Livro sobre Sustentabilidade nas Universidades

Lançamento do livro sobre a sustentabilidade nas universidades ibero-americanas
No próximo dia 03 de dezembro será lançado o livro “Visões e experiências ibero-americanas de sustentabilidade nas universidades”, em ocasião da reunião de Bogotá (Colômbia) da Global Universities Partnership on Environment and Sustainability (GUPES),do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
O livro é um dos resultados da cooperação técnica e acadêmica entre o Programa USP Recicla, da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA-USP), a Universidade Autônoma de Madri e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e apresenta um quadro de produções teóricas e relatos de experiências sobre a incorporação da dimensão ambiental e da sustentabilidade em instituições de educação superior sob a visão de autores do Brasil, Espanha, Argentina, Chile, Colômbia e Inglaterra.
A publicação é composta por 44 capítulos organizados em quatro seções; as duas primeiras abordam os desafios para a incorporação da sustentabilidade na educação superior em geral e nas funções de extensão, planejamento e gestão de campi universitários e ensino e pesquisa. A terceira seção trata das aprendizagens e desdobramentos do projeto de cooperação entre USP e UAM. Por fim, a quarta seção traz uma seleção dos trabalhos apresentados no 3º Seminário sobre Sustentabilidade naUniversidade, realizado em São Carlos (SP), em 2011. Confiamos que esta publicação represente um aporte importante para a literatura e a prática sobre o tema dasustentabilidade na educação superior, podendo constituir-se em referência para asuniversidades ibero-americanas.
A publicação foi coordenada por Patrícia Silva Leme, educadora da Superintendência de Gestão Ambiental/USP, Alessandra Pavesi, pesquisadora na área de planejamento sustentável de currículos e campi universitários, David Alba e Maria José Diaz, pesquisadores da equipe de Educação Ambiental da Universidade Autônoma de Madri e contou com financiamento da SGA, da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
A educadora Patrícia Leme e o assessor da SGA/USP, Prof. Victor Ranieri, representarão a equipe de autores no lançamento do livro em Bogotá.
O livro está acessível em PDF  no site da Plataforma da Sustentabilidade:www.projetosustentabilidade.sc.usp.br
Acesso direto: 

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha