INFORMAÇÕES GERAIS
Local: Centro de Convenções da UNICAMP
Data: 18 de abril de 2012 (quarta-feira)
Horário: das 9h às 17h
Inscrições gratuitas: http://foruns.bc.unicamp.br/magis/foruns_magis.php
Informações
Adicionais
Secretaria
de Eventos – FE/Unicamp
de Eventos – FE/Unicamp
SOBRE O EVENTO:
Nas
últimas décadas, tem se tornado cada vez mais evidente a necessidade de se
discutir as políticas destinadas ao Ensino Médio, no contexto da Educação
brasileira. Esse segmento de escolaridade tem sido interpelado acerca de sua
identidade que flutua entre a finalização da educação básica e a preparação
para o mundo do trabalho. Aliado a esse aspecto, as políticas curriculares
apontam desde a década de 90, para uma organização curricular em áreas de
conhecimento, o que coloca sob rasura o trabalho em torno das disciplinas escolares,
provocando demandas de integração. Por outro lado, a universidade forma
professores em licenciaturas disciplinares e a organização do trabalho
pedagógico em trabalhos interdisciplinares configura-se um desafio. O PIBID –
Programa de Iniciação à Docência (CAPES) – como política pública de formação de
professores tem-se mostrado um espaço decisivo para fomentar essas tensões
produtivas em torno da parceria universidade escola, as demandas
interdisciplinares e o currículo do Ensino Médio. Esse Fórum pretende colocar
em discussão tais questões com foco em duas áreas de conhecimento do Ensino
Médio, potencializando debates que oportunizem o fortalecimento das
licenciaturas e da escola básica como espaços de formação.
últimas décadas, tem se tornado cada vez mais evidente a necessidade de se
discutir as políticas destinadas ao Ensino Médio, no contexto da Educação
brasileira. Esse segmento de escolaridade tem sido interpelado acerca de sua
identidade que flutua entre a finalização da educação básica e a preparação
para o mundo do trabalho. Aliado a esse aspecto, as políticas curriculares
apontam desde a década de 90, para uma organização curricular em áreas de
conhecimento, o que coloca sob rasura o trabalho em torno das disciplinas escolares,
provocando demandas de integração. Por outro lado, a universidade forma
professores em licenciaturas disciplinares e a organização do trabalho
pedagógico em trabalhos interdisciplinares configura-se um desafio. O PIBID –
Programa de Iniciação à Docência (CAPES) – como política pública de formação de
professores tem-se mostrado um espaço decisivo para fomentar essas tensões
produtivas em torno da parceria universidade escola, as demandas
interdisciplinares e o currículo do Ensino Médio. Esse Fórum pretende colocar
em discussão tais questões com foco em duas áreas de conhecimento do Ensino
Médio, potencializando debates que oportunizem o fortalecimento das
licenciaturas e da escola básica como espaços de formação.
COORDENADORA: Maria Inês Petrucci Rosa
Programação
09h00 – Abertura
Edgar Salvadori de Decca – Coordenador
Geral da Unicamp
Geral da Unicamp
Sérgio Antonio da Silva Leite– Diretor
da Faculdade de Educação da Unicamp
da Faculdade de Educação da Unicamp
Cecília de Godoy Camargo Pavani –
Departamento de Educação da RAC
Departamento de Educação da RAC
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim –
Presidente da ALB
Presidente da ALB
Maria Inês Petrucci Rosa – PHALA
– FE/Unicamp
– FE/Unicamp
09h30 – Conferência de Abertura
Mesa
redonda: Integração curricular no
ensino médio e as possibilidades de parceria entre universidade e escola
redonda: Integração curricular no
ensino médio e as possibilidades de parceria entre universidade e escola
Denise
de Freitas (UFSCar)
de Freitas (UFSCar)
Mírian
Pacheco Silva (UFABC)
Pacheco Silva (UFABC)
Guilherme
do Val Toledo Prado (coordenador institucional PIBID/UNICAMP)
do Val Toledo Prado (coordenador institucional PIBID/UNICAMP)
Moderadora:
M. Inês Petrucci Rosa
M. Inês Petrucci Rosa
12h30
– Intervalo para almoço
– Intervalo para almoço
14h00 – Mesa-redonda
Mesa
Redonda: Integração curricular na
área das Ciências da Natureza e as experiências de parceria em escolas públicas
Redonda: Integração curricular na
área das Ciências da Natureza e as experiências de parceria em escolas públicas
Elisabete
Barolli (FE/ UNICAMP)
Barolli (FE/ UNICAMP)
Tânia
Cristina de Assis Quintino Okubo (Escola Estadual Dom João Nery)
Cristina de Assis Quintino Okubo (Escola Estadual Dom João Nery)
Tereza
Cristina Lopes (COTUCA/UNICAMP)
Cristina Lopes (COTUCA/UNICAMP)
Moderador:
Pedro da Cunha Pinto Neto (FE UNICAMP)
Pedro da Cunha Pinto Neto (FE UNICAMP)
15h15 – Intervalo para Café
15h30 – Mesa-redonda
Mesa
Redonda: Integração curricular na
área das Ciências Humanas e as
experiências de parceria em escolas públicas
Redonda: Integração curricular na
área das Ciências Humanas e as
experiências de parceria em escolas públicas
Renê S. Trentin (FE UNICAMP)
Manoel
Francisco do Amaral (Escola Estadual Professora Celeste Palandi de Mello)
Francisco do Amaral (Escola Estadual Professora Celeste Palandi de Mello)
Moderadora:
Eliana Ayoub (FE UNICAMP)
Eliana Ayoub (FE UNICAMP)
ORGANIZADORES
FE – Faculdade de Educação
A organização
deste Fórum está sob a responsabilidade do Grupo PHALA, que com base no
pressuposto compartilhado de que práticas culturais, linguagem e subjetividade
constituem-se mutuamente, o grupo propõe-se a desenvolver um programa de
estudos investigativos em educação, em diferentes perspectivas teóricas. Esse
espectro de investigações contempla três linhas de pesquisa de acordo com
interesses temáticos mais específicos e/ou diferentes perspectivas
metodológicas que articulam linguagem, práticas culturais e subjetividade,
educação e jogos discursivos.
deste Fórum está sob a responsabilidade do Grupo PHALA, que com base no
pressuposto compartilhado de que práticas culturais, linguagem e subjetividade
constituem-se mutuamente, o grupo propõe-se a desenvolver um programa de
estudos investigativos em educação, em diferentes perspectivas teóricas. Esse
espectro de investigações contempla três linhas de pesquisa de acordo com
interesses temáticos mais específicos e/ou diferentes perspectivas
metodológicas que articulam linguagem, práticas culturais e subjetividade,
educação e jogos discursivos.
ALB
– ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL
A ALB – A Associação de Leitura do Brasil é uma sociedade científica sem fins
lucrativos; legalmente instituída desde novembro de 1981, em Campinas, com o
objetivo básico de lutar pela democratização da leitura no contexto brasileiro.
A ALB congrega todas as pessoas que estão interessadas no estudo e discussão de
questões relativas à leitura – pesquisadores, professores de todos os níveis,
estudantes universitários, bibliotecários, jornalistas, editores, livreiros,
historiadores etc. Sua intervenção se faz mediante: realização de Congressos,
dentre os quais se destaca o COLE (Congresso de Leitura do Brasil), realizado
bianualmente na UNICAMP, e o Seminário Nacional “O Professor e a Leitura do
Jornal” em parceria com
o Grupo RAC e ANJ (Associação Nacional de Jornais), estímulo à organização e implantação
de grupos regionais de estudos e pesquisas, apoiando seus trabalhos e
facilitando a troca de experiências; dinamização da Roda de Pesquisadores da
ALB; publicação de livros, revistas, cadernos e boletins, nos quais não apenas
se expressam os pontos de vista da ALB, mas os dos estudiosos da questão.
Site da ALB: alb.com.br
– ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL
A ALB – A Associação de Leitura do Brasil é uma sociedade científica sem fins
lucrativos; legalmente instituída desde novembro de 1981, em Campinas, com o
objetivo básico de lutar pela democratização da leitura no contexto brasileiro.
A ALB congrega todas as pessoas que estão interessadas no estudo e discussão de
questões relativas à leitura – pesquisadores, professores de todos os níveis,
estudantes universitários, bibliotecários, jornalistas, editores, livreiros,
historiadores etc. Sua intervenção se faz mediante: realização de Congressos,
dentre os quais se destaca o COLE (Congresso de Leitura do Brasil), realizado
bianualmente na UNICAMP, e o Seminário Nacional “O Professor e a Leitura do
Jornal” em parceria com
o Grupo RAC e ANJ (Associação Nacional de Jornais), estímulo à organização e implantação
de grupos regionais de estudos e pesquisas, apoiando seus trabalhos e
facilitando a troca de experiências; dinamização da Roda de Pesquisadores da
ALB; publicação de livros, revistas, cadernos e boletins, nos quais não apenas
se expressam os pontos de vista da ALB, mas os dos estudiosos da questão.
Site da ALB: alb.com.br
GRUPO RAC
O GRUPO RAC é constituído por um complexo
multimídia que envolve os jornais Correio Popular e Diário do Povo, Notícias
Já, a Revista Metrópole, Gazeta de Piracicaba, Gazeta de Ribeirão, o
Portal RAC e a Agência Anhangüera de Notícias. Atende a um mercado de
mais de cinco milhões de consumidores em Campinas e RMC (Região
Metropolitana de Campinas). Desde 1992, o Departamento de Educação desenvolve
o programa Correio Escola Multimídia promovendo o prazer da leitura dentro
e fora da sala de aula mediante o uso da mídia.
Sites da RAC: http://www.rac.com.br e www.correioescola.com.br
multimídia que envolve os jornais Correio Popular e Diário do Povo, Notícias
Já, a Revista Metrópole, Gazeta de Piracicaba, Gazeta de Ribeirão, o
Portal RAC e a Agência Anhangüera de Notícias. Atende a um mercado de
mais de cinco milhões de consumidores em Campinas e RMC (Região
Metropolitana de Campinas). Desde 1992, o Departamento de Educação desenvolve
o programa Correio Escola Multimídia promovendo o prazer da leitura dentro
e fora da sala de aula mediante o uso da mídia.
Sites da RAC: http://www.rac.com.br e www.correioescola.com.br