
FÓRUNS PERMANENTES – Educação Infantil como Política Pública de Educação
Informações Gerais
Data: 28 de abril de 2010 Horário: das 8h30 às 17h00
Informações Adicionais: soraia@nepp.unicamp.br
Sobre o Evento
Atualmente, a criança pequena passa a ter privilégios na sociedade e é vista como um pequeno cidadão portador de direitos. O reconhecimento da primeira infância como um dos períodos mais importantes da vida do ser humano, por parte de estudiosos de diversas áreas, coloca um importante desafio para a sociedade civil e para o Estado. Apesar dos avanços ocorridos nas últimas décadas, no Brasil, nessa área, ainda estamos distantes de um atendimento que se caracterize por padrões adequados de qualidade e de possibilidade de acesso a todas as crianças. Este seminário “A Educação Infantil como Política Pública de Educação” tem por objetivo propiciar condições para um debate profícuo sobre a formulação e a implementação de política de educação infantil, envolvendo tomadores de decisão das esferas federal e municipais, implementadores, professores, pesquisadores, representantes do judiciário.
Programação – MANHÃ
08h30 às 09h00 – Credenciamento 09h00 às 09h30 – Cerimônia de Abertura
09h30 às 11h30 – PAINEL I – Discussões sobre Políticas Públicas para o desenvolvimento da Primeira Infância.
Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação.
Rita Coelho – Coordenadora Geral da Educação Infantil do MEC – Brasília
Educação Infantil e Família: perspectiva jurídica desta relação na garantia do direito à educação
Luís Antonio Miguel Ferreira – Promotor de Justiça de Presidente Prudente/SP
Finanças municipais e financiamento da Educação Infantil
Jorge Abrahão de Castro – Diretor de Estudos Sociais do IPEA – Brasília
Coordenadora da Mesa: Maria Evelyna Pompeu do Nascimento – Profa. da Faculdade de Educação da UNICAMP
11h30 – Debate 12h00 – Almoço
TARDE – 13h30 – PAINEL II – O Reconhecimento e a importância da Educação Infantil como prioridade em Políticas Públicas
O investimento na primeira infância: Argumentos e recomendações
Vera Melis – Vice presidente da Organização Mundial da Educação Pré-escolar – OMEP-SP; Coordenadora da UNESCO/São Paulo (2005-2009)
Plano Nacional para a primeira infância: o olhar político e articulador social
Vital Didonet – Assessor da OMEP – Brasil
A formação do professor de educação infantil como prioridade em Políticas Públicas
Roberta Rocha Borges – Diretora da Divisão de Educação Infantil e Complementar da UNICAMP – DEdIC/DGRH
A Educação Infantil de Reggio Emília na Itália: algumas reflexões sobre Políticas Públicas
Ana Teresa Gavião – Presidente da Organização Mundial da Educação Pré-escolar – OMEP – Jundiaí/SP
Valéria Andreatto – Presidente da OMEP – São Paulo/SP
Coordenador da Mesa: Gustavo Zimmermann – Diretor Executivo da Agência Metropolitana de Campinas – Agemcamp
16h00 – Debate
Organizadores: O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP site: http: http://www.nepp.unicamp.br/
INSCREVA-SE EM: http://www.cori.unicamp.br/foruns/extras/foruns_extras.php