18 a 21 de outubro de 2011
Instituto de Artes – Unicamp – Campinas – SP
Inscrições: http://www.cbha.art.br/inscricoes.html
PROGRAMAÇÃO
Dia 18/10 – terça
Credenciamento – a partir das 10h
Mesa de abertura: 14h00
Presidente do CBHA e convidados
Conferências: 14h30- 16h30
Alvaro Medina (Universidad Nacional, Bogotá)
– Las esculturas metálicas de Edgar Negret y sus reinterpretaciones del mundo
Laura Malosetti Costa (Instituto de Altos Estudios Sociales – Universidad Nacional de San Martín) – Historia y arte / arte y memoria
Jorge Coli (UNICAMP)
– Exposição, ocultação, contemplação: o olhar e o sexo feminino
Café
Mesa-redonda 1: 17h00 – 18h40
Padrões, permanências e mudanças no discurso historiográfico
1. Luiz Marques (UNICAMP) – O impacto da perspectiva aristotélica na arte italiana dos anos 1525-1575
2. Raquel Quinet Pífano (UFJF) – Desenho e Ideia na Tratadística Lusitana de Pintura
3. Maria Lúcia Bastos Kern (PUC-RS) – Os Estudos da Cultura Visual e a História da Arte: Reflexões Teórico-Metodológicas
4. Nara Cristina Santos (UFSM) – Arte, tecnologia e mídias digitais: considerações para um discurso historiográfico
Coquetel de confraternização e lançamento de livros – 19h00
Dia 19/10 – quarta
Mesa-redonda 2: 9h00 – 10h40
Circulação e transferência, migrações e contaminações
1. Jens Baumgarten (UNIFESP) – Anacronismo e alteridade na arte colonial
2. Elaine Dias (UNIFESP) – As princesas de Bragança – dos retratos de Taunay à tradição retratística espanhola
3. Arthur Valle (UFRRJ) –Comentários sobre artistas portugueses na revista Illustração Brasileira em 1925
Café
Mesa-redonda 3: 11h00-12h40
Circulação e transferência, migrações e contaminações
1. Vera Beatriz Siqueira (UERJ) – Expressãocomo valor: leituras da arte expressiva no Brasil
2. Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPEL) – Estabelecer-se ou perambular: os desafios dos artistas na Província de São Pedro
3. Felipe Chaimovich (MAM-SP) – A tradição do jardim meditativo: do Hyde Park ao Ibirapuera
Almoço
Mesa-redonda 4: 14h00-15h40
Imagem e materialidade na história da arte
1. Maria Inez Turazzi (Museu Imperial) – Marinhas do Rio de Janeiro: tradição e experimentação fotográfica nos oitocentos
2. Claudia Valadão de Mattos (UNICAMP) – “Um arquivo escrito em barro”: Emilio Goeldi e a relação entre Arte e Arqueologia no final do Século XIX
3. Icléia Borsa Cattani (UFRGS) – Espaço e luz na pintura: Uccello, Manet, Scully
4. Angela Ancora Luz (UFRJ) – A imagem e o sentido na materialidade da obra de Jorge Duarte
Café
Mesa-redonda 5: 16h00 – 17h40
Modelos, cópias e ressignificações
1. Maria Beatriz de Mello e Souza (UFRJ) – Tradições em Manuscritos e Inovações em Impressos?
2. Nelson Pôrto (UFES) – A tradição clássica neoplatônica na arte barroca íbero-americana
3. Márcia Cristina Bonnet-Benjamin (sem vínculo) – Retábulos Filipinos no Brasil Colônia: questões formais e compositivas
4. Marize Malta (UFRJ) – Aprender a ver: modelos para o decorativo nas Obras Raras do Museu D. João VI
5. Denise Gonçalves (sem vínculo) – Modelos para o ensino acadêmico de arquitetura: a coleção de obras raras do Museu D. João VI
Apresentação presencial dos pôsteres 18h30 – 20h00
Reunião do comitê deliberativo – 20h00
Dia 20/10 – quinta
Mesa-redonda 6: 9h00 – 10h40
Modelos, cópias e ressignificações
1. Sonia Gomes Pereira (UFRJ) – Tradição e Cópias – o Caso do Museu D. João VI da Escola de Belas Artes / UFRJ
2. Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA)– “Ode a São José” – a ornamentação da igreja de São José do Jenipapo em Castro Alves, Bahia
3. Paulo Knauss (UFF) – Imaginação escultórica e identidade ética: representações do negro no Brasil, século XIX
4. Maria Elizia Borges (UFG): Ressignificações da saudade e da desolação: pranteadoras guardiãs perenes dos túmulos
Café
Mesa-redonda 7: 11h00-12h40
Instituições, fronteiras e marginalidade
1. Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ) – Tradição, originalidade e formação de artistas na Academia Imperial das Belas Artes
2. Tadeu Chiarelli (USP) – Como conceber a exposição do acervo do MAC-USP às vésperas do cinqüentenário da Instituição (?)
3. Bianca Knaak (UFRGS) – Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul: um museu que resiste (existe?)
Almoço
Mesa-redonda 8: 14h00-15h40
Intenções e interpretações, atribuições e legitimações
1. Maria Luisa Távora (UFRJ) – A Crítica e a Gravura Artística- Anos 1950/60: Entendimentos da Experiência Informal
2. Emerson Dionísio de Oliveira (UnB) – A arte de julgar: apontamentos sobre os júris de salões brasileiros nos anos de 1960
3. Carlos Terra (UFRJ) – Falso ou verdadeiro: contradições na percepção das obras de arte
Café
Mesa-redonda 9: 16h00 – 17h40
Coexistências, anacronismos, coesão e ambiguidade
1. Mirian Nogueira Seraphim (IFMT) – O processo criativo em Visconti
2. Ana Magalhães (MAC-USP) – Realismo, Classicismo, Latinidade: As Coleções Matarazzo e o Modernismo Italiano dos anos 1930
3. Maria de Fátima Morethy Couto (UNICAMP) – As contradições das vanguardas brasileiras: as ambiguidades do grupo Vanguarda de Campinas
Assembleia do CBHA – 18h00 – 19h30
Dia 21/10 – sexta
Mesa-redonda 10: 9h00-10h40
Coexistências, anacronismos, coesão e ambiguidade
1. Angela Maria Grando Bezerra (UFES) – A lacuna do objeto e/ou interrelações no ‘habitar’ o espaço da obra de arte
2. Maria do Carmo F. Veneroso (UFMG) – Gravura em Minas Gerais: primórdios e desdobramentos
3. Sheila Cabo Geraldo (UERJ) – Produzindo Subjetividade
Café
Mesa-redonda 11: 11h00-12h40
Estratégias de subversão e assimilação
1. Marília Andrés Ribeiro (UFMG) – Frederico Morais: crítica e curadoria na contracultura
2. Almerinda da Silva Lopes (UFES) – Arte conceitual: ativismo político e marginalidade
3. Marco Pasqualini de Andrade (UFU) – Artistas brasileiros na exposição Information: primeiras investigações
4. Sílvia Meira (USP) – A constelação contemporânea (padrões ou estratégias)
Almoço
Mesa-redonda 12: 14h00-15h40
Estratégias de subversão e assimilação
1. Helouise Costa (USP) – O retrato do curador: uma história em quatro tempos
2. Ana Maria Albani de Carvalho (UFRGS) – Artes do Espaço em Tempos de Modernidade Líquida: A Instalação como Problemática
3. Paulo Silveira (UFRGS) – Apontamentos sobre Ulises Carrión
Café
Mesa-redonda 13: 16h00-17h40
Arquivos e inventários, esquecimento e memória
1. Anna Maria Monteiro de Carvalho (PUC-RJ) – Aspectos históricos, artísticos e culturais da Imaginária Fluminense no Inventário do INEPAC
2. Maraliz de Carvalho Cristo (UFJF) – Pintura histórica no Brasil oitocentista: exposições
3. Mônica Zielinsky (UFRGS) – Dois arquivos de artistas: duas histórias da arte?
4. Alexandre Santos (UFRGS) – Fotografia e espreita: a intimidade posta à prova (arquivos)
Conferências de encerramento – 18h00 – 20h00
Ariel Jiménez (Curador e crítico de arte independente)
– Construir la historia
Gerardo Mosquera (New Museum of Contemporary Art, NY)
– Arte e internacionalización. Más allá de la antropofagia
Sônia Salzstein (ECA/USP)
– A presença enviesada da obra de Picasso no debate da arte dos anos 1980 à atualidade/Algumas questões teóricas