Profissões: o caso de Campinas, SP
Projeto EJA Profissões: o caso de Campinas, SP
Profa. Cristiane
Teresa Dombosco (SME-Campinas/Unicamp/Gepeja)
Teresa Dombosco (SME-Campinas/Unicamp/Gepeja)
15h30 às 16h – A
Educação de Jovens e Adultos: experiências da rede estadual de ensino de São
Paulo
Educação de Jovens e Adultos: experiências da rede estadual de ensino de São
Paulo
Prof. Antonio
Avelino Viana (SEE-SP/Gepeja)
Avelino Viana (SEE-SP/Gepeja)
Profa. Valéria Leão
(SEE-SP/Gepeja)
(SEE-SP/Gepeja)
16h30 às 17h –
Atividade cultural
Atividade cultural