EIXOS TEMÁTICOS
Programas e Sessões de Comunicação

Nas Sessões de Comunicação você poderá encontrar os resumos e os textos completos que foram apresentados no 17º Cole. Para lê-los, você precisa ter instalado o programa Adobe Acrobat Reader e clicar em “ver resumos”.


Clique aqui para instalar o Acrobat Reader.

PESQUISE AQUI NOS ANAIS DO 17º COLE

1 - Bibliotecas: Desafios e práticas
Agrega os estudos e práticas ligadas ao acesso à biblioteca como uma das possibilidades para uma educação participativa e transformadora. A biblioteca como espaço de conservação do patrimônio intelectual, literário e artístico, bem como lugar de criação e inovação, da leitura, da escrita e de sua interação. O significado das políticas públicas no acesso aos bens culturais produzidos socialmente mediados pelas ações das bibliotecas.
Ver resumos

02 - Educação de Jovens e Adultos
Reúne pesquisas e propostas teórico-metodologicas centradas nas necessidades, interesses e múltiplas identidades culturais de pessoas jovens e adultas, na mobilização social de inclusão em temas que estejam envolvidos especialmente no campo da alfebetização e letramento.
Ver resumos

03 - Educação, Políticas Públicas e Pessoas com Deficiência
Pesquisas e experiências teórico-metodológicas que colocam em questão a afirmação de Direitos Humanos, principalmente pela necessidade de mudança por meio de ações afirmativas e de cunho não-segregativo, da implantação de políticas de defesa dos direitos dos excluídos, são o foco central dos trabalhos para este eixo.
Ver resumos

04 - Ensino de Língua e Literatura
Reúne trabalhos que debatam questões pertinentes ao ensino de língua e literatura, especialmente aquelas ligadas à atuação do professor na sala de aula e à formação de dos nossos jovens.
Ver resumos

05 - Escritas, Imagens e Criação: Diferir
Espaço para discussão de criações audiovisuais e produção escrita em suas multifacetadas pontencialidades de percepção, afetos e expressão, nas fronteiras entre Educação, Linguagens e Culturas.
Ver resumos

06 - Estudos Sobre Projetos e Ações do Proler
O eixo tem a intenção de reunir os projetos, relatos de experiência e de pesquisa envolvendo os trabalhos que diversos comitês realizam no país através do Programa de Incentivo à Leitura (PROLER).
Ver resumos

07 - Leitura e Educação Matemática
Reúne trabalhos e pesquisas sobre a formação matemática dos educadores capaz de promover transformações sociais comprometidas com a ética e a democracia. Buscam contribuir na ação pedagógica e em propostas políticas do governo para a melhoria da escola.
Ver resumos

08 - Leitura e Escrita em Língua Estrangeira
Programas de capacitação dos professores de língua estrangeira no ensino público, como também propostas metodológicas do ensino- aprendizagem de uma outra língua terão espaço para o debate neste eixo temático.Também o espaço para a literatura no ensino da língua estrangeira, como forma lúdica e eficaz de enfrentar as dificuldades de aprendizado.
Ver resumos

09 - Leitura e Escrita nas Sociedades Indígenas
Reúne trabalhos de âmbito nacional, sobre Educação Escolar Indígena no Brasil de pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras (das áreas de Antropologia, Lingüística, Lingüística Aplicada, Pedagogia, História, Matemática e Biologia), indigenistas do governo e de ONGs, missionários católicos e evangélicos, agentes de educação de Estados e Municípios e do MEC, membros do Ministério Público, lideranças indígenas, professores índios e não-índios.
Ver resumos

10- Leitura e Produção no Ensino Superior
Neste eixo estarão os trabalhos que refletem sobre usos e práticas de leitura e de escrita dentro da universidade, sobre os cursos de formação dos mediadores da leitura em sua relação com o objetos e espçaos destinados à cultura letrada.
Ver resumos

11 - Leitura no Currículo Escolar: Projetos e Programas
O eixo procura reunir os esforços de relato, compreensão, implementação e discussão das diferentes experiências no âmbito dos projetos e programas nacionais, estaduais e municipais de incentivo à leitura no currículo escolar.
Ver resumos

12 - Leitura, Escola, História
Reúne trabalhos que discutem e dimensionem as condições que presidiram o processo de difusão e institucionalização do modelo escolar no Brasil. Por ser a escola um produto de práticas, faz-se necessário considerar, na análise da sua gênese e desenvolvimento histórico, as dinâmicas que se estabelecem entre processos de escolarização de práticas culturais e usos sociais dos saberes transmitidos pela escola.
Ver resumos

13 - Letramento e Alfabetização
Trabalhos, projetos e práticas teórico-metodológicas que contribuam para a reflexão acerca da alfabetização no Brasil: O que a caracteriza? Quais instrumentos dispomos para superá-la? O que sabemos sobre a escrita e seu aprendizado? quais são seus acertos e desacertos na escola e fora dela? São essas abordagens, entre outras, esperadas neste eixo temático, em suas diferentes dimensões: teórica, prática, nas suas relações com as políticas públicas para enfrentamento do desafio que é alfabetização no nosso país.
Ver resumos

14 - Linguagens em Educação Infantil
Reúne pesquisas e experiência pedagógicas que refletem sobre as linguagens presentes no interior dos espaços culturais ligados à infância. O eixo também busca equacionar as dimensões especiais que a leitura e a escrita ocupam no tempo da infância e programas de política pública.
Ver resumos

15 - Literatura Infantil e Juvenil
Agrega pesquisas e práticas pedagógicas ligadas à podução literária voltada para os jovens leitores, que cresceu consideravelmente nas última décadas. Também os trabalhos voltados para uma discussão sobre a qualidade desta produção, bem como do uso desses livros na escola brasileira.
Ver resumos

16 - Mídia, Educação e Leitura
Reúne estudos e propostas teórico-metodologicas centrados nas possibilidades de uso da mídia em prol da formação do cidadão, a diversidade de temas e de opiniões, bem como formas de leitura de tais meios, que têm trazido uma nova discursividade, uma nova linguagem para este campo de conhecimento.
Ver resumos

17 - Pesquisas Sobre a Pesquisa da Leitura no Brasil
O eixo intenciona reunir pesquisas que tomam a leitura como objeto de investigação modulada por diferentes tendências e teorias, temáticas, pontos de vistas dos pesquisadores.
Ver resumos

18 - Políticas Públicas em Leitura
Neste eixo podem se reunir os trabalhos cuja ênfase está no resgate, no delineamento, na compreensão, no relato e na avaliação das diferentes iniciativas que ao longo do tempo vem configurando as políticas do poder público em relação à leitura.
Ver resumos

19 - Práticas de Leitura, Gênero e Exclusão
Reúne contribuições acadêmicas, de pesquisadores sob diversas óticas de formação e em diferentes solos da linguagem: uma abordagem múltipla com destino partilhado que é a prática de leitura com ênfase na exclusão social.
Ver resumos

20 - Produção de Conhecimento,
Saberes e Formação Docente
Reúne pesquisas e propostas teórico-metodológicas na perspectiva de formação docente, na tematização de saberes pedagógicos e práticas cotidianas dos educadores no contexto da complexidade e da organização do trabalho pedagógico escolar. Este eixo tem como objetivo consolidar um espaço que dê lugar e voz aos diferentes sujeitos do processo educativo, para veicularem suas produções.
Ver resumos

21 - Estudos sobre a ALB e suas produções e/ou realizações
Este eixo procura aglutinar os trabalhos que tomam, como objeto de investigação, a Associação de Leitura do Brasil. Essa entidade, com mais de trinta anos de existência dispõe de um conjunto de registros escritos e visuais que procura guardar, organizar e registrar suas diferentes iniciativas, seus diversos momentos e debates e que se oferece a esses trabalhos.
Ver resumos