
Data: 15 de Setembro de 2011
Horário: Das 9h às 17h
CIVILIS: Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania – FE/UNICAMP
ALB – Associação de Leitura do Brasil
RAC – Rede Anhanguera de Comunicação
Data: 15 de Setembro de 2011
Horário: Das 9h às 17h
Informações Adicionais:
Secretaria de Eventos – FE/UNICAMP
eventofe@unicamp.brObjetivo
-
ao patrimônio cultural escolar e suas interfaces, a partir da experiência no Museu da Escola Catarinense;
-
às políticas públicas voltadas para projetos de preservação e gestão documental no estado de São Paulo;
-
a projetos desenvolvidos em escolas de Campinas/SP, abordando o arquivo, o museu e a biblioteca;
-
à cultura material e possibilidades de leitura do tema.
9h – Abertura Oficial
Sergio Antonio da Silva Leite – Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp
Cecília de Godoy Camargo Pavani – Departamento de Educação da RAC
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim – Presidente da ALB
Maria Ângela Miorim – Centro de Memória da Educação – FE/UNICAMP
Maria Cristina Menezes – CIVILIS/FE/UNICAMP
09h30 – Conferência de Abertura: Patrimônio cultural escolar na interface da história da leitura e dos livros. Experiência no Museu da Escola CatarinenseConferencista: Dra Maria Teresa Santos Cunha – UDESC/SC – Coordenadora GT História da Educação ANPED.
Coordenação: Profa. Dra. Maria Cristina Menezes – CIVILIS/FE/UNICAMP
10h15 às 10h45– Intervalo para café
Expositores: Diógenes Nicolau Lawand e Suely Ramos da Silva – Memorial da Educação do Centro de Referência em Educação – CRE – Mario Covas
Eliana Martinelli Avagliano – Diretora Técnica do Centro de Coordenação dos Protocolos Estaduais – Programa de Gestão Documental Itinerante – Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Coordenação: Prof. Dr. André Paulilo – CIVILIS/FE/UNICAMP
12h00 às 14h00 – Almoço
Prof. Dr. Reginaldo Alberto Meloni – UNIFESP – CIVILIS/FE/UNICAMP
Coordenação: Prof. Dr. André Paulilo – CIVILIS/FE/UNICAMP
15h30 – 16h00 – Intervalo para Café
16h00 – Conferência de Encerramento: Cultura Material: possibilidades, leituras
Conferencista: Prof. Dr. Pedro Paulo Abreu Funari: IFCH/UNICAMP/Coordenador do Centro de Estudos Avançados (CEAV) – UNICAMP
Coordenação: Prof. Dra Ediógenes Aragão Santos – CIVILIS/FE/UNICAMP
17h00 – Encerramento
A organização deste Fórum está sob a responsabilidade do CIVILIS, Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania, da Faculdade de Educação, UNICAMP. O CIVILIS surgiu da necessidade de conferir visibilidade e legitimidade institucional aos trabalhos de pesquisadores, da área da Historia da Educação, que em suas pesquisas vêm priorizando as novas abordagens e perspectivas teóricas decorrentes da renovação historiográfica proposta a partir, sobretudo, dos anos 80, pela Nova História. Novas categorias de análise são introduzidas, passa-se de uma história social e econômica a uma historia cultural, que tem no conceito de representação a sua centralidade, onde o tempo histórico é fundado na experiência concreta dos sujeitos. A crise dos paradigmas leva aos questionamentos dos discursos construídos sobre o homem e a sociedade e tem possibilitado novos olhares e interpretações das práticas escolares e pedagógicas, com ênfase nas culturas advindas das instituições escolares, revisitando fontes até então negligenciadas pela história da educação, às quais têm possibilitado novas leituras, com vistas à preservação da memória e da história da educação brasileira.
Coordenadoras do Civilis: Profa Dra. Maria Cristina Menezes
Profa Dra Ediógenes Aragão Santos
A ALB – A Associação de Leitura do Brasil é uma sociedade científica sem fins lucrativos; legalmente instituída desde novembro de 1981, em Campinas, com o objetivo básico de lutar pela democratização da leitura no contexto brasileiro. A ALB congrega todas as pessoas que estão interessadas no estudo e discussão de questões relativas à leitura – pesquisadores, professores de todos os níveis, estudantes universitários, bibliotecários, jornalistas, editores, livreiros, historiadores etc. Sua intervenção se faz mediante: realização de Congressos, dentre os quais se destaca o COLE (Congresso de Leitura do Brasil), realizado bianualmente na UNICAMP, e o Seminário Nacional “O Professor e a Leitura do Jornal”; estímulo à organização e implantação de grupos regionais de estudos e pesquisas, apoiando seus trabalhos e facilitando a troca de experiências; dinamização da Roda de Pesquisadores da ALB; publicação de livros, revistas, cadernos e boletins, nos quais não apenas se expressam os pontos de vista da ALB, mas os dos estudiosos da questão.
Site da ALB: http://www.alb.com.br/
A Rede Anhangüera de Comunicação é constituída por um complexo multimídia que envolve os jornais Correio Popular e Diário do Povo, Notícias Já, a Revista Metrópole, Gazeta do Cambuí, Gazeta de Piracicaba, Gazeta de Ribeirão, o portal Cosmo /on line/ e a Agência Anhangüera de Notícias, além da empresa Grafcorp. Atende a um mercado de mais de cinco milhões de consumidores que tem Campinas como cidade principal. Desde 1992, através de seu Departamento de Educação, desenvolve o programa Correio Escola, pioneiro no Estado de São Paulo, promovendo o prazer da leitura em salas de aula mediante o uso de jornais.
Sites da RAC: http://www.rac.com.br e http://www.cosmo.com.br/