Marisa Midori Deaecto
Docente do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de
Comunicações e Artes (USP). Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação
em História Econômica da Fac. de Fil. Letras e Ciências Humanas (USP). Dedica-se a pesquisas sobre Economia e Cultura Urbana, tendo
publicado livros e artigos voltados para esta temática. Editora da Revista
Livro, do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (Pró-Reitoria de Cultura e
Extensão-USP). Coordenadora do Grupo de Estudos História da Edição e das
Práticas de Leitura no Brasil (Séculos XIX e XX). Foi membro da Diretoria da
Associação Nacional de História (2009-2011). Atualmente é Conselheira da
Comissão de Pesquisa Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São
Paulo (2010-2011).
Comunicações e Artes (USP). Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação
em História Econômica da Fac. de Fil. Letras e Ciências Humanas (USP). Dedica-se a pesquisas sobre Economia e Cultura Urbana, tendo
publicado livros e artigos voltados para esta temática. Editora da Revista
Livro, do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (Pró-Reitoria de Cultura e
Extensão-USP). Coordenadora do Grupo de Estudos História da Edição e das
Práticas de Leitura no Brasil (Séculos XIX e XX). Foi membro da Diretoria da
Associação Nacional de História (2009-2011). Atualmente é Conselheira da
Comissão de Pesquisa Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São
Paulo (2010-2011).
Último livro publicado:
O Império dos Livros. Instituições e Práticas
de Leituras na São Paulo Oitocentista
de Leituras na São Paulo Oitocentista
Apresenta um estudo sobre a expansão dos circuitos do livro na
capital paulistana no século XIX, procurando oferecer um quadro das práticas
culturais na capital paulista no início da República. Inicialmente, a autora
discute a instalação da primeira biblioteca pública em 1825 e a instalação da
Academia de Direito em 1827, importantes marcos para a criação de um círculo de
leitores na cidade ainda provinciana. Analisa a seguir a formação do
intelectual na cidade, a vida acadêmica e a fortuna dos livros, adentrando na
esfera privada por meio do estudo de inventários post-mortem de forma a
verificar a presença dos livros na casa paulistana e o interesse de seus
moradores. Finalmente, dedica a atenção ao aparecimento das livrarias e seu
impacto na sociedade paulistana na segunda metade do século XIX, voltando-se
para as questões sobre o consumo de livros franceses e seus principais agentes
de difusão.
Aníbal Bragança
Atualmente está cedido à Fundação Biblioteca Nacional, onde
exerce a função de Coordenador-geral de Pesquisa e Editoração. É Professor
Associado 2 da Universidade Federal Fluminense, como docente do Departamento de
Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do
Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS).
exerce a função de Coordenador-geral de Pesquisa e Editoração. É Professor
Associado 2 da Universidade Federal Fluminense, como docente do Departamento de
Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do
Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS).
Último livro publicado:
Clássicos brasileiros, uma
seleção de autores com obras em domínio público; Brazilian classics, a
selection of authors with works in public domain
seleção de autores com obras em domínio público; Brazilian classics, a
selection of authors with works in public domain
Este breve catálogo com uma seleção de 50 autores
com obras em domínio público visa dar a conhecer uma multiplicidade de
expressões da cultura letrada brasileira, com suas diversidades regionais e
estilísticas. Embora a maior parte dos autores selecionados integre o cânone da
literatura brasileira, buscou-se introduzir alguns valores que estão à margem,
incluindo um rol significativo de escritoras que, mesmo no século XIX, romperam
um certo preconceito de gênero e firmaram-se no campo das letras nacionais. Mesmo com uma história relativamente recente, a
literatura e o pensamento social brasileiros apresentam uma riqueza apreciável,
nascida da singular formação cultural brasileira, cujo mosaico variadíssimo,
cada vez mais, desperta interesse no concerto das nações. Este catálogo oferece
as referências dos autores em ordem alfabética de seus nomes literários, com
perfil biográfico resumido, principais obras,
breve resenha crítica e um curto excerto de sua obra mais conhecida.
com obras em domínio público visa dar a conhecer uma multiplicidade de
expressões da cultura letrada brasileira, com suas diversidades regionais e
estilísticas. Embora a maior parte dos autores selecionados integre o cânone da
literatura brasileira, buscou-se introduzir alguns valores que estão à margem,
incluindo um rol significativo de escritoras que, mesmo no século XIX, romperam
um certo preconceito de gênero e firmaram-se no campo das letras nacionais. Mesmo com uma história relativamente recente, a
literatura e o pensamento social brasileiros apresentam uma riqueza apreciável,
nascida da singular formação cultural brasileira, cujo mosaico variadíssimo,
cada vez mais, desperta interesse no concerto das nações. Este catálogo oferece
as referências dos autores em ordem alfabética de seus nomes literários, com
perfil biográfico resumido, principais obras,
breve resenha crítica e um curto excerto de sua obra mais conhecida.
No 18º Congresso de Leitura apresentarão a Mesa Redonda Práticas de leitura e gênero no dia 18 de julho de 2012 das 10h30min às 12h