01 - O ensino da língua escrita em mato grosso (1927-1952). Adelice Alves da Conceição e Cancionila Janzkovski Cardoso- UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso. |
Pretendemos apresentar nesta comunicação alguns resultados de uma pesquisa que tem por objetivo compreender concepções e práticas do ensino da escrita na escola primária de Mato Grosso, no período de 1927 a 1952. Trata-se de uma pesquisa em educação, com abordagem histórica e foco na História Cultural, conforme Chartier (1990), Le Goff (1994), Julia (2001), Frago (1993), Faria Filho (2002), Vidal (1998), entre outros. Os documentos utilizados foram: cadernos, provas de alunos, relatórios, regulamentos, leis, atas, revistas e memória de professoras. As fontes foram buscadas no Arquivo Público de Mato Grosso, no Núcleo de Documentação e Informação Histórica e Regional, no Núcleo de Pesquisa em Educação e em bibliotecas, além de memórias de professoras antigas. Este trabalho ainda em desenvolvimento já apresenta resultados significativos. Palavras-chave: ensino, escrita e pesquisa histórica. |
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02 - As pesquisas de alfabetização e alfabetismo/letramento em foco. Iole Maria Faviero Trindade, Evelyse Ramos Itaqui e Luiza Silva Costa, UFRGS – Porto Alegre RS. |
Parte do projeto "O estado do conhecimento dos estudos sobre alfabetização e alfabetismo/letramento (RS:1961-2006)" e vinculado ao projeto interinstitucional "Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento e a integração de pesquisadores (1961-2006)", este trabalho tem por foco resumos de teses e dissertações produzidas nos Programas de Pós-Graduação de Universidades do estado do Rio Grande do Sul, disponíveis nos portais CAPES, INEP e CEALE, nos Catálogos da ANPEd e na Revista Educação & Realidade. Uma análise inicial de tais resumos mostra que as pequisas em foco estão associadas, predominantemente, aos estudos de métodos de alfabetização, psicogênese da língua escrita e/ou alfabetismo/letramento. Palavras-chave: alfabetização, alfabetismo/letramento, Rio Grande do Sul, 1961-2006. |
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03 - O estado do conhecimento sobre a rede municipal de ensino de Belo Horizonte de 1986 a 2005 – alfabetizaçâo e letramento. PRODOC Pesquisa ECRME/PBH Ceris Ribas da Silva. Ingrett da Silva Campos (bolsista). Ceale/FaE/UFMG. |
Este trabalho apresenta resultados de um estudo sobre o estado de conhecimento sobre a Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. O estudo contempla as pesquisas realizadas em nível de doutorado, mestrado e monografias e cursos de Lato Sensu em educação sobre essa rede de ensino. Os trabalhos foram agrupados em “focos temáticos”, sendo que esta comunicação trata do foco de Alfabetização e Letramento. O trabalho contribirá não somente para o rastreamento, organização e análise da produção existente, como também para a indicação de novos estudos a serem realizados. Seus resultados fornecerão ainda subsídios para a formulação de novas políticas. Palavras-chaves: alfabetização, letramento, formação de professores e políticas públicas. |
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04 - Cartilhas: das cartas ao livro de alfabetização. Ana Maria Moraes Scheffer, Rita de Cássia Barros de Freitas Araújo, Viviam Carvalho de Araújo Mestrandas em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. |
A presente comunicação tem por objetivo traçar um breve histórico da alfabetização a partir da produção e difusão de manuais escolares utilizados para ensinar os brasileiros a ler e escrever a partir do século XIX. Para tal, apresentamos de um modo geral como isto ocorreu no Brasil e mais, destacadamente, em Minas Gerais.Ao retratarmos a experiência histórica da alfabetização a partir das cartilhas, buscamos no caminho já trilhado, explicações para entender o presente, conferindo-lhe nova significação, e, simultaneamente, novas possibilidades para o futuro. Este trabalho faz parte das pesquisas que estamos desenvolvendo para
compreender as concepções de alfabetização que norteiam as práticas alfabetizadoras de professores que atuam no 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos dentro deste novo contexto da obrigatoriedade do ensino no Brasil. Palavras-chaves: alfabetização, cartilhas, concepções
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05 – Relatos autobiográficos e memórias de alfabetizadoras. Helenise Sangoi Antunes, Profa Dra do Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSM,Santa Maria/RS. |
Esta pesquisa foi elaborada com o objetivo de conhecer as lembranças escolares das alfabetizadoras através de seus relatos autobiográficos. O referencial teórico dessa pesquisa baseia-se nos estudos de Bosi (1999), Bergson (1999), Bem-Peretz (2001) entre outros que estão contribuindo para as reflexões propostas nesta investigação. A metodologia desse estudo está fundamentada numa metodologia qualitativa a partir dos estudos realizaos por Bogdan;Biklen (1994) através da utilização de entrevistas semi-estruturadas,relatos autobiogrficos e registros em diário de campo com alfabetizadoras do sistema de ensino de Santa Maria/RS. Como resultados percebeu-se que a organização do cotidiano escolar acaba, na maioria das vezes, impedindo a troca de saberes construídos pelo exercício profissional e não incentiva o professor a investir nas experiências significativas nos seus percursos de formação e na sua reflexão teórico-prática, mas destaca-se que no momento em que as alfabetizadoras refletem, via relatos autobiográficos, sobre seus processos formativos percebem o quanto precisam buscar novos subsídios teórico-práticos para poderem alfabetizar letrando. Palavras-chaves: Alfabetização, formação de professores e relatos autobiográficos. |
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06 - Concepções de Alfabetização em Diários de Professoras Alfabetizadoras na Década de 70, em Alta Floresta MT. Jeane Maria de Freitas Rocha e Dra. Lázara Nanci de Barros Amâncio |
Este estudo em andamento, faz parte da linha de pesquisa Educação e Linguagem – PPGE/ UFMT e está sendo realizada com o objetivo de analisar alguns aspectos ligados a História da Alfabetização em Alta Floresta – MT, referente ao período de 1978 a 2006. Para tanto, foram analisados até o momento, 375 diários de classe da 1ª série do Ensino Fundamental, buscando-se respostas às seguintes indagações: qual a concepção que o professor tem e que se expressa em seus atos e no conteúdo que ele espera que o aluno aprenda; que caminhos o professor percorreu para acontecer à aprendizagem e como deve ser esse ensino. Esta pesquisa terá abordagem qualitativa e fundo histórico e deuse pela localização, seleção e organização de fontes junto aos acervos das escolas municipais, estaduais e secretaria de educação. Palavras-chaves: alfabetização, concepção de aprendizagem, prática pedagógica. |
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7 – Um olhar reflexivo sobre o histórico dos métodos de alfabetização. Sharlene Marins Costa e Helenise Sangoi Antunes - Universidade Federal de Santa Maria. |
Essa pesquisa tem por objetivo investigar os métodos de alfabetização, e os estudos que estão orientando atualmente as políticas educacionais. Para tal, construímos nossa investigação a partir dos referenciais de Rizzo (1989); Kleiman (1995; 2005); Soares (1988, 2003); Mortatti (2000, 2004); Barbosa (1994) Ferreiro; Teberosky (1985) e Frade (2003). Os avanços em relação ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita são significativos, porém, muitas vezes, acabam ficando apenas nos discursos acadêmicos, não modificando as práticas daqueles que atuam nesse processo. Dessa forma, acreditamos que essa pesquisa tem muito a contribuir, já que as mudanças significativas nas práticas escolares de alfabetização acontecerão quando as discussões sobre esses conhecimentos forem construídos e debatidos com os agente desse processo: os professores alfabetizadores. Palavras-chaves: Métodos de Alfabetização, Alfabetização e Letramento |
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8 – Diários de classe: traços históricos de um ensino de língua. Elizabeth D.da C. Wallace Menegolo, FAEC- Colorado D´Oeste/RO AVEC- Vilhena- RO/ UFMT- Cuiabá MT e Cancionila Janzkovski Cardoso – UFMT. |
Apresentamos alguns resultados de uma pesquisa em que foram revelados aspectos das práticas pedagógicas das professoras que atuaram nas 4ª séries na década de 1990 a 2000, na Escola Estadual Gustavo Kulman, em Cuiabá – MT, manifestados em seus diários de classe, quando efetuaram o ensino da produção textual escrita. O recorte aqui analisado, sob os pressupostos da história cultural (Chartier,1990) e da cultura escolar (Jlia, 2001), busca evidenciar, nos diários de classes, indícios das prescrições, permanências e mudanças, que configuravam as práticas docentes. Esses dados mostraram variadas compreensões da escola e das professoras sobre o que deveria ser ensinado de língua portuguesa para que o aluno se constituísse como um usuário competente da vertente escrita da língua. Palavras-chaves: diários de classe, produção escrita, história da escrita |
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9- Alfabetização na escola primária urbana no estado de mato grosso: percurso do ensino da leitura e da escrita (1932 a 1948). Terezina Fernandes Martins de Souza. e Lázara Nanci de Barros Amâncio, UFMT. |
O objetivo da presente comunicação é apresentar aspectos de uma pesquisa sobre a alfabetização em uma escola primária em Mato Grosso, no município de Diamantino, no período de 1932 a 1948. Os pressupostos de análise situam-se na História Cultural e a opção pelo período está vinculada à localização de fontes pertinentes ao objeto de estudo, no Arquivo Público de Mato Grosso - APMT e em uma escola do município. Os procedimentos, de acordo com a abordagem histórica caracterizam-se pela reunião, seleção e análise das fontes documentais complementadas com o depoimento de uma professora aposentada. De modo geral os dados permitiram conhecer aspectos da alfabetização na escola primária urbana no interior do estado mato-grossense e, possivelmente, contribuirão para a compreensão/composição de uma história do ensino da leitura e escrita no Brasil. Palavras Chave: Alfabetização – Escola Primária Urbana – Ensino da Leitura e da Escrita |
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10. Ler e escrever em contextos significativos: conbribuições da metodologia de projetos e da teoria histórico-cultural. Inaiara de Paula Amaral, Ingrid Ricomini, Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto. UNESP- FFC- Marília, SP. |
Esta comunicação visa compartilhar uma experiência em andamento do projeto “Ler e escrever em contextos significativo: contribuições da Metodologia de projetos e da Teoria Histórico Cultural”, cujo objetivo central é a discussão da prática pedagógica dos professores parceiros da pesquisa e a análise do trabalho com os projetos de leitura e escrita e suas implicações para o aprendizado real, significativo e eficiente da leitura e da escrita, a luz da metodologia de projetos e da teoria histórico cultural . Para tanto o projeto procura conciliar a teoria aliada à prática, mantendo reuniões semanais de estudos com seus integrantes. Esta investigação está sendo desenvolvida em uma classe de 2ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Marília e vincula-se ao Grupo de Pesquisa - Processos de Leitura Escrita: Objetivação e Apropriação. Palavras-chaves: leitura, escrita, formação de leitores |
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11. DRAMATIZAR E CONTAR HISTÓRIAS: UM OUTRO MODO DE LER. Ademar da Silva e Denise Maria Margonari - Departamento de Metodologia de Ensino - UFSCar |
Este artigo visa apresentar as experiências bem sucedidas desenvolvidas no Projeto Teia do Saber, relacionadas ao subprojeto "Ler para Aprender (1ª a 4ª séries)", com os professores do Ciclo Básico da rede pública do Estado de São Paulo, na UNESP/Araraquara e na UFSCar/ São Carlos. Em média, cerca de 30 professores do Ciclo Básico da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, de faixas etárias e condições sócio-econômicas bem diferenciadas, participaram dos encontros, que se realizaram no segundo semestre letivo de 2006. Com o objetivo de levá-los a refletir sobre a importância de se contar e dramatizar histórias para o desenvolvimento psicológico, sócio-comunicativo e afetivo das crianças, atividades de leitura de cunho multiplicativo foram trabalhadas, visando estreitar a relação de afeto e comunicação entre professores e alunos por meio de atividades lúdicas e prazerosas. Com esse novo modo de abordar atos de leitura em sala de aula, tenta-se despertar nos alunos o gosto pela leitura.Tanto nos encontros com os professores, como nas aplicações das propostas, os resultados foram bem sucedidos e isso desencadeou a produção deste texto que, além desta introdução, possui três partes: (1) suporte teórico utilizado; (2) descrição das propostas de atividades realizadas com os professores; (3) resultados obtidos, além de algumas considerações finais.Palavras-chaves: dramatização, Teia do Saber, professor, desenvolvimento. |
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