18o COLE – Inscrições para minicursos estão abertas

Abriram-se hoje, dia 14 de maio, as inscrições para realizar um dos 30 minicursos que serão oferecidos no último dia do 18o Congresso de Leitura do Brasil.
Todos os inscritos, como ouvintes ou com apresentação de trabalhos, poderão se inscrever em um dos minicursos. As vagas são limitadas.
Caso você ainda não tenha se inscrito no 18o Cole, acesse a página: http://www.18cole.com.br/inscricoes.php
Segue abaixo a lista dos minicursos, cujos resumos estão divulgados em:  
http://www.18cole.com.br/minicursos_resumos.pdf

20 de julho das 9 às 12h

Sem sentido do mundo, portanto, com todos os sentidos, ciência e arte

Antonio Miguel (FE/Unicamp)



O processo de escrita nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

Joyce Furlan e Lia Marocci (USF)



O Ensino da Escrita na Universidade: A Difícil Arte de Levar o Aluno a Produzir um Texto para Chamar de seu

Marinalva Vieira Barbosa (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Sulemi Fabiano Campos (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)



Coordenação pedagógica e formação de professores no cotidiano da escola: novos desafios?
Adriana Stella Pierini

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Márcia Alexandra Leardine

Maria Natalina Oliveira Farias

Cláudia Roberta Ferreira

Patrícia Regina Infanger Campos

(GEPEC/FE/Unicamp)



Formação estética e constituição da profissionalidade: pensar e sentir a docência

Luciana Haddad Ferreira (GEPEC/FE/Unicamp)



Fragmentos de memória e educação: leituras de documentos em rede e ensino de história

Maria Carolina Bovério Galzerani (FE/Unicamp)

Adriana Carvalho Koyama (doutoranda do GEPEC/FE/Unicamp)



A Ciência em Blogs de Divulgação Científica: leituras das mídias e leituras do universo acadêmico

Marcia Reami Pechula (Unesp. Instituto de Biociências. Rio Claro)



Ler em Língua Estrangeira não é traduzir: leitura e subjetividade

Elzira Yoko Uyeno (Unitau)

Carla Maria dos Santos Ferraz Orrú (Unicamp)



Ensino de História e Cultura Indígena (Lei 11.645): o quê, onde e como?

Wilmar da Rocha D’ Angelis (Unicamp e Ong Kamuri)



Jogos infantis na perspectiva histórica

Lila Cristina Guimarães Vanzella (FACEG)



O Ensino de Matemática na Infância

Elaine Sampaio Araújo (FFCLRP-USP/GEPAPe)



Experimentação do texto-oral na relação com um corpo em performance

Juliana Bom-Tempo (Olho/FE/Unicamp)

Valeria N. Valenzuela (Profesora de Expresión y Lenguaje Corporal
formada en el Instituto Superior de Formación Artística- Buenos Aires)



Outros gritos e choros ouvidos pela universidade. Conhecendo a infância brasileira pequenininha de 0 a 3 anos.

Ana Paula Soares Silva (FFCLRP/USP- Ribeirão Preto)



Histórias sem Fim

Maria Lucia Neves (Arte-educadora e contadora de histórias – Campinas)



O Jornal e a Prática de Leitura

Fabiano Correa da Silva (Instituição de Ensino São Francisco)

Maria Jussara Zamarian (Faculdades Integradas Maria Imaculada, da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro e da Pontifícia
Universidade Católica Campinas)



Pedagogia Tahaniana: a matemática nas histórias de Malba Tahan

Juraci Conceição de Faria (FE/Unicamp/Instituto Malba Tahan)



Música e Imagem: construindo relações de sentido

Silvia Cordeiro Nassif Schroeder (FFCLRP/USP)

Jorge Schroeder (IA/Unicamp)



Gritos e falas cartográficas: arte, escola, expressão

Wenceslao Machado de Oliveira Jr. (FE/Unicamp)



Poéticas do/no corpo

Márcia Maria Strazzacappa Hernandez (FE/Unicamp)



Leitura em Cena: entre o texto, a voz e o corpo

Eliana Kefalás Oliveira (UFAL)

Maria de Fátima Estelita Barros (UFAL)



As linguagens da arte e a expressividade do professor na educação infantil

Kaliane Dassi (Ribeirão Preto)



Produção Audiovisual para sala de aula

Julyana Matheus Troya Mello (Campinas/SP)



Sonho e Dança: matéria prima e criação

Adilson Nascimento de Jesus (FE/Unicamp)



Leituras de fontes para história da infância e da educação

Ana Cristina do Canto Lopes Bastos

José Fernando Teles da Rocha

Maria das Graças Sandi Magalhães (Grupo MEMÓRIA. FE/Unicamp)



A prisão e a loucura em formas cartográficas

Ana Maria Hoepers Preve (UDESC)



Literatura e cinema de Língua Portuguesa

Edimara Lisboa (pós-graduanda FFLCH/USP)



Leitura, escrita e autoria nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Soraya Maria Romano Pacífico (FFCLRP/USP-Ribeirão Preto)



Imagens, tempo, escrita (talvez cartas)

Elenise Cristina Pires de Andrade (UEFS)

Érica Speglich (Unesp/Rio Claro)



Os conflitos interpessoais e as regras na escola

Juliana Alvim Bites Castro Calil – GEPEC/FE/Unicamp

Carolina de Aragão Escher Marques – GEPEC/FE/Unicamp



Gesto e expressão: espaçostempos de criação

Eliana Ayoub – FE/Unicamp

Larissa Graner – Coordenadorado Grupo Ginástico Unicamp

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha