II ENALE – Encontro nacional de Leituras

II ENALE – ENCONTRO NACIONAL DE LEITURAS
24, 25 e 26 de outubro de 2011 
Letras/UFAM – Campus de Humaitá/AM 

O II ENALE – ENCONTRO NACIONAL DE LEITURAS apresenta nesta edição o tema Literatura: vereda interdisciplinar e multicultural, com o qual pretendem discutir as relações da literatura com a educação e com outras áreas do saber, além de refletir sobre o aspecto multicultural da criação literária.
Contando com a presença de pesquisadores de diferentes campos de pesquisa (história, sociologia, pedagogia, filosofia) que se valem da literatura em seus estudos, o encontro se dedicará a problematizar aspectos ligados à criação e à crítica literária: seus limites (se existem), seus procedimentos e suas possibilidades. Além da questão interdisciplinar, o evento também abordará os aspectos multiculturais que envolvem a representação literária, procurando debater a seguinte questão: que serviço a literatura pode prestar na compreensão da alteridade? Trata-se de um problema fundamental numa sociedade democrática e multicultural como a brasileira.

Para maiores informações: http://enale.wordpress.com/

O II ENALE também prestará uma homenagem a Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, por entender que esta obra fundamental da literatura brasileira sintetiza o entrecruzar de vários campos do conhecimento – do popular ao erudito ou vice-versa – e uma procura de entendimento dos diversos elementos formadores da identidade nacional, em processo de travessia.

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha