Os participantes recebem orientações sobre os sistemas de consulta de informações da Educação disponibilizados no portal eletrônico do MEC. As buscas referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) e à Prova Brasil serão evidenciadas.
A partir do conhecimento dos índices educacionais que retratam a qualidade da educação oferecida nas unidades e redes de ensino de suas comunidades, os mobilizadores participantes das oficinas traçam o Plano de Ação que deverá ser implementado contando com o protagonismo das famílias e educadores.
Como material de apoio ao trabalho de mobilização, o MEC disponibiliza a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. A publicação fomenta a reflexão sobre o tema em pauta e apresenta dicas simples e eficientes que buscam estimular a participação das famílias na educação dos filhos. Com isso pretende-se que haja melhor aproveitamento escolar dos estudantes.
Desde o seu lançamento, em maio de 2008, o Plano de Mobilização Social pela Educação tem conquistado, entre outros segmentos, a parceria de igrejas, organizações não governamentais (ONGs), entidades de representação, empresas, secretarias municipais e estaduais de educação, fóruns dos conselhos municipais e estaduais de educação, conselhos tutelares e setores governamentais.
A equipe do MEC e os representantes desses setores têm buscado, em mais de mil municípios brasileiros e com a participação de cerca de 5 mil mobilizadores, despertar a consciência da sociedade sobre o necessário comprometimento de todos a fim de garantir educação de qualidade para crianças e adolescentes.
Datas: 21 e 22 de maio
Local: Hotel Shelton – Rua Antônio Luchiari, 900, Distrito Industrial, Campinas-SP
Programação – Sexta-feira
10h – Credenciamento -Abertura / 12h – almoço / 13h – oficina / 16h30 – coffee break / 18h – término
Sábado – 8h – oficina / 12h – almoço / 13h30 – oficina / 16h30 – coffee break / 18h – término
Estrutura Básica da formação oferecida na oficina:
• Abertura
• Dados da educação no Brasil
• Por que mobilizar?
• Importância do envolvimento familiar na educação dos filhos
• Importância do envolvimento da comunidade
• Desafios para a interação família-escola
• O Plano de Mobilização Social pela Educação – lógica e objetivos
• Panorama da educação no Brasil – organização da educação no Brasil e transformando a situação: principais programas
• Sistemas de informação (Portal do MEC, do INEP, do FNDE)
• Elaboração, pelos participantes, de planos específicos de mobilização direcionados aos públicos com os quais interagem
Informações:
CCE: http://www.compromissocampinas.org.br/ ou (19) 3794-3511/3512
Mobilização Social pela Educação: http://mse.mec.gov.br/ e http://familiaeducadora.blogspot.com/